PedroOliveira

[Tutorial] Desbloq. Bootloader/instalar Recovery (BELL & AT&T)

197 posts in this topic

Enfim, finalmente, um tutorial de como desbloquear seu bootloader e ser feliz com custom roms.

Avisos

Este processo implica na perda da garantia.

Não é de responsabilidade minha nem do forum o que voces fazem com seus aparelhos.

Para nao precisar usar seu atrix como um belo enfeite de mesa, siga o tutorial PASSO A PASSO

BELL = Internacional. ATT ou AT&T = Americano.

Esclarecimentos

- O desbloqueio de bootloader é necessário para instalar a maioria (senão todas) as roms custom para o atrix.
- Como dito acima, desbloquear bootloader implica na perda da garantia, e não há como esconder isso da motorola.

Itens necessários

RSD Lite 5.7 (se já possui, verifique se essa é a sua versão)

Motorola Drivers

Motorola Atrix tools com recovery

1. Desbloqueando o Bootloader

- Descompacte o Motorola Atrix tools na pasta C:/

- Execute o RSD Lite (Caso utilize o Windows 7 ou Vista clique com o botão direito do mouse > Executar como administrador)

- Clique no botão com 3 pontos [...] do campo Filename, vá até a pasta "C:Atrix" e selecione o arquivo IHOP_Bell.sbf (PARA BELL) e IHOP_ATT.sbf (PARA AT&T)... (selecione o certo, ou terá um peso de papel)

- Desligue seu aparelho e o religue segurando paralelamente o aumentar volume;

- No modo RSD, deverá está escrito isso na tela do seu celular: Starting RSD Protocol Support;

- Conecte o Atrix no PC através do cabo USB, o Windows irá instalar alguns drivers, portanto tenha uma conexão de internet;

- O RSD deverá mostar seu aparelho como primeiro da lista no numero 1 - Model: XX Flash Olympus... Clique em cima dele;

- Clique em Start;

- Vai demorar, seu telefone irá reiniciar. Quando concluir o status no RSD ficará travado em 100% com a mensagem para dar boot manualmente. NÃO MEXA EM NADA ANTES DISSO

- De o boot no aparelho e voce vai ver a mensagem PASS

- Desligue ele novamente e agora religue segurando o botão de abaixar volume, vai aparecer escrito Fastboot;

- Aperte o botão de aumentar volume para entrar no modo Fastboot;

- Ligue o Atrix no PC através do cabo USB. Deverá fazer download de alguns drivers automaticamente. Esteja conectado a Internet;

- Abra o prompt de comando DOS clicando no botão Iniciar > Executar > Digitando cmd e teclando ENTER;

- Estando no prompt digite cada linha abaixo em negrito e pressione enter:

cdatrix
moto-fastboot oem unlock
(Ele vai retornar um número grande em DEVICE ID)
moto-fastboot oem unlock XXXXXXXXX (Onde o XXXXXXXXX é o numero do DEVICE ID)
moto-fastboot reboot

Ainda nao reinicie o celular, aproveite para fazer o tutorial de instalação do recovery abaixo.

2. Instalar Recovery

- Continue no DOS dentro de C:atrix_ com seu atrix plugado via usb desligue e ligue segurando o botão de Abaixar Volume, no topo da tela aparecerá escrito Fastboot;

- Aperte Aumentar Volume para entrar no modo Fastboot

- Estando no prompt DOS dentro da pasta C:Atrix_ digite cada linha abaixo e pressione enter ao final de cada linha escrita:

moto-fastboot devices
moto-fastboot erase recovery
moto-fastboot flash recovery recovery-atrix5.img

moto-fastboot reboot

Pronto, tudo ok. Para verificar se seu atrix está com o bootloader desbloqueado, ao reiniciar, ele deverá aparecer a a palavra "unlocked" no canto superior esquerdo da tela.

Para entrar no modo recovery, reinicie o seu atrix apertando junto com o botão power, o botão de abaixar o volume. Ao aparecer a palavra fastboot, aperte o botão de abaixar o volume até aparecer "Android Recovery". Ai então aperte o botão de aumentar o volume.

Creditos: Pistolão br

Edited by Danilocps87
Adicionar a opção de aparelhos AT&T no tutorial

Já fiz este desbloqueio ha algum tempo e posso dizer.... Nem um pouco arrependido.

Um dos maiores prazeres é poder alterar todo o layout instalando novos temas com o Theme Chooser, simples e rápido.

AH! Fora que a bateria agora esta durando uns 3 dias, usando normalmente. (ROM em minha assinatura)

Basta seguir o tuto rigorosamente.

tento fazer o processo, porém quando chego nesta parte:

Conecte o Atrix no PC através do cabo USB, o Windows irá instalar alguns drivers, portanto tenha uma conexão de internet:

Meu pc da a seguinte noticia:

- O driver nao pode ser instalado. Alguem sabe o que faço?

Brother estou com um problema a parte do rsd foi tranquilo tudo cert apareceu o pass tudo ok

na parte do cmd quando dou o comando "moto-fastboot oem unlock"

aparece que falhou

Voce conectou o celular no modo fastboot? Ja tem a pasta c:/Atrix no pc?

Sent from my MB860 using Tapatalk 2

sim brother ja consegui passar dessa parte , ja fiz tudo que tinha pra fazer e instalei o recovery porem agora quando tento entrar no recoverye não vai eu seleciono quando confirmo com a tecla de almentar o volume ele em em rsd mod

___________________edit 10:15 26-04-12_____________

Opa resolvi brother reinstalei o recovery usei o recovery orange e ja instalei a rom epsilonproject v4

agora ta tudo ok valew

AJUDAAAAAA! Fui fazer o tutorial acima e acho que deu algo errado,

- Execute o RSD Lite (Caso utilize o Windows 7 ou Vista clique com o botão direito do mouse > Executar como administrador)

- Clique no botão com 3 pontos [...] do campo Filename e selecione o arquivo IHOP_Bell.sbf na pasta C:\Atrix

- No modo RSD, deverá está escrito isso na tela do seu celular: Starting RSD Protocol Support;

- Conecte o Atrix no PC através do cabo USB, o Windows irá instalar alguns drivers, portanto tenha uma conexão de internet;

quando cheguei nessa parte não vi o windows falar que tava instalando drives nem nada, ai continuei...

O RSD deverá mostar seu aparelho como primeiro da lista no numero 1 - Model: XX Flash Olympus... Clique em cima dele;

- Clique em Start;

- Vai demorar, seu telefone irá reiniciar. Quando concluir o status no RSD ficará travado em 100% com a mensagem para dar boot manualmente. NÃO MEXA EM NADA ANTES DISSO

fiz até ai... conforme o citado... mas quando chegou em...

o cel tinha reiniciado normalmente mas fico normal não apareceu mensagem nemhuma, e oque eh dar o boot? ai fui ver o pessoal falando aqui e uma pessoa falo dos drives, ai eu pera ai, e fui e instalei o drives da motorola dps tirei o cel do cabo reinicie apertando o volume pra cima no modo RSD, e fiz o processo do RSD denovo só que deu falha, ai o cel fico com uma tela preta e não queria ligar nem nada, tirei a bateria e coloquei dnv, e ai ligo mas não sai da tela inicial" aquela com o simbolo da motorola e o dual core tecnolhogy" ME AJUDEEEEEEEEEEEEEE, oque eu faço eagora? perdi meu cel? ele morreu? :(

AJUDAAAAAA! Fui fazer o tutorial acima e acho que deu algo errado,

- Clique no botão com 3 pontos [...] do campo Filename e selecione o arquivo IHOP_Bell.sbf na pasta C:\Atrix

quando cheguei nessa parte não vi o windows falar que tava instalando drives nem nada, ai continuei...

O RSD deverá mostar seu aparelho como primeiro da lista no numero 1 - Model: XX Flash Olympus... Clique em cima dele;

- Clique em Start;

fiz até ai... conforme o citado... mas quando chegou em...

o cel tinha reiniciado normalmente mas fico normal não apareceu mensagem nemhuma, e oque eh dar o boot? ai fui ver o pessoal falando aqui e uma pessoa falo dos drives, ai eu pera ai, e fui e instalei o drives da motorola dps tirei o cel do cabo reinicie apertando o volume pra cima no modo RSD, e fiz o processo do RSD denovo só que deu falha, ai o cel fico com uma tela preta e não queria ligar nem nada, tirei a bateria e coloquei dnv, e ai ligo mas não sai da tela inicial" aquela com o simbolo da motorola e o dual core tecnolhogy" ME AJUDEEEEEEEEEEEEEE, oque eu faço eagora? perdi meu cel? ele morreu? :(

CONSEGUI RESOLVER, e concluir o tutorial, obrigado! :)

Excelente tutorial!! é só seguir a risca q vale muito a pena!

vlwwwwwwwww!!! :D

Agora so escolher a rom de preferencia :) Leia o post Listão de roms, pra voce ter uma ideia de cada uma

Olá, alguem me ajude por favor, fiz o tutorial todo certo até a parte do PASS, só que esta no RSD ains em IN PROCESS... já tem quase uma hora e não sai dai, meu celular esta na tela inicial !!!! como devo proceder ??????????????

o seu celular ja iniciou? se ja estiver no 100% pode tirar do pc.

-- voce ta com o atrix ne? -- se sim, atualize no seu perfil ^^

Edited by PedroOliveira

o seu celular ja iniciou? se ja estiver no 100% pode tirar do pc.

-- voce ta com o atrix ne? -- se sim, atualize no seu perfil ^^

A tá, pensei que só poderia tirar depois da mensagem PASS, concluido com sucesso, agora vou instalar a ROM epsilon Project (e olhe que eu comprei meu aparelho hj) hehehehehehehe (reputado) pela ajuda !!!

A tá, pensei que só poderia tirar depois da mensagem PASS, concluido com sucesso, agora vou instalar a ROM epsilon Project (e olhe que eu comprei meu aparelho hj) hehehehehehehe (reputado) pela ajuda !!!

é que voce tinha que reiniciar manualmente, só pro programa fazer uma verificação rapida, mas quando o aparelho já liga, significa que deu certo ^^. Da uma passadinha no post do Listão de roms, la tem um breve review de cada uma (ja testei quase todas kkkk)

é que voce tinha que reiniciar manualmente, só pro programa fazer uma verificação rapida, mas quando o aparelho já liga, significa que deu certo ^^. Da uma passadinha no post do Listão de roms, la tem um breve review de cada uma (ja testei quase todas kkkk)

fiquei bastante interessado na Epsilon, tinha um Milestone 3 e usava a de Junior Passos (perfeita) e pelo que vi, essa é muito parecida, me ajuda em um passo por favor !! como faço para ver o modelo da minha Kernel ??? o link esta off !!!

fiquei bastante interessado na Epsilon, tinha um Milestone 3 e usava a de Junior Passos (perfeita) e pelo que vi, essa é muito parecida, me ajuda em um passo por favor !! como faço para ver o modelo da minha Kernel ??? o link esta off !!!

vou correr la pra arrumar

Enfim, finalmente, um tutorial de como descloquear seu bootloader e ser feliz com custom roms.

Avisos

Este processo implica na perda da garantia.

Não é de responsabilidade minha nem do forum o que voces fazem com seus aparelhos.

Para nao precisar usar seu atrix como um belo enfeite de mesa, siga o tutorial PASSO A PASSO

Tutorial para ser usado SOMENTE em Atrix brasileiro.

Esclarecimentos

- O desbloqueio de bootloader é necessário para instalar a maioria (senão todas) as roms custom para o atrix.

- Como dito acima, desbloquear bootloader implica na perda da garantia, e não há como esconder isso da motorola.

Itens necessários

RSD Lite 5.7 (se já possui, verifique se essa é a sua versão): http://www.box.com/s...1545d5735edce05

Motorola Drivers: http://www.motorola....harging-Drivers

Motorola Atrix tools com recovery : http://www.mediafire...3g4suvo5u6yw96q

1. Desbloqueando o Bootloader

- O RSD deverá mostar seu aparelho como primeiro da lista no numero 1 - Model: XX Flash Olympus... Clique em cima dele;

- Clique em Start;

- Desligue ele novamente e agora religue segurando o botão de abaixar volume, vai aparecer escrito Fastboot;

- Aperte o botão de aumentar volume para entrar no modo Fastboot;

- Ligue o Atrix no PC através do cabo USB. Deverá fazer download de alguns drivers automaticamente. Esteja conectado a Internet;

- Abra o prompt de comando DOS clicando no botão Iniciar > Executar > Digitando cmd e teclando ENTER;

- Estando no prompt digite cada linha abaixo em negrito e pressione enter:

cd\atrix

moto-fastboot oem unlock (Ele vai retornar um número grande em DEVICE ID)

moto-fastboot oem unlock XXXXXXXXX (Onde o XXXXXXXXX é o numero do DEVICE ID)

moto-fastboot reboot

Ainda nao reinicie o celular, aproveite para fazer o tutorial de instalação do recovery abaixo.

2. Instalar Recovery

- Continue no DOS dentro de C:\atrix\_ com seu atrix plugado via usb desligue e ligue segurando o botão de Abaixar Volume, no topo da tela aparecerá escrito Fastboot;

- Aperte Aumentar Volume para entrar no modo Fastboot

- Estando no prompt DOS dentro da pasta C:\Atrix\_ digite cada linha abaixo e pressione enter ao final de cada linha escrita:

moto-fastboot devices

moto-fastboot erase recovery

moto-fastboot flash recovery recovery-atrix5.img

moto-fastboot reboot

Pronto, tudo ok. Para verificar se seu atrix está com o bootloader desbloqueado, ao reiniciar, ele deverá aparecer a a palavra "unlocked" no canto superior esquerdo da tela.

Para entrar no modo recovery, reinicie o seu atrix apertando junto com o botão power, o botão de abaixar o volume. Ao aparecer a palavra fastboot, aperte o botão de abaixar o volume até aparecer "Android Recovery". Ai então aperte o botão de aumentar o volume.

Creditos: Pistolão br

cara muito bom esse tuto, sou novo no mundo da motorola, mais esse celular realmente me surpreendeu... otimo tuto, tah de parabens, ae galera se ajudou... REPUTE... valew (y)

Meu Atrix:

- System Version : 45.2.52.MB60.AmericaMovil.en.BR

- Model Number : MB860

- Android version : 2.3.6

- Kernel version : 2.6.32.9

- Build Number : 4.5.2A-51_OLL-52

Este tutorial funciona tranquilamente no meu modelo? Eu fiz update OTA para atualizar de froyo 2.2.2 para GB 2.3.6, o sistema está todo com os bloatwares da Claro, enfim. Tenho muito receio de desbloquear pois meu primeiro Atrix matei ele com apenas 5 horas de uso, ele veio com 2.3.6 atualizado OTA pelo técnico da loja, brickei ele com um erro que ninguem no XDA nem no AtrixForums.com conhece. Veja historia completa aqui: http://www.atrixforums.com/forum/rescue-squad/9012-atrix-bootloop-after-installing-cwm.html#post113084 (em ingles)

Eu nao fiz nada demais, alias sou expert em .sbf pois faço isso desde meu Motorola L6 passando por V3, V3i, A1200, Defy e agora Atrix. RSD desde a versão 2.0 eu uso. Entao sei o que fiz porém nao entendi como matei meu primeiro Atrix e como consegui que a loja me desse outro aparelho, tenho medo de matar este também.

Meu Atrix:

- System Version : 45.2.52.MB60.AmericaMovil.en.BR

- Model Number : MB860

- Android version : 2.3.6

- Kernel version : 2.6.32.9

- Build Number : 4.5.2A-51_OLL-52

Este tutorial funciona tranquilamente no meu modelo? Eu fiz update OTA para atualizar de froyo 2.2.2 para GB 2.3.6, o sistema está todo com os bloatwares da Claro, enfim. Tenho muito receio de desbloquear pois meu primeiro Atrix matei ele com apenas 5 horas de uso, ele veio com 2.3.6 atualizado OTA pelo técnico da loja, brickei ele com um erro que ninguem no XDA nem no AtrixForums.com conhece. Veja historia completa aqui: http://www.atrixforu...html#post113084 (em ingles)

Eu nao fiz nada demais, alias sou expert em .sbf pois faço isso desde meu Motorola L6 passando por V3, V3i, A1200, Defy e agora Atrix. RSD desde a versão 2.0 eu uso. Entao sei o que fiz porém nao entendi como matei meu primeiro Atrix e como consegui que a loja me desse outro aparelho, tenho medo de matar este também.

Ele ´é brasileiro cara? se for, é so seguir a risca o tutorial que funciona.

Gente me ajuda, eu comecei a fazer o processo rsd lite com a rom sbf da tim, ai ele reinicou o aparelho e aparece na tela failed boot4

fastboot process protocol.. e não sai disso que eu devo fazer... help me..