Ir para conteúdo

Foto

[Tutorial] A Melhor Forma De Fazer Lag Fix

• Por favor, faça o login para responder
78 respostas neste tópico

the-dude

the-dude

Nivel 4

• Membros
  • 96 posts
    • :
  • Android 2.3

Current mood: None chosen

Bom
Pessoal,
Quem ainda está usando o OCLF (One Click Lag Fix) ou quem ainda não aplicou nenhum tipo de lag fix, sugiro fortemente que utilizem o z4mod, que é o melhor lag fix para Galaxy S e é compatível com o aparelho nacional. Segue um pequeno tutorial de como instalá-lo.

Passo-a-Passo

1) Se você já tem o OCLF feito, desfaça-o.

2) Se você ainda não tem root feito no Galaxy S, procure algum tutorial e faça-o. Se o método de root já não o fizer automaticamente, baixe e execute o instalador "Busy Box" a partir do Market.

3) Baixe o APK do z4mod no link ao lado: http://forum.xda-dev...ad.php?t=845337

4) Ligue o aparelho no micro em modo USB, e coloque-o na raíz do seu cartão USB.

5) Usando um aplicativo estilo explorer (como "Meus Arquivos", que vem com o Galaxy S, ou "Astro"), execute e instale o z4mod.

6) Certifique-se de que você está com sua conexão Wi-Fi ou 3G ligada. O z4mod baixará cerca de 10Mb da Internet. Certifique-se também de que você tem bastante bateria para todo o processo.

7) Execute o z4mod e faça o patch do kernel.

8) O z4mod irá atualizar o kernel para permitir a conversão. Quando terminado, reinicie o aparelho.

9) Rode novamente o z4mod e peça a ele para converter de RFS para EXT2. Ele irá reiniciar automaticamente o aparelho.

10) Lembre-se: Antes de fazer qualquer atualização de ROM, desfaça o lag fix utilizando o próprio z4mod, e convertendo novamente para RFS.

Perguntas Frequentes

1) O que são RFS e EXT2?
São filesystems - isto é, sistemas de armazenamento de arquivos. O padrão do Android é usar o EXT2. A Samsung, todavia, decidiu criar o seu próprio filesystem, e chamá-lo de RFS.

2) Por que existe lag (atraso de performance) no Galaxy S?
Porque o RFS é um filesystem péssimo, baseado em FAT32, além de fazer uma quantidade excessiva de operações de leitura e gravação. Foi uma idéia ruim da Samsung, e provavelmente ela a abandonará no futuro.

3) Em que o z4mod é diferente do OCLF?
Ambos são do mesmo autor. O OCLF é uma espécie de "gambiarra." Ele cria uma outra partição EXT2 para usar como se fosse um cache da partição principal. O OCLF não elimina as operações na partição /DATA em RFS. O OCLF pode ficar lento com o tempo, e não resolve em definitivo o problema. Já o z4mod converte totalmente a partição /DATA para EXT2. Sendo assim, trata-se de uma solução bem mais elegante, e definitiva para o problema.

4) Eu mudei do OCLF para o z4mod, mas o resultado do Quadrant ficou pior. Devo voltar pro OCLF?
O próprio autor admite que o OCLF funciona de uma forma que acaba "enganando" o Quadrant, e por isso esse resultado não pode ser confiado. Pra quem quiser um detalhamento maior, vide explicação abaixo.

O OCLF "acumula" uma quantidade de informações em RAM antes de escrevê-las na partição, exatamente porque a escrita em partição RFS é muito lenta. O que acontece com isso? Quando o Quadrant vai testar o I/O do aparelho, o OCLF grava tudo na RAM. Ou seja, na realidade, você está testando a velocidade da RAM, e não do disco. Porém, o OCLF acaba, depois de um tempo, gravando as informações em disco. Apenas, ele irá fazê-lo depois que o teste já foi executado. Por isso, o valor no Quadrant será bem maior, mesmo que na prática o z4mod seja bem mais rápido.

5) Posso usar o OCLF junto com o z4mod para obter ainda mais performance?
Até é possível instalar, mas não faz sentido. Basicamente, seria como criar uma partição de cache em EXT2 para uma partição que já é EXT2. Ou seja, não tem utilidade alguma, nem ganho de performance (mesmo se o Quadrant mostrar algum ganho - vide pergunta anterior), e um dos autores afirmou que pode até ser perigoso.

6) Eu posso ter algum problema a longo prazo com isso?
Não. Basicamente, é como você ter um HD em FAT32 e convertê-lo para NTFS. Assim como Windows pode ler ambos, o Android (do Galaxy S) pode ler tanto RFS quanto EXT2. Não há nenhum problema de se ter a partição em EXT2. Pelo contrário, como a EXT2 é mais eficiente, isso significa menos acesso físico ao disco, o que resulta em maior durabilidade do equipamento.

7) Posso usar esse lag fix em outro celular?
Não faria sentido, pois outros celulares normalmente usam EXT2.

Espero ter ajudado!

Abraços!
  • 13

ffosilva

ffosilva

Nível 10

• Desenvolvedores
  • 255 posts
    • :
  • Android 2.2.1

Muito Bom

Pessoal,
Quem ainda está usando o OCLF (One Click Lag Fix) ou quem ainda não aplicou nenhum tipo de lag fix, sugiro fortemente que utilizem o z4mod, que é o melhor lag fix para Galaxy S e é compatível com o aparelho nacional. Segue um pequeno tutorial de como instalá-lo.

Passo-a-Passo

1) Se você já tem o OCLF feito, desfaça-o.

2) Se você ainda não tem root feito no Galaxy S, procure algum tutorial e faça-o.

3) Baixe o APK do z4mod no link ao lado: http://forum.xda-dev...ad.php?t=845337

4) Ligue o aparelho no micro em modo USB, e coloque-o na raíz do seu cartão USB.

5) Usando um aplicativo estilo explorer (como "Meus Arquivos", que vem com o Galaxy S, ou "Astro"), execute e instale o z4mod.

6) Certifique-se de que você está com sua conexão Wi-Fi ou 3G ligada. O z4mod baixará cerca de 10Mb da Internet. Certifique-se também de que você tem bastante bateria para todo o processo.

7) Execute o z4mod e faça o patch do kernel.

8) O z4mod irá atualizar o kernel para permitir a conversão. Quando terminado, reinicie o aparelho.

9) Rode novamente o z4mod e peça a ele para converter de RFS para EXT2. Ele irá reiniciar automaticamente o aparelho.

10) Lembre-se: Antes de fazer qualquer atualização de ROM, desfaça o lag fix utilizando o próprio z4mod, e convertendo novamente para RFS.

Perguntas Frequentes

1) O que são RFS e EXT2?
São filesystems - isto é, sistemas de armazenamento de arquivos. O padrão do Android é usar o EXT2. A Samsung, todavia, decidiu criar o seu próprio filesystem, e chamá-lo de RFS.

2) Por que existe lag (atraso de performance) no Galaxy S?
Porque o RFS é um filesystem péssimo, baseado em FAT32, além de fazer uma quantidade excessiva de operações de leitura e gravação. Foi uma idéia ruim da Samsung, e provavelmente ela a abandonará no futuro.

3) Em que o z4mod é diferente do OCLF?
Ambos são do mesmo autor. O OCLF é uma espécie de "gambiarra." Ele cria uma outra partição EXT2 para usar como se fosse um cache da partição principal. O OCLF não elimina as operações na partição /DATA em RFS. O OCLF pode ficar lento com o tempo, e não resolve em definitivo o problema. Já o z4mod converte totalmente a partição /DATA para EXT2. Sendo assim, trata-se de uma solução bem mais elegante, e definitiva para o problema.

4) Eu mudei do OCLF para o z4mod, mas o resultado do Quadrant ficou pior. Devo voltar pro OCLF?
O próprio autor admite que o OCLF funciona de uma forma que acaba "enganando" o Quadrant, e por isso esse resultado não pode ser confiado. Pra quem quiser um detalhamento maior, vide explicação abaixo.

O OCLF "acumula" uma quantidade de informações em RAM antes de escrevê-las na partição, exatamente porque a escrita em partição RFS é muito lenta. O que acontece com isso? Quando o Quadrant vai testar o I/O do aparelho, o OCLF grava tudo na RAM. Ou seja, na realidade, você está testando a velocidade da RAM, e não do disco. Porém, o OCLF acaba, depois de um tempo, gravando as informações em disco. Apenas, ele irá fazê-lo depois que o teste já foi executado. Por isso, o valor no Quadrant será bem maior, mesmo que na prática o z4mod seja bem mais rápido.

5) Posso usar o OCLF junto com o z4mod para obter ainda mais performance?
Até é possível instalar, mas não faz sentido. Basicamente, seria como criar uma partição de cache em EXT2 para uma partição que já é EXT2. Ou seja, não tem utilidade alguma, nem ganho de performance (mesmo se o Quadrant mostrar algum ganho - vide pergunta anterior), e um dos autores afirmou que pode até ser perigoso.

6) Eu posso ter algum problema a longo prazo com isso?
Não. Basicamente, é como você ter um HD em FAT32 e convertê-lo para NTFS. Assim como Windows pode ler ambos, o Android (do Galaxy S) pode ler tanto RFS quanto EXT2. Não há nenhum problema de se ter a partição em EXT2. Pelo contrário, como a EXT2 é mais eficiente, isso significa menos acesso físico ao disco, o que resulta em maior durabilidade do equipamento.

7) Posso usar esse lag fix em outro celular?
Não faria sentido, pois outros celulares normalmente usam EXT2.

Espero ter ajudado!

Abraços!

Entrando no modo recovery, e fazendo um wipe, retorna a ser RFS?
  • 0

the-dude

the-dude

Nivel 4

• Membros
  • 96 posts
    • :
  • Android 2.3

Bom

Entrando no modo recovery, e fazendo um wipe, retorna a ser RFS?

Não. Ele permanece EXT2. As únicas duas formas de voltar a ser RFS são se você usar o próprio z4mod para reconverter, ou então via ODIN reformatando as partições.

Abraços!
  • 0

SérgioG

SérgioG

Nivel 2

• Membros
  • 43 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro
Obrigado pela dica.
Funcionou perfeitamente no GT-I9000B com Froyo JPD.

Minhas transições não travam mais quando estou instalando algo do Market, por exemplo.
  • 0

wolverine

wolverine

Novato

• Membros
  • 2 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro
Amigos, alguém tem algum outro link?Este está incompleto, com erro.

Valeu!

Obrigado pela dica.
Funcionou perfeitamente no GT-I9000B com Froyo JPD.

Minhas transições não travam mais quando estou instalando algo do Market, por exemplo.

• 0

cristiancan

cristiancan

Nivel 1

• Membros
  • 22 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro
Olha eu achei excelente a performance que o z4mod alcançou em meu aparelho, mas eu perdi meu 3g, tive de reinstalar a rom para restaura-la.Mas é promissor realmente.
A proposito, Froyo JPA.
  • 0

Rennedy

Rennedy

Novato

• Membros
  • 4 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro
Fiz essa Lag Fix no Froyo .JPA e foi tudo tranquilo. Rapido e sem problemas.
O aparelho esta bem mais rapido, e nao tive nenhum problema. :lol:
Segui passo a passo, detalhadamente, e foi tudo tranquilo.
Recomendo.

Eu ja tinha visto no

http://forum.xda-dev...ad.php?t=845337

e segui por la, mas obrigado por compartilhar a informacao aqui. B)

Um abraco,

Rennedy
  • 0

Danrop

Danrop

Nivel 1

• Membros
  • 10 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro
Estou com a minha rom original da claro ... 2.1 ... sera que funciona também? Meu aparelho é o I9000B e ja esta rooteado via update.zip

Obrigado
  • 0

cristiancan

cristiancan

Nivel 1

• Membros
  • 22 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro
Reinstalei tudo desde o começo, desde a rom JPD, e agora funcionou.....
  • 0

Henrique Mizael

Henrique Mizael

Nível 10

• Membros
  • 265 posts
    • :
  • Android 2.2

Bom
O z4 está falando "não foi possível encontrar o item solicitado."

Tanto pela Wi-Fi, quanto pela 3G
  • 0

the-dude

the-dude

Nivel 4

• Membros
  • 96 posts
    • :
  • Android 2.3

Bom

O z4 está falando "não foi possível encontrar o item solicitado."

Tanto pela Wi-Fi, quanto pela 3G

Em alguns casos, o método de root não instala o Busy Box. Você precisa dele instalado para funcionar. Verifique se o seu celular tem uma versão atualizada do Busy Box. Caso contrário, instale pelo Market. Depois disso, tente novamente e veja se funciona.

Abraços!
  • 0

Henrique Mizael

Henrique Mizael

Nível 10

• Membros
  • 265 posts
    • :
  • Android 2.2

Bom
Nada ainda...
  • 0

the-dude

the-dude

Nivel 4

• Membros
  • 96 posts
    • :
  • Android 2.3

Bom

Nada ainda...

Estranho. A configuração da Internet está ok? Que ROM você está usando?
  • 0

Henrique Mizael

Henrique Mizael

Nível 10

• Membros
  • 265 posts
    • :
  • Android 2.2

Bom
Jpd froyo
  • 0