Junior Passos

[Custom] Ginger Mod - Milestone 3 (By Junior Passos) (Android 2.3.6) - Update 05/09/12

853 posts in this topic

Imagem Postada

Fala galera, venho apresentar e compartilhar minha modificação feita para o Milestone 3.
Passei semanas editando e personalizando o sistema para ter um melhor desempenho e visual do aparelho.
Consegui deixar o sistema mais rápido, mais leve e bem mais bonito do que o original da Motorola.
E como a Motorola do Brasil ainda não liberou a versão 2.3.6, eu usei a rom Latina Americana e transformei ela em uma rom Brasileira com todas as nossas configurações.

Algumas imagens da GingerMod aplicado no Milestone 3:

Imagem PostadaImagem Postada

Vou dar uma breve descrição de tudo que foi feito até o momento:

- Sistema Android atualizado para a versão 2.3.6 Oficial da Motorola. Versão do Blur 5.5.1-112_SLU-56M.
- Rom deodexada (isso melhora a velocidade do sistema e permite personalizar qualquer aplicativo interno).
- Adicionado medidor da bateria a cada 1% (veja exatamente quantos por cento tem sua bateria).
- Adicionado função init.d no sistema para executar scripts na inicialização (adicionei 3 script para melhorar o desempenho).
- Adicionado função Reiniciar no botão Power (reinicie o sistema rapidamente na hora que quiser).
- Adicionado animação de Boot do Droid 3 (com som) no lugar da animação original da Motorola.
- Arquivo framework-res.apk editado com novas imagens do sistema e com novos icones da bateria.
- Todos os aplicativos do sistema estão atualizados. (Market, Mapas, FlashPlayer, Gmail, Pesquisa do Google, etc).
- Adicionado novos aplicativos no sistema (Galeria 3D, Root Explorer, MotoID, App Installer, Bloco de Notas, Calibrar Bateria, Gravador de Som, etc).
- Adicionado novos aplicativos exclusivos (MotoCast e Smart Actions).
- Adicionado novos sons do sistema e 12 novas imagens para selecionar como papel de parede.
- Adicionado novas fontes do sistema (100% acentuada).
- Melhorado o tempo de precisão do sinal GPS.
- Adicionado novas configurações internas para melhorar a duração da bateria.
- E diversas outras personalizações para melhorar o desempenho do sistema Android.

(Update 18/02/2012)

- Todos os aplicativos do sistema estão atualizados. (Smart Actions, Mapas, FlashPlayer, etc).
- Adicionado aplicativo Nebtop (Simulador de Dock) para Simular o Dock HD.
- Restaurado QuickOffice original do sistema devido bug da versão PRO.
- Corrigido erros ortográficos do framework-res e de alguns aplicativos.
- Corrigido bug no Modo Personalizado do Gerenciador de Bateria.
- Novos ícones do sistema e visual melhorado.

(Update 26/02/2012)

- Adicionado novo Teclado Android modificado por mim (visual ICS).
- Corrigido fontes do sistema (faltava a fonte em negrito).
- Melhorias no sistema, entre outros ajustes.

(Update 08/03/2012)

- Adicionado Bravia Engine (melhor qualidade das imagens e vídeos).
- Adicionado xLoud Engine (melhor qualidade do áudio e músicas).
- Adicionado Equalizador (DSP Manager).
- Adicionado Apn Brasil Pro.
- Atualizado Smart Actions (só funciona corretamente usando o GPS).
- Atualizado Market para Google Play Store e atualizado para a versão 3.4.7.
- Atualizado Música para Google Play Music.
- Alterado Smiles de Mensagens e algumas imagens do framework.
- Build.prop com novas modificações.

(Update 05/09/2012) - Última atualização

- Todos os aplicativos do sistema estão atualizados.
- Removido Smart Actions por não funcionar 100% no M3.
- Adicionado Painel de Atalhos na barra de notificações.
- Adicionado overclock de 1.1ghz no processador
- Melhorado o gerenciamento da memória RAM.
- Adicionados scripts para melhorar o funcionamento do sistema.
- Animação de boot atualizada.

Antes de aplicar a rom, será preciso os seguintes quesitos:

- Ter um Milestone 3 (não usem essa rom em nenhum outro tipo de aparelho).
- Ter o aparelho com o Android 2.3.5 e rootiado.
- Ter instalado o ClockWorkMod (Milestone 3 Bootstrap).

Vou escrever tudo detalhadamente para não ficarem perdidos durante o procedimento.
Se o texto ficar longo demais, não se assustem.
Leiam com atenção e façam seguindo um passo de cada vez.

Vamos lá:

Se vc ainda não está no Android 2.3.5, veja esse tópico: [ROM] Backup Android 2.3.5 OFICIAL
Se vc ainda não tem o sistema rootiado, veja esse tópico: [TUTORIAL] Root no Milestone 3 com Android 2.3.5
Se vc ainda não tem o ClockWorkMod instalado, veja esse tópico: [APP] Milestone 3 Bootstrap

- Baixem o arquivo: GingerMod_Milestone3.zip

- Depois de baixado, copiem para a memória interna do aparelho (não extraia ele).

Atenção: Antes de aplicar essa modificação, aproveite o CWM e faça um backup do seu sistema.
Caso, vc não goste da minha modificação, pode restaurar seu backup para voltar como estava antes.
Para fazer o backup, basta seguir o tutorial abaixo até o passo 4 e continuar nas instruções no final do tópico sobre como fazer um Backup via Nandroid.

Tutorial - Instalação:

1- Depois de tudo instalado e com a rom copiada, desligue o aparelho.
2- Com o aparelho desligado, abra o teclado, fique pressionando a tecla M e ligue o aparelho.
3- Na tela de seleção de Boot, aperte o botão de diminuir o volume e vá em BP Tools.
4- Aperte o botão de aumentar o volume para acessar o BP Tools. Aguarde...
5- Na tela do CWM, com o botão de diminuir o volume, vá em install zip from sdcard e selecione com o botão Power.
6- Selecione choose zip from sdcard com o botão Power.
7- Selecione Internal SD card com o botão Power.
8- Selecione o arquivo GingerMod_Milestone3.zip.
9- Selecione Yes - Install GingerMod_Milestone3.zip e aguarde terminar o processo.
10- Ao terminar o processo, vá em +++++Go Back+++++ e selecione com o botão Power.
11- Agora pressione o Power novamente em reboot system now para reiniciar o aparelho.

Aviso: A rom original que era odexada, passa agora a ser deodexada.
No primeiro Boot, o sistema vai demorar bastaste tempo pra iniciar, não se assustem, isso é normal.
Todos os arquivos deodexados estão sendo lidos e o sistema gera novos arquivos .dex na pasta dalvik-cache, por isso demora um pouco (+- 5 minutos).
Depois que o sistema iniciar pela primeira vez, ele voltará a ligar normalmente nos próximos boots.

- Como fazer um backup do sistema via Nandroid:

4.a- Na tela do CWM, com o botão de diminuir o volume, vá em backup and restore e selecione com o botão Power.
4.b- Selecione backup com o botão Power.
4.c- Selecione Internal SD card com o botão Power. (se vc tem um Cartão de Memória externo, selecione External SD card).
4.d- Aguarde terminar o processo, é um pouco demorado dependendo da quantidade de aplicativos instalados.
4.e- Ao terminar o processo, vá em +++++Go Back+++++ e selecione com o botão Power.

Agora podem continuar com a instalação do MOD, e caso queira restaurar seu backup futuramente, basta refazer o procedimento indo em restore.
E tenham pelo menos 2GB de espaço livre para fazer o backup, caso contrário, o backup pode ficar corrompido por falta de memória.

Bom, acho que por enquanto é isso galera. Espero que gostem da modificação que eu fiz.
E conforme eu for editando e adicionando mais coisas, irei atualizando o arquivo do download e avisando aqui no tópico o que foi feito.
Até mais. ;)

Aviso: Quem tem o Chainfire3D instalado precisa reinstalar o driver e os plugins.
E quem usava a antiga GingerMod, basta instalar a nova GingerMod por cima sem precisar formatar o aparelho.

Obs: Overclock removido da rom devido alguns problemas.

Créditos: Junior Passos.

Se forem copiar em outros lugares, por favor não esqueçam de colocar os créditos.

Junior, Infelizmente deu algum problema. Fiz os procedimentos, mas após a tela de boot que aparece o logo da motorola ele entra em looping. Fala "droid", fica no desenho vermelho e depois volta no "droid", não passa disso. Comecei era 23:30 e até agora 00:50 não entrou. Sei que Você alertou que iria demorar, mas já se foi mais de uma hora, não posso ficar sem o meu despertador amanhã. Depois tento novamente, apliquei em cima da 2.3.5 que peguei aqui no fórum mesmo, a única modificação que fiz foi colocar o launcher do ICS 4.0, será que é isso?

Caramba, que estranho. O primeiro boot demora no máximo 5 minutos.

Testei 3 vezes pra ter certeza que a instalação ia funcionar.

Só se corrompeu algo quando fiz o upload.

Vou bloquear o download e refazer os testes.

Depois posto aqui o que está acontecendo.

Valew mano.

Problema resolvido.

Galera, podem baixar o MOD que agora está 100%.

Passei a Retail do zero novamente para fazer os testes e agora está instalando corretamente.

O problema foi que corrompeu um arquivo importante dentro do MOD quando fiz o upload.

Aos que baixaram e tiveram problemas, peço desculpas. Deletem o arquivo que tinham baixado e baixem o MOD novamente.

Tenho certeza que não vão se arrepender de testar minha modificação feita para o Milestone 3.

Valew. ;)

PS: Excelente idéia RodrigoRFnet.

MD5 adicionado no download. Valew.

A instalação não é demorada. O texto ficou longo pois deixei tudo bem explicado, e parece ser trabalhoso, mas nem é.

Mas já estando o aparelho rootiado e com o CWM instalado, vc vai levar menos de 10 minutos pra instalar o MOD completamente.

Mas se não der tempo de vc baixar hoje e instalar, sem problemas. Quando der, vc faz e depois comenta o que achou. :P

Agora sim funcionou! Acabei de instalar, vou dar um tempo com ele e coloco aqui os comentários. De cara, já adianto que o medidor de bateria está muito bacana, e o reiniciar como opções de desligar é ótimo, coisa que deveria vir padrão em todos os androids.

Galera, estou usando desde domingo este MOD que o Junior Passos fez, e posso garantir que ficou muito boa. A começar pela animação de boot, muito bem feita e de bom gosto. Me lembra o HAL 9000 rsrs. As novas fontes do sistema também ficaram muito boas, bem como o reiniciar colocado no final do menu desligar, o que facilita muito a nossa vida. A "nova" galeria que ele colocou era tudo o que esperava que a galeria padrão do M3 fosse, ou seja, exatamente igual a do imortal Milestone 1. O medidor de bateria que corre desesperadamente para o final de 1 em 1% também ficou bacana, apesar de que, psicologicamente falando, parecer acabar mais rápido.. rsrsrs. Com relação ao desempenho geral do sistema, não notei melhoria, porém também não notei piora, então fica de bom tamanho. Enfim, apenas um breve relato de quem está usando e aprovando esta modificação. Recomendo fortemente aos usuários do M3 e agradeço a dedicação do Junior Passos, que com certeza trabalhou duro para fazer esta MOD. Força cara! Precisando de ajuda, conte comigo!

Essa fonte é uma fusão de 2 outras (DroidSans + Sansation).

Eu a modifiquei colocando os caracteres que faltavam, pois a Sansation não é 100% acentuada.

Ao usar o teclado, apareciam vários caracteres faltando e errado. Decidi trabalhar nela e deixar perfeito.

Com a ajuda do programa Font Editor, depois de uns dias mexendo nela, consegui deixar a fonte 100% acentuada e com todos os caracteres existente na DroidSans.

PedroOliveira, estou no trabalho agora mas assim que eu chegar em casa, crio um zip pra vc instalar via CWM.

Essa fonte é uma fusão de 2 outras (DroidSans + Sansation).

Eu a modifiquei colocando os caracteres que faltavam, pois a Sansation não é 100% acentuada.

Ao usar o teclado, apareciam vários caracteres faltando e errado. Decidi trabalhar nela e deixar perfeito.

Com a ajuda do programa Font Editor, depois de uns dias mexendo nela, consegui deixar a fonte 100% acentuada e com todos os caracteres existente na DroidSans.

PedroOliveira, estou no trabalho agora mas assim que eu chegar em casa, crio um zip pra vc instalar via CWM.

Ok, fico aguardando, vlw cara!

Brother, já estou baixando a mod. E estou confiante de que vou gostar demais. Semana que vem posto comentários sobre a utilização. Gostaria de te perguntar se tu já ouviu falar do aplicativo SMART ACTIONS da motorola, ele vem no RAZR e estará presente no Milestone 4. Eu queria saber se tem como instalar no Milestone 3. Ele é bem interessante, lembra muito o LOCALE. Me atualize quanto a isso. E eu queria saber sobre a possibilidade te adicionar a mod os widget do motoblur feitos para o atrix. São interessantes demais. O visual é mais legal! :) Obrigado.