PedroOliveira

[Review] Custom Roms

228 posts in this topic

Post atualizado em: 1.11.12

Em meio de tantas roms para o atrix, fica dificil escolher qual a que se encaixa melhor ao seu perfil de uso. Pensando nisso, criei este topico para auxilia-los a escolher qual a melhor custom rom, já que tenho uma pequena experiencia em boa parte delas.

Lembrando que todas as roms citadas aqui neste post são somente para os Motorola Atrix com root e bootloader desbloqueado. Se você ainda não possui, de uma olhadinha neste tópico.

Novas roms vão aparecer no tópico ao longo do tempo, fiquem atentos

Para acessar as roms por este post, basta clicar no nome da rom.

Baseadas na Gingerbread (2.3.6) oficial

- Epsilon Project -

Data da ultima atualização: 26.04.12

- Geral -

Rom bastante estável, para quem não quer abandonar os recursos da motorola - principalmente o webtop - , mas quer o plus das custom roms, ela é a melhor opção, sem duvida. Dentre as novas possibilidades implantadas, destaca-se o uso do webtop sem a necessidade de ter o dock multimidia ou o lapdock e o modo espelhamento, que transmite para a TV tudo o que se passa na tela do telefone - algo que, não sei porque, a motorola não colocou na rom oficial. Além da subtituição do app da camera pelo mesmo do Milestone 3, com a Epsilon Project, é possivel gravar videos em full HD, algo que também não está presente na oficial.

- Bateria -

O consumo da bateria não me agradou muito - fica perto da autonomia da rom oficial, isso de deve a personalização da motorola - o motoblur, que consome grande parte dela em pouco tempo.

- Contras -

Além do consumo não satisfatório de bateria, a rom deixou de ser atualizada pelo desenvolvedor, que trocou de aparelho. Uma pena, mas mesmo assim ele fez um trabalho completo e deixou a rom sem bugs.

- Vale a pena? -

Apesar do consumo de bateria e do descontinuamento da rom, se você está se aventurando no mundo "desbloqueado" e quer os recursos da motorola com um plus das customizadas, sugiro que comece por essa.

Nota final: 9

- Nottachtrix4G -

Data da ultima atualização: 02.04.12

No quesito baseado na oficial e projeto abandonado, ela empata com e Epsilon Project. Não tive muito interesse em testá-la, já que ela é bem parecida com a Epsilon, salve algumas diferenças minimas (vejam os screenshots).

- Olympus Gold Edittion -

Data da ultima atualização: 14.06.12

Caramba, que rom bonita! Se eu for voltar para o Gingerbread, já tenho uma na fila para teste. Segundo as pessoas que usam essa rom, ela é bastante estável e rápida. Apesar de ser baseada no android 2.3.6 oficial da motorola, infelizmente não possui o webtop. O jeito de instalar ela é diferente das outras, fique atento para não fazer algo errado.

- Max Blur -

Data da ultima atualização: 27.08.12

Esta rom tem tudo para chamar o pessoal que usa a Epsilon, já que alem de estar chegando ao nivel de personizações dela, ela tem constantes atualizações. Recomendo o uso dela, ainda mais para quem usa o Webtop.

- Vannila -

Rom recem lançada e possuidora do webtop. Ela e a Max Blur são as "substitutas" para a Epsilon e a Nottachtrix4G, ambas com o projeto encerrado.

Baseadas na Gingerbread AOSP (2.3.7)

- Neutrino -

- Geral -

Essa rom me surpreendeu, na minha opinião ela é a mais estável e que mais aproveita todo o poder do atrix das que ja instalei. Baseada na versão 7.2 da CyanogenMod, ela é bastante customizavel por ter uma quantidade grande de patches extras, fazendo com que o celular tenha so aquilo que você realmente usa. A resposta ao toque dela é de dar inveja. Para os que acham que 1.0 Ghz dual-core do atrix pouco, ela está disponivel com overclock de 1.3 e 1.45 (!) Ghz. Se escolher a rom com overclock, não espere o mesmo desempenho de bateria.

- Bateria -

Nesse quesito, a Neutrino se sai muito bem. Durante um dia inteiro de uso, que se iniciou as 7 horas da manhã, consegui chegar com 40% restantes de bateria as 6 horas da tarde. É uma média bem alta em relação as outras roms citadas.

- Diferencial -

Máximo aproveitamento de hardware, alta customização e ótimo desempenho de bateria são os grandes diferenciais da Neutrino em relação as outras.

- Vale a pena? -

Sim, não há bugs, temos um ótimo desempenho de bateria e um grande aproveitamento do hardware dual-core do atrix. Na minha opinião a melhor rom Gingerbread para atrix disponivel.

Nota final: 10

- Morrisoft Gen -

Ela e a Neutrino são o android puro, sem qualquer tipo de alteração. Ela é estável, rapida - talvez tão quanto a neutrino - e com algumas perfumarias. É dificil escolher entre ela e a Neutrino. A desvantagem dela em relação a Neutrino é o nivel de personalização na hora da instalação. No uso do dia a dia, não se ve muitas diferenças com relação a interface principal. Ela também chegou a sua versão final.

- Cyanogen Mod 7 -

Rom na qual a Neutrino e a Morrisoft Gen são baseadas. Ainda em atualização e com suporte oficial pelo time da Cyanogen. Vale a pena testar.

- MIUI -

Essa rom sempre me lembra de quando eu tinha um Milestone, nem parecia que ele tinha 600Mhz de processador e 256 de ram. Ela está completamente estável, rapida, e bonita.Ela é baseada na CM7.2. Se voce nao preocupa muito com os bugs que as roms ICS apresentam (2), sugiro que instale a MIUI 4.0.4.

- CM7 TopSmarts -

- Uma rom de peso para brigar com a Neutrino -

Baseada na CyanogenMod 7 oficial para o Atrix, esta rom, que chegou em sua versão final, tem alguns extras que faz com que ela seja ainda melhor que a CM7 pura. Ela tem a promessa de ser igual ou até melhor que a neutrino (rom na qual eu recomendo mais aqui no forum). Segundo o ItaloStn - criador da rom e usuário colaborador do forum TopSmarts - a promessa de duração de bateria é ainda maior, podendo fazer o celular durar mais de 24 horas ligado (!).

- Desempenho -

O desempenho está muito bom. Fiz um teste de benchmark na rom pelo aplicativo Quadrant, e, apesar de no resultado final o aparelho aparecer acima do Galaxy nexus, o proprio Atrix em sua versão 2.3 oficial e o Galaxy tab 10.1, o desempenho da CPU não foi satisfatório (no resto o desempenho foi melhor), marcando menos que o proprio aparelho no Gingerbread oficial. Já no aplicativo AnTuTu Benchmark, consegui 5446 pontos, número superior ao da rom CM10 do Epinter - que fica proximo dos 4500. Esta sim ficou com uma boa pontuação. Mas não se engane pelos números acima, desempenho e fluidez do sistema é de dar inveja em muitos concorrentes.

- Bateria -

Aqui está o ponto crucial de qualquer ROM para o Atrix. Coloquei para carregar na noite de ontem (29.08.12). Ao tirar da carga surge o primeiro problema, o indicador mostrava somente 95% da bateria carregada. O jeito foi instalar o battery calibation para poder resolver esse problema que afeta tanto essa rom quanto outras Ginberbread para o Atrix. Durante o meu uso, joguei Dead Trigger com o gráfico no máximo, Asphalt! 7, escutei musica, somado ao uso tipico do celular, tudo isso com o brilho de tela no automatico. Neste momento ele se encontra com 24% de bateria e foi usado por 9h36min.

Um dos usuários que usou a rom - RoboDroid13 - disse que usou o atrix por 6 horas e ainda tinha 90% de bateria. Para mim isso é possivel somente se voce deixar o celular parado, ai nesse caso não adianta nada ter uma bateria que dura e não poder desfrutar usando, e sim, deixando que ela se acabe sozinha. Algo mais perto da realidade dessa rom foi o que o outro usuário - Neroga - disse. Segundo ele , em uma hora de uso "playing AndRO" (?), ele gastou 13% de bateria. Em uma regra de 3 simples, o celular tende a durar pouco mais de 7 horas de uso constante.

O desempenho melhor de bateria vai ser percebido por aqueles que usam moderadamente o aparelho para tarefas menos "hardcore" - atender ligações, mandar e-mails, etc.

- Contra -

A unica coisa que não gostei (problema por parte do pessoal da CM7) é o comportamento do sensor biométrico. Você não tem uma segunda opção além de passar o dedo para desbloquear. Ou você desbloqueia com um dos dedos configurados- é possivel configurar os 10 dedos da mão - ou voce não desbloqueia o celular. E se o leitor parar ou aconcecer alguma coisa com o seu dedo? Leitor biometrico completo é somente em versões oficiais ou baseadas na oficial, infelizmente.

- Vale a pena? -

No meu review da primeira versão, disse que migrar da neutrino para a TopSmarts não lhe proporcionaria uma difenrença perceptivel quanto a coisas alem da interface diferente. Agora a coisa é outra, em sua versão final, pude perceber que as melhorias que o desenvolvedor aplicou na rom foi de grande proveito para o hardware poderoso do atrix. Se você quer uma rom estavel, rapida e boa ótima, recomendo essa sem pensar duas vezes.

- MegaRom -

Baseada ba versão 2.9 da Neutrino e recentemente lançada, é fruto de mais um projeto brasileiro. O foco inicial dela é alterações de interface, mas o desenvolvedor promete novas atualizações.

Baseadas no Ice Cream Sandwich 4.0.4 (Oficial)

- AndroidZ FMR -

Uma das primeiras roms baseadas na recém vazada rom oficial ICS do atrix, ela estabiliza e melhora a velocidade da oficial. A principal vantagem dela aqui é que o desenvolvedor, o Daniel Stuart, está diretamente ligado ao forum, facilitando a notificação e correção dos bugs encontrados na rom. Eu testei ela durante um tempo e posso dizer que ela é uma rom com um bom caminho andado e promete bastante. Para os que tem lapdock, sorriam, pois o app webtop está disponivel nessa rom (aquele que transforma a interface do android para tablet).

- Oficial 4.0.4 -

Versão vazada da 4.0.4, oficialmente desenvolvida pela at&t, não recomendada para o dia a dia, por conter muitos bugs. Em performance ela tem sido muito boa em jogos, em bateria digamos que mediano, apesar disso ela está esquentando muito.

Baseadas no Ice Cream Sandwich 4.0.4 (AOSP)

- MIUI -

Decidi instalar novamente para ver se algo havia mudado desde a ultima vez que comentei sobre ela, afinal, quase 2 meses se passaram. Em comparação a essa e a versão anterior que havia instalado, diria que está é completamente diferente em questão de performace. Ela com certeza está competindo diretamente com a AOKP, em qual rom eu vou adotar como padrão. A vantagem da MIUI é que a personalização dela deixa o android mais harmonico - um pouco parecido com o IOS - e dinamico. Recomendo bastante a instalação dela, tanto pra quem estava receoso em função do meu ultimo review, quanto quem quer pular do Gingerbread para o Ice Cream Sandwish.

- AOKP -

Chegamos agora a minha rom padrão. Sempre que instalo alguma rom para teste, eu volto para essa. Apesar dos bugs encontrados e todas as roms ICS do atrix (Não poder virar o navegador nativo (parece que o firefox nao tem esse problema) no modo paisagem, e o de gravação de video (problema no app nativo, ja que o video cam ilusion, encontrado na rom, faz o trabalho), ela se mostra rapida nas respostas e boa no desempenho de bateria. Ela, em relação a CM9, é BEM mais personalizavel (é possivel ate alterar a forma como os aplicativos recentes aparecem na tela). Alem de todas essas qualidades, ela é baseada no android 4.0. Vai testar ICS? Essa sem duvida é a melhor opção.

- CyanogenMod 9 (Jockersax) -

Rom baseada na 4.0.4 ICS do android. Esse cara ta em praticamente todas as areas de desenvolvimento Ice Cream Sandwich para o Atrix - e ele é bom -. Entre a AOKP e ela, a primeira tem - muito - mais opções de personalização do aparelho.

- AOKPCB -

Nada mais é que a AOKP com algumas modificações no visual (vejam screenshots na pagina do topico). Me parece que ela foi descontinuada, pois ela não é atualizada desde maio, portanto, não recomendo a instalação dela. Usem a AOKP

Baseadas no Jelly Bean 4.1.2

- CyanogenMod 10 (Emerson Pinter) -

A quantidade de desenvolvedores de roms brasileiros esta crescendo e, por enquanto, o unico a estar desenvolvendo em cima do android 4.1 é o Emerson Pinter, que trouxe a CM10 para o atrix.

Abaixo se encontra um review basico, misturando temas relativos a rom - desempenho - e sobre as melhorias trazidas com o android 4.1.

- Interface e apps -

Após a inicialização, temos a configuração inicial. Pequenas mudanças no visual são percebidas. A coisa começou a mudar quando o aparelho mostrou a tela inicial. Ao abrir um app qualquer, pude confirmar o que a Google disse no dia do lançamento do Jelly Bean, que ele abria os apps mais suave e rapidamente. E que suavidade! Ponto para o Project Butter. Até a forma como os apps mudam entre si ficou mais bonito. Outro ponto que me chamou a atenção foi com relação a barra de notificações, bem mais funcional que a anterior. Exemplo disso é quando voce não atende uma ligação, pela propria barra de notificações é possivel retornar a ligação ou mandar uma mensagem, ou ainda saber quais e-mails estão na sua caixa de entrada.

Outra coisa que mudou tambem foi a galeria e a camera, agora oficiais do Jelly Bean - antes esses apps eram portados da rom ICS. A atualização desses apps inclui somente alguns novos efeitos de captura e passagem das fotos - agora no chamado estilo "pilha de cartão".

Seguindo a onda dos apps da camera e galeria, a animação de boot oficial do android 4.1 chegou ao atrix.

Para os que querem um nivel de proteção maior, o desbloqueio facial tambem já está em pleno funcionamento! O melhor é que com o Jelly Bean, ao marcar a opção "Verificação de presença viva", o celular só é liberado para uso quando você pisca. Awesome, isn't it?

- Barra de pesquisa -

A barra de pesquisa tambem me chamou a atenção. Ao fazer as perguntas, em pouquissimo tempo o resultado já esta na tela. Não há muito o que dizer quando se tem a barra de pesquisa integrada ao recurso mais interessante da versão 4.1 do robozinho verde.

- Google Now -

Para quem tem internet 24 horas por dia no celular, com certeza vai usurfruir muito bem desse aplicativo. Nele pude saber o tempo que iria gastar do trabalho minha casa - e vice-versa - com a possibilidade de abrir o navegador GPS para saber a melhor rota, o clima do dia e dos três próximos, opções de ônibus e horários ao parar para esperar um e saber próximos eventos da minha agenda. Ainda há a possibilidade de outros cards aparecerem, como o de esportes - mostra a pontuação das equipes pesquisadas, tradução - aparece ao viahar para ajudar com a a tradução , moeda - aparece ao viajar para ajudar com a conversão de moedas, lugares - mostra lugares interessantes nas proximidades, etc. E o melhor disso é que tudo é de forma automática! Nada foi configurado, ate mesmo meus cards de localização ele identificou (!). Tudo graças ao banco de dados que ele cria baseado em suas pesquisas.

Realmente o trabalho da Google aqui foi impecável!

- Bateria -

Não é igual a da neutrino, mas é bem duravel. Consegui ter 13h54min aos 5% de bateria. Nada mal, não?

- Vale a pena? -

Sim. Eu uso ela desde Julho/12 e não tenho muito o que reclamar - somente do nao funcionamento da camera de vido.Se vocenão se importa muito com ela, instale essa e verá como o atrix se comporta diante do android mais recente do mercado.

- AOKP -

Rom bastante rapida, como a CM10 do Epinter, mas com o "plus" das roms AOKP. Digo entre aspas porque não são todas as personalizações da rom ICS que estão presente na Jelly Bean, Esta vindo aos poucos.

Ela é baseada na CM10 do Jokersax, portanto, posso tambem tirar minha conclusão sobre ela. A vantagem é que voce pode passear entre as tres roms sem precisar de deletar seus apps (instalando como se fosse uma atualização).

- CyanogenMod 10 (Jokersax) -

Breve.

- CNA -

Mais uma concorrente por aqui. Fiquei sabendo dela pelo usuario marc_83. Testei ela durante algumas horas, e o que eu percebi foi sua semelhança com a AOKP. Grande parte das alterações e personalizações que podem ser feitas, são parecidas ou identicas as da AOKP Jelly Bean.

- CyanogenMod 10 (somebody's) -

Primeira e unica (atualmente), das cm10s a ter aceleração por hardware ou seja, temos filmadora e jogos 2d funcionando! A rom ainda não está muito estável, mas mesmo assim vale a pena, foram corrigidos muitos bugs das baseadas na oficial, algumas pessoas estão enfrentando problemas como "tremedeiras de tela", isso ocorre pois as "libs" ou simplificando, os "drivers" estão com incompatibilidade com um lote do atrix.

- Paranoid Android (th3bill) -

Rom portada pelo th3bill para o atrix, tendo com base sua cm10. O que difere ela das outras é a proposta de unir o melhor dos dois mundos da interface android (smartphone+tablet). Ao ligar o aparelho, a grande diferença está por conta da barra de notificações, que agora é a mesma encontrada em tablets android (parte inferior do aparelho). O app configurações também se adequou a interface tablet. Se você quiser ter algo diferente - não tanto quanto a MIUI - então use essa rom sem problemas.

Edited by Danielstuart

Cara muito bom o topico! Mas to precisando de uma ajuda, você disse que todas essas roms requer "root e bootloader desbloqueado" e não encontrei um tutorial aqui falando disso, e queria testar essas roms no meu atrix, poderia me ajudar?

Cara muito bom o topico! Mas to precisando de uma ajuda, você disse que todas essas roms requer "root e bootloader desbloqueado" e não encontrei um tutorial aqui falando disso, e queria testar essas roms no meu atrix, poderia me ajudar?

Tem um tópico no forum - de minha autoria até - que pode te auxiliar: http://www.androidz.com.br/forum/topic/14767-desbloq-bootloaderinstalar-recovery/

qualquer duvida me fale.

Cara muito bom, muito obrigado, vai me ajudar sim, ultima duvida... é só fazer esse tutorial que vou consguir instalar qualquer room da lista, ou outras roms...?

Sim, esse é o pre-requisito para qualquer uma ;)

Parabens pelo tópico ótima iniciativa mostrar um pouco de cada rom parabéns eu estava usando a cm9 mas voltei uma baseada na 2.3.6 epsilon v5 mas não estou gostando muito da bateria se tiverem alguma indicação fico agradecido até mais.

Parabens pelo tópico ótima iniciativa mostrar um pouco de cada rom parabéns eu estava usando a cm9 mas voltei uma baseada na 2.3.6 epsilon v5 mas não estou gostando muito da bateria se tiverem alguma indicação fico agradecido até mais.

Obrigado pelo elogio ;)

Use a neutrino, ela é otima, estavel, rapida e ainda tem bom desempenho de bateria

Edited by PedroOliveira

Obrigado pelo elogio ;)

Use a neutrino, ela é otima, estavel, rapida e ainda tem bom desempenho de bateria

Vou testar e ve como fica obrigado pela dica.

Instalei a Epsilon Project, porem o que eu não gostei foi a duração da bateria (cai muito rapido notavelmente), e o 3G que não funfa legal com a operadora Claro, no momento estou testando a Nottachtrix4G, pareçe muito boa e rapida tb, o 3G esta funfando legal nessa, acho que a bateria tb esta muito melhor, vou testar por mais um dia e posto novamente, instalei a Neutrino tb (realmente pareçe ser muito rapida)porem senti falta do Play store, por esse fato não continuei com ela e não sei dizer relamente sobre o depenho geral e nem da bateria !!!!!

Olá Pedro, em relação a duração da bateria, vc idicaria a Nottachtrix4G ou a Neutrino ???

Não posso te responder essa pergunta diretamente, por nao ter contato com a Nottachtrix, mas, levando em consideração que ela tem toda a personalização da motorola - Esse motoblur drena a bateria - , acredito que o desempenho da Neutrino seja melhor, por ela ser o android puro.

Pedro, já testou a CM10??? Quais os bugs??? A bateria??? Da um feedback ai!!!

Usei ela por 3 dias, no ultimo dia (ate hoje de manha), ela apresentava um bug que me irritava um pouco, o computador reconhece a memoria interna ao conectar, e o aparelho só reconhece a externa. Acho que é o que mais ta incomodando ate agora. sem aceleração de Hardware, sem leitor biometrico, e alguns outros bugs que nao me recordo agora. A bateria me pareceu dentro da ideia de duração. ta em alpha ainda, mas o pessoal ta atualizando todos os dias, e eu to atualizando o post la tambem, entao fica atento lá que eu vou colocando as novidades. Se quiser testar outra rom, a MIUI 4.0.4 ta otima, leia o review.

A Neutrino está quase assim em relação relaçãoa a memória, só reconhece uma de cada vez no celular, no pc está normal!!

a neutrino? tem certeza? que eu me lembre ela era normal com relação a isso, va na pasta mnt/emmc ou mnt/sdcard que deve estar tudo la

Pedro, a Neutrino só esta funcionando uma memoria de cada vez (interna ou externa), se eu for nas configurações/Conf.CyanogenMod/Aplicação/Usar armazenamento interno, seu eu clicar na caixa tenho que reinicar pra ter acesso a memoria interna, senão não consigo entra nela de forma alguma !!!!

Pedro, a Neutrino só esta funcionando uma memoria de cada vez (interna ou externa), se eu for nas configurações/Conf.CyanogenMod/Aplicação/Usar armazenamento interno, seu eu clicar na caixa tenho que reinicar pra ter acesso a memoria interna, senão não consigo entra nela de forma alguma !!!!

Baixe o root explorer, ao entrar nele, ele pedira acesso root, ao aceitar, va na pasta mnt. as pastas emmc e sdcard correspondem as duas memorias do aparelho. O que voce muda, é qual ele usa como primaria, mas as duas ele le sempre. Se nao estiver lendo, a sua rom esta com problema, pois tenho um atrix com neutrino aqui e ele funciona lendo as duas memorias.

PessoALL.

Testei todas para o Atrix e algumas que peguei no xda.

Recomendo a Jelly Bean.

A mais usável no dia a dia.

Agora se quiserem uma rom boa e sem bugs, vão de Epsilon mesmo!

O maior problema da epsilon é a duração da bateria, por esse fato uso e recomendo a Neutrino, super estável, personalizável, sem bugs e surpreende na performance da bateria!!! :-)

PessoALL.

Testei todas para o Atrix e algumas que peguei no xda.

Recomendo a Jelly Bean.

A mais usável no dia a dia.

Agora se quiserem uma rom boa e sem bugs, vão de Epsilon mesmo!

Concordo com o Fvaguiner, a mais usavel no dia a dia é sem duvida alguma a neutrino. Bateria, performace, leveza, bateria, base na CM7 e bateria é o grande trunfo dela. O JB ainda está em fase alpha, então tem uma quantidade grande de bugs (nós que nao percebemos todos).

Edited by PedroOliveira