Ir para conteúdo

Foto

[TUTORIAL] Dual Boot com o Syiah Kernel.

• Por favor, faça o login para responder
24 respostas neste tópico

LeondLTT

LeondLTT

Nivel 1

• Membros
  • 21 posts
    • :
  • Android 4.1

Current mood: Samsung Galaxy S3

Neutro

Lembrando que todo processo aqui apresentado foi testado e julgado como funcional no Galaxy SIII.

Não assumo qualquer dano no seu aparelho, faça o por sua conta e risco.

Informações úteis para quem não conhece alguns termos mais específicos do Android: GLOSSÁRIO.

Olá pessoal. Tudo bom?
Bom, quem conhece o Siyah Kernel já deve saber das suas funcionalidades. Eu gostaria de apresentar algumas das suas funcionalidades para as pessoas que nunca tiveram contato com esse maravilhoso Kernel.

Uma das suas mais variadas funcionalidades, podemos destacar o Dual Boot.
Dual Boot nada mais é que possuir duas ROMS instaladas no mesmo aparelho. Quem possui ou já possuiu Windows e Linux no mesmo PC sabe do que eu estou falando.

Gostaria de lembrar que as versões mais novas do Siyah abandonaram o ICS. Funciona somente com JB, Cyanogenmod e algumas outras Custom Roms.
Portanto, se você quer testar a CM ou outra Custom sem ter que desinstalar a sua Stock estável, a chance é agora.

Vamos parar de papo e começar logo!

Existem dois métodos para instalar o Kernel:

1. Usando o Odin (O contador de download irá aumentar).

Instale o Kies ou somente os drivers do Galaxy SIII: DRIVERS.
Baixe o Odin: ODIN.
Baixe o Siyah Kernel: SIYAH (Versão .TAR)

Com o celular já reconhecido anteriormente pelo computador, entre no Download Mode. Para isso segure, com o celular desligado, o botão de abaixar o volume juntamente com o Home e com o Power Button.

Uma tela de aviso irá aparecer, concorde apertando VolUp.

Imagem Postada

Imagem Postada

Conecte o celular ao computador, mas não esqueça de fechar por completo o Kies.

Abra o Odin, ele deverá reconhecer o seu celular, quando isso acontecer um retângulo ficará amarelo.

Imagem Postada

Não altere nada! Somente marque a caixa PDA e escolha o arquivo do Kernel que já baixamos.

Certifique-se de que o seu notebook está conectado na tomada, pois se ele desliga no meio do processo... Meus pesames.

Finalmente clique em START.

Uma barra irá aparecer na tela do Android.

Imagem Postada

O processo logo terminará, para ter certeza de que pode tirar o cabo e fachar o Odin, certifique-se de que o retângulo anteriormente amarelo se tornou verde com a mensagem PASS.

Imagem Postada

O celular irá reiniciar normalmente, mas com uma diferença. Essa imagem irá aparecer por 3 segundos.

Imagem Postada

Note agora que você tem ROOT (SuperSU Instalado) e um App que se chama STweaks, o STweaks serve para gerenciar o Kernel, tome muito cuidado pois ele pode matar o seu Galaxy SIII se for utilizado incorretamente.

Imagem Postada

Kernel Instalado. Passe agora para o próximo passo, lembrando que agora eu vou mostrar como seria se o Kernel fosse instalado pelo CWM.

2. Instalando pelo CWM (Não altera o contador).

Esse modo é para quem já tem o Recovery modificado, com o CWM instalado.
Não irei entrar em muitos detalhes, pois acredito que quem tem o CWM deve ter certa noção.
Baixe o Kernel versão instalação pelo CWM: Kernel.
Passe o arquivo para o cartão de memória e instale via Recovery.
Pronto, verifique se correu tudo certo pelas imagens acima.

Configurando o Dual Boot:

Baixe a ROM que você quer instalar junto com a sua Official já instalada e passe para o seu SD (Interno ou Externo).
Eu recomento a Ressurrection Remix, é uma ROM muito boa e tá melhor que a CyanogenMod atualmente.
O Recovery Stock do Android continua instalado.
Para acessar o Recovery do Siyah, precisamos abrir o STweaks.
Libere o acesso ao ROOT.
Navegue até a aba "DUALBOOT" deslizando o dedo horizontalmente pela tela.
Selecione a opção "Reboot into 2ndROM Utils".
Seu celular vai reiniciar e entrar no Recovery do Siyah.
Imagem
Selecione "Dual-Boot Options".
Imagem

Para manter a sua ROM atual como primaria e instalar uma outra secundária:

Clique em "Format 2ndROM System".
Agora vá em "Install .zip to 2ndROM from internal SD", se você copiou a ROM para o SD Interno.
Ou para "Install .zip to 2ndROM from external SD", se você copiou a ROM para o SD Externo.
Selecione a ROM e instale ela, lembrando que depois da instalação você deve limpar o cache e fazer um Wipe da 2ndROM pelo próprio Recovery do Siyah.
Reinicie o aparelho e a imagem do Siyah irá aparecer.
Uma mensagem irá perguntar se você quer iniciar pela ROM Primária ou Secundária.
Se quiser iniciar pela Primária é só esperar 3 segundos.
Se quiser a secundária basta apertar Home durante a mensagem.

Para manter a sua ROM atual como secundária e instalar uma outra primária pelo Recovery do Siyah ou Pelo Odin:

Dentro do Recovery do Siyah, vá em "Dual-Boot Options".
Selecione "Clone 1stROM to 2ndROM".
Vai demorar um pouquinho.
Depois de completo o processo, volte na página principal do Recovery do Siyah e instale a sua ROM Primária.
Faça um Wipe.

Reinicie o aparelho e a imagem do Siyah irá aparecer.
Uma mensagem irá perguntar se você quer iniciar pela ROM Primária ou Secundária.
Se quiser iniciar pela Primária é só esperar 3 segundos.
Se quiser a secundária basta apertar Home durante a mensagem.

Ahh, ia me esquecendo. Se você instalar uma ROM pelo Odin, ela ficará como ROM Primária. Mas talvez você tenha que passar o Kernel novamente.

Removendo tudo:

Para remover tudo é só entrar no Recovery do Siyah, Dual Boot Options, e selecionar Remove 2ndROM.
Passe um Wipe.
Reinstale uma ROM pelo Odin.
Passe um Wipe e Pronto!

Espero que gostem!

Pessoal, este é o meu primeiro Tutorial. O nosso amigo JhonnyNS é uma pessoa em que eu me inspirei na sua boa vontade de ajudar o pessoal e sempre estar trazendo novidades para o fórum!
Muito obrigado ao Jhonny, ao airwolf e a tudo pessoal do fórum.

Qualquer erro cometido por mim não deixem de avisar para eu arrumar o mais rápido possível!

Até.

-------------------------------------------------------------------------
EDIT:
Eu e o Frank testamos o celular com o Kies, não reconhece mais. Se você depende do Kies para algo você perderá a compatibilidade, para restaurar é só repassar um outro kernel official.

Editado por LeondLTT, 04 dezembro 2012 - 14:32 .

• 1

Frank K Hosaka

Frank K Hosaka

Nível 15

• Membros
  • 519 posts
    • :
  • Android 4.1

Current mood: Samsung Galaxy Note

Razoável
SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gostei do Ressurrection Remix, ele é baseado na linha do JB Domination, mas o problema é que o Kies não consegue localizar o aparelho e sem isso não consigo sincronizar compromissos e contatos (muita gente aqui usa as nuvens, mas eu ainda sou do tempo jurassaico que guarda informações no PC, ainda).
Mesmo assim, valeu a dica. Nunca imaginei que um aparelho desses fosse capaz de ter um dual boot, isso é bem útil para quem quer experimentar um novo ROM, mas tem receio de abrir mão de um que, pelo menos, funciona.
Valeu!

--------------------

Ops, fiz o boot pelo ROM primário, e o Kies também não reconheceu o aparelho. Desconfio que o Kernel do Siyah não se dá bem com o Kies, pelo menos no modo Dual Boot.

-------------------

Usando o meu kit básico de restauração, trouxe de volta o kernel nativo do ELK4, o SMP PREEPT, ele é bem fraquinho se comparado com o Siyah. O Siyah é bem útil para quem não precisa do Kies.

Editado por Frank K Hosaka, 02 dezembro 2012 - 22:20 .

• 1

LeondLTT

LeondLTT

Nivel 1

• Membros
  • 21 posts
    • :
  • Android 4.1

Neutro
Olá Frank, fique contente que tenha gostado!
Sobre a ROM, eu acho ela sensacional. Eu gosto muito de fazer meu celular de cobaia mas é um saco quando você não gosta da ROM e tem que repassar a Oficial.
Eu estou agora mesmo testando o meu com o Kies. Retorno os resultados logo.
Muito obrigado pelo feedback!

------------------------------------------------------
EDIT:
O meu não conecta também. Ele reconhece o aparelho, só que fica conectando e não sai disso.
Que pena que não funciona, eu larguei o Kies e to usando a minha conta do Google inclusive para contatos e compromissos.
Acho que tem uma saída pra você meu caro, dê uma olhada no link:
LINK

Editado por LeondLTT, 02 dezembro 2012 - 22:06 .

• 1

Frank K Hosaka

Frank K Hosaka

Nível 15

• Membros
  • 519 posts
    • :
  • Android 4.1

Razoável
O problema do Kies Air é que eu não sei como ativá-lo manualmente e não automaticamente quando o Galaxy SIII está a um metro do PC que hospeda o Kies. Isso é um mistério, não sei como o Kies usa o sensor de presença. E quando o Kies abre, ele também tenta abrir o Outlook. É um problema que ainda não sei como resolver, mas gostei da matéria. Sem dúvida é a única saída para quem quer usar o kernel do Siyah e o Kies ao mesmo tempo. Mas uma para eu aprender.
  • 0

Franklinm

Franklinm

A LG fazendo um excelente trabalho.

• Moderadores
  • 2.674 posts
    • Time Online: 7h 11m 7s
  • Android 4.4.1

Excelente

O problema do Kies Air é que eu não sei como ativá-lo manualmente e não automaticamente quando o Galaxy SIII está a um metro do PC que hospeda o Kies. Isso é um mistério, não sei como o Kies usa o sensor de presença. E quando o Kies abre, ele também tenta abrir o Outlook. É um problema que ainda não sei como resolver, mas gostei da matéria. Sem dúvida é a única saída para quem quer usar o kernel do Siyah e o Kies ao mesmo tempo. Mas uma para eu aprender.

tuh tah adorando android neh?!. Rsrs jah esqueceu aquela tristeza chamada iphone travado? :lol::ph34r:

Enviado de meu GT-P6210 usando o Tapatalk 2

• 0

Frank K Hosaka

Frank K Hosaka

Nível 15

• Membros
  • 519 posts
    • :
  • Android 4.1

Razoável

tuh tah adorando android neh?!. Rsrs jah esqueceu aquela tristeza chamada iphone travado? :lol: :ph34r:

Enviado de meu GT-P6210 usando o Tapatalk 2

Olá, Franklinm,

Eu nunca tive problema de travamento com o iPhone, mas eu não sinto falta do iPhone pois eu trabalho com um iPad.
Mas, voltando ao Galaxy SIII, hoje comecei a botar na prática a sugestão do Leond, usar o Kies Air, para poder conciliar a sincronização do Outlook com o Galaxy SIII e o uso do kernel Siyah que permite o uso do dual boot no Galaxy S3.
O Kies Air funciona, é bem mais demorado que a conexão via cabo, mas é só no final dessa semana é que poderei dizer com mais exatidão se é possível viver com o dual boot e o Kies Air. Ao longo da semana, vou publicar essa nova aventura do dual boot.
  • 0

Frank K Hosaka

Frank K Hosaka

Nível 15

• Membros
  • 519 posts
    • :
  • Android 4.1

Razoável
Olá, Leond,

Exportei através do primary ROM ELK4 os contatos para o cartão externo. Mas não consigo importá-los no ROM Resurrection, o aplicativo não enxerga o cartão externo. Você sabe como resolver isso?

Fiz vários testes com o Kies Air, ele funciona no kernel do Siyah, mas o tempo de carga é muito longo, até mesmo no ROM "Oficial" do Galaxy S3 (ELK4). Decidi abrir mão do Dual Boot e também do Resurection Remix - ele tem o JB Domination, mas não suporta o Galaxy Air e nem dá acesso ao cartão externo. Através do Root, é possível alcançar o cartão externo através do File Manager, mas os Contatos não conseguem, não há como dar o privilégio de Root aos Contatos. Enfim, o Dual Boot é super bacana, mas só é funcional para quem trabalha nas nuvens e não para quem trabalha com o PC (Outlook).

Editado por Frank K Hosaka, 04 dezembro 2012 - 05:50 .

• 0

JhonnyNS

JhonnyNS

Simon diz...

• Moderadores
  • 3.963 posts
    • :
  • Outros

Excelente
Leond

Pow, ficou muito bem feito teu tutorial... Eu não vi antes que estou meio na loucura de ficar criando teminhas para o celular rsrs...

Mas parabéns brother

Leond e Frank

O Siyah, sem dúvida é um ótimo kernel, eu fiquei muito animado quando começaram a desenvolver ele para o S3, pois no S2 só usava ele junto com a RR. Sem dúvida eram uma dupla imbátivel... Porém ao migrar para o S3 me desanimei com a RR, mas a rom não deixou de ser boa, porém a AOKP parou na milestone 1 e só vai lançar uma nova versão no fim do mundo com o 4.2, então não ia ficar parado com uma rom e poucos recursos.

Porém, mesmo com a rom stock, mantive o Siyah... Foi uma semana de uso, e larguei de lado. Ainda não está nada bom, a única coisa que anima nele seria o Dual Boot, digo seria, pois depois de pouco você para de usar o dual pois vê que não tem nada lucrativo nisto, aconteceu o mesmo com o S2... Ainda não usei nenhum Kernel melhor que o stock, o mais próximo dele sem sem dúvida, foi o Phenomenal (no meu caso usei a versão extreme).
  • 0

Rodrigo Cordeiro

Rodrigo Cordeiro

Nível 11

• Membros
  • 315 posts
    • Time Online: 39m 29s
  • Outros

Current mood: None chosen

Neutro
Olá amigos.

Me tirem uma dúvida...
A única coisa boa seria o dual boot ?
Estou com os arquivos aqui mas estou procurando um real motivo para que eu faça o procedimento, rsrsrsrs,
Porque eu sei que com uma semana vou cansar do dual boot.

Tem alguma coisa além do dual boot que possa fazer?

Obrigado.

Edit: Se eu quiser depois passar uma rom oficial e tirar o dual boot, como faço ?
Necessito arrumar um outro kernel para passar também ?
Ou é so fazer o procedimento via odin e pronto ?

Editado por Rodrigo Cordeiro, 04 dezembro 2012 - 14:57 .

• 0

JhonnyNS

JhonnyNS

Simon diz...

• Moderadores
  • 3.963 posts
    • :
  • Outros

Excelente
Pra mim o Siyah para o S3 só presta pra dual boot... nada mais!

Sobre restaurar o aparelho, está os procedimentos no final do tutorial.
  • 0

Rodrigo Cordeiro

Rodrigo Cordeiro

Nível 11

• Membros
  • 315 posts
  • Outros

Neutro
Eu tenho a 4.1.1 DLJ 5 e estou querendo colocar a 4.1.2 como dualboot,
Será que ele vai pegar as informações do modem da 4.1.1 ?
Pois como a 4.1.2 não tem modem estou com medo de ficar sem sinal, rsrsrs

Abraço !

Edit: Como faço para baixar a Ressurrection Remix ?
Fui la no XDA porém não achei o link de download...
http://forum.xda-dev...d.php?t=1436854

Editado por Rodrigo Cordeiro, 05 dezembro 2012 - 08:33 .

• 0

Rodrigo Cordeiro

Rodrigo Cordeiro

Nível 11

• Membros
  • 315 posts
  • Outros

Neutro
Bom...
Vamos lá,
Consegui baixar a Resurrection Remix no:
http://www.xdafilese...urrection Remix
Baixei a de 4 de Novembro.

Porém tenho uma dúvida..
Para instalar a custom rom no dual boot, é so seguir esses procedimentos padrão de instalação da dualboot?
Por ser feita em cima da 4.1.2 tem problema meu boot primário ser 4.1.1 ?

Obrigado !
  • 0

JhonnyNS

JhonnyNS

Simon diz...

• Moderadores
  • 3.963 posts
    • :
  • Outros

Excelente
Pode sim, você estando com a rom primária com suporte ao siyah, a secundária pode ser qualquer uma.
  • 0

Rodrigo Cordeiro

Rodrigo Cordeiro

Nível 11

• Membros
  • 315 posts
  • Outros

Neutro
Mas e para instalar a Resurrection Remix ?
Eu faço o mesmo procedimento que está no tutorial ?

Obrigado.

Editado por Rodrigo Cordeiro, 05 dezembro 2012 - 09:15 .

• 0

Rodrigo Cordeiro

Rodrigo Cordeiro

Nível 11

• Membros
  • 315 posts
  • Outros

Neutro
Bom, consegui fazer todo o procedimento...

Acabou que fiz umas mudanças e meu s3 esta assim agora:
Boot principal : 4.1.2 beta
Secundário: Resurrection Remix

Tudo OK e funcionando perfeitamente.
  • 0