lecomarreco

[Tutorial] Gingerbread 2.3.6 No Galaxy 551 ( Gt-I5510T)

24 posts in this topic

E ai pessoal

Vou fazer um breve tutorial de como atualizar o GT-I5510T com a versão Brasileira Gingerbread 2.3.6 sem deixar nenhum bug.

Ate agora não notei nenhum problema, o GPS esta funcionando, 3G na boa, grande melhoria na sensibilidade do toque , entre outras melhorias do 2.3.6.

OBS: Este fórum não se responsabiliza por danos causados ao aparelho durante o procedimento citado abaixo, faça por sua responsabilidade e risco.

Arquivos necessários:

- Drivers do aparelho instalados no pc ( Quando se tem o KIES instalado no PC, os drivers são instalados automaticamente. Link

KIES

- Odin_Multi_Downloader_v4.42 ( para passar a firmware pro aparelho)

Link - Odin

-CALLISTO_v1.0.ops (Este arquivo é o OPS padrão do I5510, ele serve para informar ao Odin qual aparelho você vai flashear)

link Link CALLISTO 1.0

O arquivo é realmente pequeno, não se assustem com o 0kb informados pelo servidor de download. Existem outros arquivos por ai com este nome que tem 5.1mb de tamanho, mas é porque eles vem com alguns sons em mp3, o arquivo que nos interessa tem exatamente o mesmo tamanho. A mesma coisa acontece com o Odin, existem arquivos de 5,1 mb, porém vem com mp3 junto.

I5510TVJKP6_I5510TVJKP6_I5510TZTOKP6_HOME.tar.md5 - Que é a tão procurada ROM com android 2.3.6 e idioma PT-BR , Notem que esta ROM é ZTO, ou seja, brasileira!

( baixei a ROM Utilizando o programa abaixo)

- CheckFusDownloader_v2.1 - Programa utilizado para baixar a Versão mais atual existente para um determinado aparelho, no nosso caso deve-se selecionar GT-I5510T, prestem atenção ao T no final, isso indica que é a versão brasileira do aparelho. Caso coloquem para baixar a versão errada podem brickar seus aparelhos)

link - Procurem por Download CheckFusDownloader_v2.1 no Google e acharão pencas de sites para baixar.

Execute o programa CheckFus Downloader . Na opção “choose a firmware” escolha a opção Android -> GT-I5510T -> Brasil. Espere a ROM ( I5510TVJKP6_I5510TVJKP6_I5510TZTOKP6_HOME.tar.md5 ) ser encontrada e aperte o Botão Downlaod para baixar.

Tendo todos os arquivos necessários vamos ao que interessa.

Os passos são

1- Primeiro de tudo fazer um factory resset: com o celular ligado. Digitar *2767*3855# e aguardar o aparelho reiniciar.

2- Extrair os arquivos baixados e coloca-los todos em uma mesma pasta para facilitar

3- Abrir o Odin e carregar os arquivos

Rodar o “Odin _Multi_Downloader_v4.42.exe “ como administrador

Clicar no botão OPS e navegar até o arquivo “CALLISTO_v1.0.ops “que você baixou;

Marcar a caixa de seleção “One Package”

Cliclar no Botão “One Package” na parte debaixo do programa e navegar até o arquivo “ I5510TVJKP6_I5510TVJKP6_I5510TZTOKP6_HOME.tar “que você baixou.

O programa deve ficar assim:

Imagem Postada

Foto meramente ilustrativa, o nome da ROM esta diferente. Somente para mostrar como deve ficar a "cara" do programa após carregar os arquivos baixados na primeira etapa.

Deixar o programa dessa forma e ir para próxima etapa.

4- Colocar o Celular em modo "Downloading..."

Desligar completamente o seu Galaxy 551

Segurar a tecla "Q" conforme mostra a imagem abaixo:

Imagem Postada

E ligar ele sem soltar a tecla "Q"...

Imagem Postada

Aparecerá na tela do seu Galaxy 551 um triângulo amarelo escrito downloading .

Pronto! seu Galaxy 551 está em modo Downloading...

5- Conectar o celular ao computador

Com o Odin aberto e já com os arquivos carregados como foi feito no passo 3, plugue o celular no computador e espere até que apareça um retângulo amarelo na parte superiro esquerda com o numero da porta COM, isso indica que o Odin reconheceu o aparelho, se isso não acontecer verifique se tem o KIES instalado e reconhecendo o aparelho. Caso necessário reinstale o KIES.

Imagem Postada

Após o Odin reconhecer o aparelho, clicar no botão Start e esperar o processo ser finalizado. O aparelho irá reiniciar.

Após o aparelho reiniciar, desplugue ele da USB e faça novamente um factory resset: Digitar *2767*3855# e aguardar o aparelho reiniciar.

Após o apareho reiniciar novamente você é o mais novo proprietário de um Samsung Galaxy GT-I5510T Gingerbread 2.3.6.

Atualizei ontem, tá tudo normal, nenhum problema até agora.

Uma dica minha? Atualize pelo Kies, acho mais seguro (nem precisei fazer reset factory). Outra dica é sempre que for fazer atualização usar o windows XP, pois em alguns computadores (como o meu), tanto o Kies quanto o Odin apresentam incompatibilidade no windows Vista.

Lembrando que quando passa a rom, ela não vem rooteada, para rooetar usa esse tuto aqui: http://www.androidz.com.br/forum/topic/13102-rooteando-o-gingerbread-236-no-galaxy-551/

Eu tava fazendo um tutorial agora de como flashear a rom (sério) D:

Alguns prints que tirei dele:

Imagem PostadaImagem Postada

Sei que não tem nada haver, mas alguém aí tá conseguindo ver a reputação das pessoas e reputar também? Aqui não aparece, só fica assim: "Alerta", quando clico aparece que não há histórico de alerta.

Valeu pelo complemento sobre o lande do Root. e quanto ao lance da atualização pelo KIES, nunca seria disponibilizado para mim, pois o meu era uma custom Room da VIVO. e eles ja abandonaram a atualização para esse aparelho. so nos restou atualizar pelo Odin, mas no meu caso seguindo esses passos, foi bem tranquilo, cito o reset de fabrica por garantia, para evitar possiveis bugs! Abraço!!

o meu tb foi pelo kies...foi numa boa....tirando um ( n sei bem se eh bug) proleminha...q toda vez q abro os contatos ele continua em segundo plano tenhu q ir la no gerenciador para fechar ele..e ativei o dados por pacote mais n entrava a 3g ..so depois reiniciei q entro.....no mais..ate q curti o novo visual..abraços

Tentei rootear com o primeiro arquivo e fica rebootando toda vez que mexo no Titanium ou outra operação que envolva cópia pro /system TEntei aplicar o root2342.zip também sem sucesso. Tem alguma outra maneira de fazer root? O SuperOneClick parece dar alguma falha. Ah sim, testei agora regravando tudo e aplicando cada um dos dois individualmente.

o meu tb foi pelo kies...foi numa boa....tirando um ( n sei bem se eh bug) proleminha...q toda vez q abro os contatos ele continua em segundo plano tenhu q ir la no gerenciador para fechar ele..e ativei o dados por pacote mais n entrava a 3g ..so depois reiniciei q entro.....no mais..ate q curti o novo visual..abraços

Tambem estou com esse caso dos contatos que não fecham, sabe alguma solução??

acho todo este procedimento complicado, eu só baixei a atualização do android SamMobile Firmware Page e o Kies fez o resto, não deu bug algum e tudo ficou melhor, mas sensível ao toque, as telas passam sem fim, mudança ta aba de notificações e etc...

man eu nao to consegindo ta dando erro ao abrir a porta usb

esse e o erro 1> --- cannot open the usb serial port. code: 5

esse e o erro 1> --- cannot open the usb serial port. code: 5

Tá tentando fazer o procedimento em qual windows? No meu caso, tanto pelo odin, quanto pelo kies só conseguia trocar de rom quando usava o Xp ou 7, por que no Vista sempre dava erro, cheguei a brickar o celular, mas com sorte, consegui ligar sem ter que usar JIG.

Tá tentando fazer o procedimento em qual windows? No meu caso, tanto pelo odin, quanto pelo kies só conseguia trocar de rom quando usava o Xp ou 7, por que no Vista sempre dava erro, cheguei a brickar o celular, mas com sorte, consegui ligar sem ter que usar JIG.

to usando o win 7

Galera, também estou com o mesmo problema dos contatos não fecharem :(. Alguem já descobriu uma solução???

Leco, valeu pelo tutorial, mas eu tenho uma duvida, eu comprei o meu pelo ML e é europeu, eu tenho que pegar a ROM da versão T? Ou tenho que pegar do país de origem? Abraços.

Gente na tela do odin em cima da porta usb aonde tem uns numeros na cor azul, ja ta com uma hora e continua contando e meu celular continua com um triangulo amarelo e nao reiniciou ate agora, algume sabe pq ou se demora msm ou tem alguma coisa errada?

Gostaria de agradecer ao responsável pelo tópico pois essas informações salvam um montão de celulares.

Não sou nenhum expert em celulares mas consegui fazer a instalação pela maneira acima descrita, porém com algumas alterações.

Meu celular não foi comprado em loja oficial, foi comprado na Santa Efigenia. E qdo fui fazer a atualização oficial por conta de um Root mal executado pela minha esposa, percebi problemas e não conseguia realizar a atualização pelo Kies, fui procurando outras opções até chegar a esse tópico. Bom, como meu celular era "importado", na hora de baixar a ROM do celular me atentei a baixar a ROM da versão dele no ChekFusDonwnloader, verifiquei nas configurações do celular e vi que o meu modelo era da Venezuela (?). Ai baixei a ROM correspondente e fiz o mesmo procedimento q o descrito anteriormente.

Outro problema q tive foi reconhecer meu celular via USB, mesmo com o Kies instalado, usei no Win VIsta e nada, e mesmo no Win XP e nada, foi me funcionar no Win8 q tinha recém instalado em um Notebook (?), sem explicações.

Enfim, tá aí minha experiência, sempre lembrem de verificar se seu celular é mesmo o brasileiro e caso não gostem dessas atualizações fora do Kies, comprem sempre em lojas oficiais. Muito obrigado pelo tópico!

Galeera to com um problema pra atualizar... eu conecto ao KIES mas fala que a firmware já é a mais recente, porem meu galaxy 551 veio com o android 2.2. o que fazer?

Pessoal, acabei de entrar no fórum porque algo ESPETACULAR aconteceu... sem maiores rodeios, o Kies simplesmente resolveu instalar o Gingerbread (2.3.6)!

Sem acesso root, sem risco de hardbrick, para completos n00bs, que não tem qualquer noção de nada...

Simplesmente liguei meu 551 (comprei um Razr i pra patroa, e fiquei com ele pra mim) no Kies do meu note, e ele fez a 'mágica'. Deu um pau pq ele quis fazer o update de firmware sem resetar o bicho, daí ficou pulando a tela de erro... mas desliguei e liguei com o T e fiz o reset, e pronto! (e nem tenho superuser...)

Eu que vivia com receio, do Odin dar pau no meio da atualização, etc etc, (ainda mais que na época era da patroa, vai que ela perdia os docs dela!) foi uma maravilha! Se alguém conseguir este aparelho pro Natal, podem comprar que a Samsung dá a atualização de presente pra você! :D

Pessoal, acabei de entrar no fórum porque algo ESPETACULAR aconteceu... sem maiores rodeios, o Kies simplesmente resolveu instalar o Gingerbread (2.3.6)!

Sem acesso root, sem risco de hardbrick, para completos n00bs, que não tem qualquer noção de nada...

Simplesmente liguei meu 551 (comprei um Razr i pra patroa, e fiquei com ele pra mim) no Kies do meu note, e ele fez a 'mágica'. Deu um pau pq ele quis fazer o update de firmware sem resetar o bicho, daí ficou pulando a tela de erro... mas desliguei e liguei com o T e fiz o reset, e pronto! (e nem tenho superuser...)

Eu que vivia com receio, do Odin dar pau no meio da atualização, etc etc, (ainda mais que na época era da patroa, vai que ela perdia os docs dela!) foi uma maravilha! Se alguém conseguir este aparelho pro Natal, podem comprar que a Samsung dá a atualização de presente pra você! http://www.androidz.com.br/forum/public/style_emoticons/#EMO_DIR#/biggrin.png

Nossa cara que noticia nova você esta dando. Essa atualização ja foi lançada a tempo amigo.

Tenho que discordar de você, eu fiz a atualização pelo Kies, mas com o coração na mão, se a internet caísse ou faltasse energia já era.

Pelo o odin, você primeiro baixa a ROM (se cair a net não vai danificar o aparelho), e segue o tuto direitinho que tudo da certo. Em 5 minutos você faz, pelo Kies leva entre 40 min e 1 hora.

Por um acaso alguém teria a ROM brasileira pra passar pra mim? Meu aparelho é o francês e não faz atualização pelo kies pq eu tinha colocado a ROM oficial brasileira do froyo nele, e o check fus downloader não ta funcionando, não baixa ROM nenhuma. E eu gostaria de atualizar ele para o Gingerbread mas eu não acho em lugar nenhum a ROM pra baixar, será que alguma alma caridosa uparia ela pra mim?? hahahaha

Por um acaso alguém teria a ROM brasileira pra passar pra mim? Meu aparelho é o francês e não faz atualização pelo kies pq eu tinha colocado a ROM oficial brasileira do froyo nele, e o check fus downloader não ta funcionando, não baixa ROM nenhuma. E eu gostaria de atualizar ele para o Gingerbread mas eu não acho em lugar nenhum a ROM pra baixar, será que alguma alma caridosa uparia ela pra mim?? hahahaha

Tem no site da Samsung firmware

Enviado de meu GT-P3110 usando o Tapatalk 2

Tem no site da Samsung firmware

Enviado de meu GT-P3110 usando o Tapatalk 2

Link: Clique aqui

Repute!

Obrigada gente, vou tentar fazer aqui e depois posto falando se deu certo ou não :D