Ir para conteúdo

Foto

Como Fazer Backup Da Rom Atual, Root E Atulizar Para Froyo 2.2

• Por favor, faça o login para responder
27 respostas neste tópico

Faustrim

Faustrim

Nivel 1

• Membros
  • 23 posts
  • Android 2.2

Current mood: None chosen

Neutro
Olá amigos! Sou novo no Fórum e para atualizar o meu SGS para 2.2, tive que ler alguns comentários de usuários e tomar a coragem de fazer tudo que lí. Bem, para fazer o Backup de sua ROM é necessário fazer o ROOT (permissão de Super Usuário), depois faremos o Bakcup da Rom e depois a atualização final! Vamos começar!!!

1º) Fazer o ROOT (temporário ou permanente)---> Créditos: Alberto (Orkut)

Dispositivos compatíveis segundo o desenvolvedor:
--> Samsung Galaxy S (All variants)
--> Outros dispositivos ver no link original.

Procedimento:

1 - Baixe o Z4Root no Android Market e instale. (Não abra ainda) Na versão atual do aplicativo é possível fazer o ROOT Temporário ou Definitivo.
2 - Baixe o BusyBox (com "s" e não com "z") no Android Market e instale. (O Z4Root necessita do BusyBox para funcionar)
3 - Reinicie o aparelho.
4 - Abra o Z4Root. Quando abrir pela primeira vez ele aparecerá apenas as duas primeiras opções mostradas na figura abaixo. Após o root aparecerá o UnRoot.
Detalhe: No meu caso fiz o root temporário e após o reboot ele perdeu o root, mas aí fiz denovo e funcionou muito bem.

Fig. 1
Figura 1 - Aparência do Z4ROOT após o root mas sem permissão do root. Quando é instalado pela primeira vez e ainda não houve root, só aparecem as duas primeiras opções.

Fig. 2
Figura 2 - Após o procedimento de root completado o Z4Root ficará da seguinte forma. Dando a opção de Re-root e Un-root.

Eu fiz o procedimento no SGS I9000B com Android 2.1 Eclair, e já vi relatos no outro tópico da comunidade sobre procedimentos de sucesso no Froyo. Logo funciona nas duas Versões.
Fig. 3
Figura 3 - Screen da minha versão

Fig. 4
Figura 4 - Depois de rooteado o aparelho, aparecerá um ícone de programa chamado "Superuser". Instalei o ShootMe (que necessita root ) usado para fazer os screens

Fig. 5
Figura 5 - Home do SuperUser com as aplicações com permissão Root

Pronto amigos, feito o ROOT, iremos fazer o Backup da sua ROM atual (original - atualização virgem - ou não - já atualizou)....

2º) Rom Backup! (FAÇA ISSO ANTES DE ATUALIZAR O SEU SGS, PARA PODER TER ONDE RECUPERAR SEUS DADOS) ---> Créditos Alek's (Orkut)

Abaixo, segue passo-a-passo para criar um backup da ROM do Galaxy S.

Antes de começar, como em todos os tutoriais presentes na comunidade, é de total responsabilidade do proprietário do aparelho seguir os passos abaixo.

Premissa do backup: Ter permissão de Super Usuário (Root).

1-) Baixar e instalar o software Rom Maneger
Imagem Postada

Pressiona na imagem do aplicativo...
As mensagens que irá aparecer, clique em OK.

Com o programa aberto, clique em FAZER BACKUP DA ROM ATUAL.
Imagem Postada

Após clicar no item acima, irá aparecer uma janela para digitar um nome para a imagem da ROM (na imagem abaixo um exemplo) e clique em ok.
Imagem Postada

Ao clicar em OK, a permissão de Super Usuário irá aparecer.
Imagem Postada

Clique em ok para prosseguir.

Nesta parte, após clicar em ok, em alguns casos, o aparelho irá reiniciar normalmente.
Caso acontecer, abra novamente o ROM MANAGER, digite o nome da imagem que desejar e clique em OK.
Reiniciando o aparelho, irá passar no modo recovery, mas não se preocupe, o processo de backup acontecerá em alguns segundos. Não precisa fazer nada neste ponto.
Imagem Postada

Processo de backup iniciado...
Imagem Postada

No final do processo de backup, irá aparecer uma mensagem que não foi encontrado a pasta “.android_secure” mas não há problema.
Imagem Postada

Solução de Problemas: Caso durante a tentativa de backup o seu SGS ficar nessa tela:
Imagem Postada

Faça isso: O pulo do gato é selecionar e aplicar o update.zip que esta na tela do recovery depois de reiniciar após selecionar o nome do back-up, então vai entar em um novo menu chamado ClockWorkMod nele você seleciona reboot e comfirma com o botão de liga desliga do galaxy, depois de reiniciar seleciona o rom maneger aplica novamente o clockworkmod para o i9000, seleciona back-up da rom nomeia e pronto vai fazer o back-up demora uns 3 minutos depois ele reinicia sozinho, o back-up vai ta na pasta do inicio do tutorial. Créditos ---> Vagner (orkut)

Agora, iremos fazer a atualização para o sistema Froyo 2.2, já que estamos com a nossa ROM salva e "seguros"...

3º) Atualização para Froy o 2.2 via Samguns Kies. ---> Créditos: €LZ€® (Orkut)

Siga os passos abaixo antes de atualizar a ROM do SGS nacional, via Kies:

1 - A bateria tem que está 100% carregada.
2 - Retirar o chip da operadora.
3 - Retirar o cartão micro SD externo.
4 - Desativar o lagfix.

Como atualizar:

1- Atualize o Kies para ultima versão 1.5.3.10103_102, no Kies aberto, clique no ícone Kies no alto a esquerda e mande atualizar, depois feche o Kies.
2- Baixe o Kies Redistry Patcher 1.7.0.0 e descompacta.
3- Abra o Kies, ligue o celular na USB e espere o kies reconhecer o celular.
4- Abra o programa Kies Registry Patcher e rode o Kies Registry Patcher v.1.7.0.0.exe como administrador, clicando com botão direito.
5- Na janela que abriu clique em Spoof Product Code as, selecione a opção ZVV (Operadora VIVO) clique no botão Write Registry, deixe aberta a janela do patch.
6- Agora volte para o Kies e mande atualizar.

Obs:

Os códigos das operadoras nacionais são:
ZTA = BRAZIL (Claro)
ZTM = BRAZIL (TIM)
ZTO = BRAZIL (FNAC, livre de operadora)
ZVV = BRAZIL (Vivo)
por em quanto só está disponível a atualização para a Vivo, mas serve para qualquer SGS Nacional.
Você faz a atualização por sua conta e risco, não sou responsável por problemas decorrentes da atualização.

Obs2.:

Lí alguns comentários de usuários que conseguiram atualizar via KIES sem utilizar o Kies Registry Patcher, porém, não fiz o teste. Quem o fizer, avise-nos por favor...

Bem, gostaria de agradecer a colaboração de todos e parabenlizar o fórum, pela resolução de todas nossas dúvidas e na disponibilização de discussões em geral. Esse tutorial que "fiz" foi para ajudar pessoas que, como eu, são usuários novos de celular magnífico: SAMSUNG GALAXY S I9000B.

Atenciosamente,
Faustrim.
  • 3

Soad779

Soad779

Nivel 3

• Membros
  • 71 posts
  • Android 2.2

Neutro
eu instalei e nao aparece a opcao de backup da rom??!!!

a unica opcao e de e de "reboot in recover!

lembrando q o meu modelo e o Vibrant e esta rooteado

ThanX!!!
  • 0

Faustrim

Faustrim

Nivel 1

• Membros
  • 23 posts
  • Android 2.2

Neutro

eu instalei e nao aparece a opcao de backup da rom??!!!

a unica opcao e de e de "reboot in recover!

lembrando q o meu modelo e o Vibrant e esta rooteado

ThanX!!!

Olá! Faz o seguinte: ligue e desligue o telefone, depois, acesse o programa para fazer a ROOT e faça novamente... Instale o Rom Maneger versão atual e ele vai fazer um upgrade do Overcloock, vá aceitando o que ele vai falando. Depois, reinicie o programa que aparecerá a opção lá em baixo de fazer backup da rom.

Abraços
  • 0

roadfr

roadfr

Nivel 1

• Membros
  • 10 posts
  • Android 2.3

Neutro
Li em alguns sites que tava liberada a atualização por meio do kies, mas, qdo conecto, ele diz que o firmware já está atualizado. Alguém teve o mesmo porblema que eu? Será que pode ser algum problema de liberação de operadora?
  • 0

Faustrim

Faustrim

Nivel 1

• Membros
  • 23 posts
  • Android 2.2

Neutro

Li em alguns sites que tava liberada a atualização por meio do kies, mas, qdo conecto, ele diz que o firmware já está atualizado. Alguém teve o mesmo porblema que eu? Será que pode ser algum problema de liberação de operadora?

O meu aconteceu isso quando liguei o kies direto para fazer o upgrade. Não dando certo, usei o app para fazer o patch e deu serto... O meu é um SGS Rom Vivo desbloqueado i9000B.
Se der certo, avisa aqui no fórum para galera!

Abraços
  • 0

gabriel lucas

gabriel lucas

Novato

• Membros
  • 1 posts
  • Android 2.2

Neutro
vlw o meu ta funcionando perfeitamente....
  • 0

csat

csat

Nivel 2

• Membros
  • 30 posts
  • Android 2.2.1

Neutro

vlw o meu ta funcionando perfeitamente....

Alguem sabe dizer se essa atualização perde algum tipo de funcionalidade no aparelho como, por exemplo, a recepção de TV digital?

Fui somente ate ao backup da ROM mas li em algum lugar que haveria perda da recepção de TV...

Grato
csat
  • 0

Faustrim

Faustrim

Nivel 1

• Membros
  • 23 posts
  • Android 2.2

Neutro

Alguem sabe dizer se essa atualização perde algum tipo de funcionalidade no aparelho como, por exemplo, a recepção de TV digital?

Fui somente ate ao backup da ROM mas li em algum lugar que haveria perda da recepção de TV...

Grato
csat

Olá! O meu está funcionando tudo como estava no 2.1. Fique tranquilo, já que fez o backup da rom atual, não tem problema... Se der algum erro, é só fazer o restore...

Abraços!
  • 0

csat

csat

Nivel 2

• Membros
  • 30 posts
  • Android 2.2.1

Neutro

Olá! O meu está funcionando tudo como estava no 2.1. Fique tranquilo, já que fez o backup da rom atual, não tem problema... Se der algum erro, é só fazer o restore...

Abraços!

Grato. Executei os procedimentos mas não aconteceu nada. O KIES continua dizendo que minha versão já é a última disponível. O comando *#1234# informa:
PDA: I9000BVJJG9
PHONE: I9000BVJJG7
CSC: I9000BZTAJH1

O SGS tá com o root (superuser permission) e o BusyBox.

Usei o Windows 7 64-bits.

Grato.
  • 0

JhonnyNS

JhonnyNS

Simon diz...

• Moderadores
  • 3.963 posts
  • Outros

Current mood: Samsung Galaxy S3

Excelente
Besteria ficar perdendo tempo com o KIES... tem várias roms aqui na fórum, muito mais simples de atualizar via ODIN
  • 0

JhonnyNS

JhonnyNS

Simon diz...

• Moderadores
  • 3.963 posts
  • Outros

Current mood: Samsung Galaxy S3

Excelente
Besteria ficar perdendo tempo com o KIES... tem várias roms aqui na fórum, muito mais simples de atualizar via ODIN
  • 0

Faustrim

Faustrim

Nivel 1

• Membros
  • 23 posts
  • Android 2.2

Neutro

Grato. Executei os procedimentos mas não aconteceu nada. O KIES continua dizendo que minha versão já é a última disponível. O comando *#1234# informa:
PDA: I9000BVJJG9
PHONE: I9000BVJJG7
CSC: I9000BZTAJH1

O SGS tá com o root (superuser permission) e o BusyBox.

Usei o Windows 7 64-bits.

Grato.

Olá! Amigo, o Kies é mais para usuários inexperientes ou que não querem fazer o procedimentos outros. Agora, recomendo que pegue uma confiável ROM aqui no fórum e faça tudo pelo ODIN, com certeza vai dar certo. Tem um tutorial feito pelo nosso amigo Jhonny que explica como fazer.

Abraços!!!
  • 0

Patara

Patara

Novato

• Membros
  • 3 posts
  • Android 2.1

Neutro
Pessoal, apenas como informação, executei diretamente o passo 3 no Galaxy S comprado na FastShop (sem Operadora) e tudo funcionou sem problemas.
Não removi nenhum cartão do aparelho. Agora ele está na Versão 2.2 - Vivo.
Apenas executei o Kies Registry.
Não perdeu nenhuma configuração (contatos, WiFi, aplicações baixadas, etc).
Só encontrei um BUG no índice dos contatos, onde sumiram algumas letras. Alguém viu isso e sabe como corrigir ?
Robinson
  • 0

csat

csat

Nivel 2

• Membros
  • 30 posts
  • Android 2.2.1

Neutro

Olá! Amigo, o Kies é mais para usuários inexperientes ou que não querem fazer o procedimentos outros. Agora, recomendo que pegue uma confiável ROM aqui no fórum e faça tudo pelo ODIN, com certeza vai dar certo. Tem um tutorial feito pelo nosso amigo Jhonny que explica como fazer.

Abraços!!!

Aí, valeu! Tentei, mais uma vez, e no spoof coloquei ZVV e o KIES diz que tem uma atualização disponível, faz alguns procedimentos e inicia o processo mas não se vê nenhum movimento no MODEM que indique estar baixando alguma coisa. O SGS entra em modo de atualização mas não sai disso até a hora em que comceçamos a desconfiar que deu errado o processo. Como havia feito o backup da ROM cancelei o processo no KIES e tirei a bateria do SGS pois ele estava travado. Recoloquei o SDcard e o cartão SIM e fiquei torcendo pra funcionar. Voltou na versão 2.1 Eclair, ou seja, não atualizou nem danificou nada pela interrupção brusca. Chamei números externos e recebi ligações e dei como normal.

Com o spoof em ZTA (minha operadora é Claro) o KIES sempre diz que a versão do SGS é a mais atual.

Vou procurar a dica do Jhonny mas se alguem postar o link vou ficar mais satisfeito LOL!

Valeu mesmo.
  • 0

csat

csat

Nivel 2

• Membros
  • 30 posts
  • Android 2.2.1

Neutro

Pessoal, apenas como informação, executei diretamente o passo 3 no Galaxy S comprado na FastShop (sem Operadora) e tudo funcionou sem problemas.
Não removi nenhum cartão do aparelho. Agora ele está na Versão 2.2 - Vivo.
Apenas executei o Kies Registry.
Não perdeu nenhuma configuração (contatos, WiFi, aplicações baixadas, etc).
Só encontrei um BUG no índice dos contatos, onde sumiram algumas letras. Alguém viu isso e sabe como corrigir ?
Robinson

Ufa... Finalmente consegui fazer o upgrade para o Froyo 2.2 usando as dicas desta "thread". Fiz tudo no XP (32-bits) com o KIES e usei o ZVV no spoof. O resultado é que em vez de Claro aparece a animação com a "Vivo". O backup da ROM foi fundamental para a segurança do processo.

@Patara e demais. Também notei o bug de sumirem algumas letras no índice dos contactos (informação vertical no lado direito).

Valeu pelas dicas!
csat
  • 0