José _Carlos

[Tutorial] Para Deixar Xperia Play Zero Bala (Novo Passo)!

131 posts in this topic

Olá!!! Venho aqui reunir as principais informações e tutoriais importantes para melhorar o desempenho do seu Xperia Play. Todas as informações que aqui estão foram retiradas de tópicos já criados então eu só estou reunindo e modificando algumas coisinhas.

OBS:NÃO ME RESPONSABILIZO POR QUALQUER DANO CAUSADO! LEIA OS TUTORIAIS COM MUITA ATENÇÃO!

E aconselho a atualizarem o seu aparelho para a 2.3.4 antes de tudo. Durante o processo de Troca de kernel e Aumento da Memória Ram será realizado um Wipe.

Começaremos com o ROOT

O que é Root?

Root é a liberação dos arquivos raiz do celular. Com ele você pode acessá-los e modificá-los.

É muito fácil obter o acesso root e ele dá muitas vantagens.

1-Como fazer o root?

Este procedimento pode ser realizado nas versões R800i e R800a.

1 - Baixe o pacote aqui -> http://www.4shared.c...PERIA_PLAY.html

2 - Extraia ele para qualquer lugar

3 - Abra o arquivo RUNME.BAT

4 - Faça o procedimento a seguir antes de fazer o Root

* Habilite a Depuração USB em Config/Aplicativos/Desenvolvimento

* Habilite Fontes desconhecidas em Config/Aplicativos

* Vá para Configurações/Tela/Tempo limite da tela/ e selecione 10Min..

5 - Conecte seu PLAY ao COMPUTADOR no modo CARTÃO DE MEMÓRIA (Não pode ser PC Companion).

6 - Vá no RUNME.bat e aperte ENTER...Agora espere o processo ser concluido...Após concluído, retire o PLAY do computador e aproveite o SuperUser.

2-Desinstalar as Modificações Das Operadoras:

Após isto, você pode remover todas aquelas baboseiras das operadoras simplesmente baixando o aplicativo System App Remover e selecionando o que quer desinstalar. Podem ser todos os programas nativos. Mas tome cuidado! Aconselho somente desinstalar as modificações de operadoras, pois vários arquivos encontrados para desinstalar podem afetar o bom funcionamento do seu aparelho.

3-Mover Aplicativos para o Cartão SD.

Logo depois de um tempo de uso, Você perceberá que a memória do telefone está cheia e não consegue mais instalar aplicativos no mesmo. O que fazer??? Simples, instale um aplicativo chamado Link2SD (Link do market). Com ele, você pode passar quase todos os aplicativos para o Cartão de memória e livrar a memória interna do celular.

4-Como Melhorar o Desempenho do Celular:

Existe um jeito de aumentar o seu desempenho. Todos sabem que o Xperia Play tem 1 GHz de potência certo? O que não sabem, é que este valor é metade de sua verdadeira capacidade. Existe um método de liberar até 2GHz de frequência para seu Xperia Play, mas para isso você precisa liberar o BootLoader. É fácil e rápido, mas da um medinho kkkk

Para liberar, acesse este tutorial:Desbloquear BootLoader

Eu sei, o tutorial é de Xperia Neo mas funciona com o Play.

Após realizar este procedimento, você pode instalar diversas coisas, como Rom's customizadas e Kernels Customizadas. Mostrarei aqui através de um post da XDA Developers Fórum como realizar esta troca. Aconselho a DoomLord, mas não há nada de errado nas outras.

4.2-Como Mudar De Kernel (R800i/R800a):

Baixe estes arquivos:

[PLAY][GSM] DooMKernel (v10) (FW: .42/.58/.62):

Aqui

Módulo Wi-Fi ( Para o Wi-Fi funcionar):

Aqui

1.Faça o download dos módulos boot.img & wifi update.zip

2.Salve o boot.img na pasta com fastboot binários (arquivos fastboot.exe)

3.Salve o Arquivo do W-Fi no SdCard

4.Desligue aparelho

5.Ligue o dispositivo no modo fastboot ( Segure o botão Search e conecte o USB).

6.Renomeie o arquivo [PLAY][GSM]_DooMKernel_(v10)_high_boot.img para boot.img

7.Use o seguinte comando para o flash da boot.img:

fastboot flash boot boot.img

8.Reinicie o telefone e entre em recuperação (Quando iniciar e o led ficar azul, Aperte o botão voltar repetidamente).

9.Flasheie o Arquivo de Wi-Fi.

10.Reinicie o telefone e aproveite o Kernel!!!

5.Aumentando o Espaço De Armazenamento Interno(R800i):

Siga este tutorial para aumentar sua Memória interna para 420MB

Requerimentos:

Aparelho R800i

Baixar este arquivo: http://www.mediafire...4laojgdq5jyv2ea

BootLoader desbloqueado.

1. Inicie se celular no modo CWM;

2. Vá para "Backup and Restore", então selecione "Backup";

3. Quando o backup estiver pronto, Desligue o telefone;

4. Flasheie o .ftf com o flashtool (Selecione wipe cache and userdata);

5. Vá para o CWM novamente, selecione "Backup and Restore" e "Advanced restore", selecione Seu último backup e então pressione "restore data";

6. Aproveite =D

7. Para reverter este processo basta flashear o ftf original de sua escolha(42, 58, 62) E sua User data voltara a seu estado Original!

Está aí ^^ Posts retirados de: XDA Developers fórum, luizfilipel, PJsk8, e eu =P

Tópico feito a pedido de Timon!!!

OBS:Nos passos 4 e 4.2 o Boot pode demorar mais. Mas não se assuste! Ele irá iniciar!

OBS²:

Quando encontrarem um termo semelhante a "Flasheie via Flashtool" significa que voce deve pegar O arquivo tft, colocar na pasta Firmwares, abrir o programa e em seguida seguir os passos mostrados para flashear o arquivo.

Flashear via CWM é executar a CWM no próprio celular (No caso do play segure a tecla volume para baixo enquanto estiver inicializando) e escolher algum arquivo no formato zip para ser descompactado diretamente no aparelho.

Se ajudei, não custa dar um +!

Edited by Zeeh_Carlloz

aeeeeeeeeeeee isso sim é UTIL!!!! Exatamente oq eu tinha pensado! só fiquei com uma duvida em relação ao passo 4.2 "Módulo Wi-Fi ( Para o Wi-Fi funcionar):" como assim para o wi-fi funcionar? quando vc instala o [PLAY][GSM] DooMKernel (v10) (FW: .42/.58/.62): o wi-fi para de funcionar? Mais uma vez muito obrigado mesmo pelo topico! vai ajudar e MUITO!!! ja esta favoritado!!!

Isso mesmo. Acho que o arquivo Wi-Fi não é instalado junto a kernel. Mas instalando o arquivo que disponibilizei fica "Zero Bala".

Que bom que gostou!!! E qualquer outra pergunta pode postar que tentarei responder!

É isso mesmo sobre o WI-FI, fiz o processo e fiquei assustado com verifiquei que não estava funcionando. Mas no forum XDA o DoomLord explica é que o Wi-Fi não entra na modificação do Kernel dessa forma ele precisa ser instalado separadamente, assim como você instala um drive para Hardware no PC e pronto. É tranquilo, não me arrempendo do processo realizado.

Não estou muito querendo mudar o Kernel porque quero receber a atualização oficial do ICS (e também porque não estou precisando do overclock), mas provavelmente depois de atualizar pro ICS devo mudar o Kernel e só aproveitar meu celular com gamepad, 1.5GHz de processador e 2gb de ram. :D :D

hoje peguei um xperia play de um amigo, modelo r800i. segui o tutorial do zé ate a parte para tirar os apps nativos do celular (meu amigo ainda nao quer fazer overclock) e tudo transcorreu na mais absoluta tranquilidade!!!

Aki, não consigo fazer overclock no meu R800a não? Só o R800i tem kernel para modificar? Vlwwss..

Pode fazer no seu R800a. Não tem problema. Edited by Zeeh_Carlloz

Estou com dificuldades pra instalar o Wi-Fi O Modo de recuperação é o Botão Liga/Desliga + Home + Botão (+) ? E como faz Over? Muito obrigado pela ajuda ! ***************** RESOLVIDO

fiz de tudo aqui, hardreset direto, fullwipe pelo recovery, restaurei o backup pelo CWM, tentei colocar a central de SMS pelo *#*#4636#*#*, instalei GO SMS e outros, e nada de enviar sms, engraçado q se eu coloco meu chip no X10Mini da minha esposa ele envia, assim não sendo problema da tim, alguem da uma luz por favor.

Não sei o que pode ter causado o problema com SMS.... Verificou se a operadora está de fato disponível???

Muitas vezes eles realizam manutenções inesperadas, que fazem o sinal se perder...

E o caso da vivo, até onde eu sei, existe a possibilidade do Xperia Play não captar a frequência exata transmitida pela operadora.

Mas já que resolveu, o que era o problema? Como fez pra resolvê-lo? Ficarei grato se você disponibilizar essas informações para ajudar futuros problemas que podem ocorrer com os outros usuários.

cara como fica o consumo de energia com over no xperia? qual o melhor programa pra apenas dentro do clock original alterar o clock minimo e o quanto isso afeta a bateria... obrigado

O meu Play durou 62 Horas sem carregar com uso normal setado em mínima 369MHz Máxima 1.7GHz... Temperatura de 37 Cº Máximos...

Utilize o SetCPU para alterar o Clock Original... Lembrando que é necessário o Root.

Espero ter ajudado!

pow eu to bolado com meu xperia play, baixei o street figter IV pra ele mas quando começa a luta laga pra kct e ele força pra fechar o jogo.... se eu fizer bootloader sera que resolvo esse problema? ou vcs tem uma outra soluçao?? eu tenho chainfire3d tenho outros jogos que rodam normal dead space assassin creed, spider man hd soh o street fighter que ta me deixando put...o com meu Xplay. vlws

Existe um tópico que explica esse lag. É normal em todos aparelhos. Você tenque realizar um procedimento para esse lag melhorar só que não lembro onde vi isto =/

Dê uma procurada no fórum e você achará :)

...

5.Ligue o dispositivo no modo fastboot ( Segure o botão Search e conecte o USB).

6.Use o seguinte comando para o flash da boot.img:

fastboot flash boot boot.img

7.Reinicie o telefone e entre em recuperação (Quando iniciar e o led ficar azul, Aperte o botão voltar repetidamente).

8.Flasheie o Arquivo de Wi-Fi.

Gosto sempre de ler bem o post antes de começar a fazer o que diz. Pra não ter perigo de fazer merda. Assim, fiquei duas horas procurando na net pra saber como fazia pra entrar nesse bendito modo de recuperação. Tentei no celular até dizer chega e não deu.

Só depois é que li num tópico do XDA que essa opção é nativa do DoomKernel .... então só iria aparecer depois que eu fizesse o flash.

Aí eu fiz e foi só alegria.... "Flasheia o Arquivo de Wi-fi" já foi mais fácil de entender ...ahiauahaiuahiuahiau

Valew aí ...show de bola. Fiz o overclock mas só consegui setar no máximo em 1618 ... depois disso ele fica reiniciando depois de um tempo.

Obrigado mais uma vez.

Sobre a o problema da rede ociosa da Vivo, conseguiram resolver? Como? Estou penando com esse problema já faz um tempo. Existe um tópico no fórum relacionado a esse problema que ninguém conseguiu resolver. Desde já agradeço.

1 - Baixe o pacote aqui -> http://www.4shared.c...PERIA_PLAY.html

2 - Extraia ele para qualquer lugar

3 - Abra o arquivo RUNME.BAT

Issó é para ser feito no PC?

Seu eu fizer o root vou ter problema com atualizações oficiais futuramente?

Com a troca do bootloader o sinal da vivo fica oscilando?

Se puderem me ajudar, fico grato.

Vlw! :P

O Root não interfere nas atualizações, já o BootLoader sim.

O Sinal da vivo teoricamente é para não ser afetado. Não sei o que aconteceu para dar problema, já que nenhuma alteração na recepção das frequências foram realizadas.

Espero ter ajudado!