Sign in to follow this  
Followers 0
Kleber Pereira

Colocando O Multi-Touch No Xperia X10

83 posts in this topic

Editado: 16/06/2011

Para quem tem um xperia X10i

Já está disponível uma nova atualização.

Nº da versão:2.1.1.A.0.16

Kernel:2.6.29

Baseband: 2.1.58 (extremamente Econômica quando se trata de duração da bateria)

Para quem tem um X10a

Nesse caso você terá que baixar essa rom e usar o flash tools pra instalar no x10a(sendo que esse passará a ser um x10i nas config.

Queridos amigos a nova atualização com kernel.435 e com multitouch está disponível. podendo-se atualizar direto pelo pc companion!

Então o procedimento abaixo está obsoleto e desnecessário!

Vou deixar o tópico aqui como aprendizado e para estudo!

[TUTORIAL] Dual touch - 2.1 ou custom ROM

Primeiramente não precisam agradecer pois não foi eu quem descobriu ou criou esse método.

Estou apenas adaptando para uma linguagem mais simples.

Obs2: Não funciona no x10 mini,nem no X10 pró e x8 !algumas pessoas testaram e relataram erros então só tente se tiver um Xperia x10 do grande! Eu disse do grande(Xperia x10a ou x10i) viu?

* Abraços aos meus amigos Ronilson e Harlisson espero que consigam realizar o procedimento

Obs.: Esse tutorial também servirá para quem está afim de se livrar das configurações e limitações da operadora.

Arquivos necessários

- Flashtool e arquivos necessários

- Build prop's

- Z4root

- Root explorer

- Titanium backu

Primeiro passo - Instalando o Flashtool

1 - Descompacte o arquivo "Dualtouch & Flashtool" disponibilizado no primeiro post

2 - Execute o arquivo FlashTool.exe

3 - Escolha o local que você deseja instalar o programa selecionando a opção apontada no print abaixo:

Imagem Postada

4 - Prossiga com a instalação selecionando a opção apontada "Instalieren'

5 - Copie ou mova a pasta "Dualtouch" presente no mesmo pacote de arquivos para a pasta "firmwares" que está dentro da pasta Flashtool (no local que você escolheu para ser instalado)

Arquivos e procedimentos necessários para se fazer no celular.

1 - Conecte seu celular ao PC e crie uma pasta no seu cartão de memória

2 - Passe para essa pasta os arquivos listados abaixo:

- android.hardware.touchscreen.multitouch

- build.prop (Escolha um dos disponibilizados. Se você tem o JIT habilitado = Com JIT,se você não tem = Sem JIT)

- Root explorer (se já tiver não precisa reinstalar)

- Titanium backup (se já tiver não precisa reinstalar)

- Z4root (se já tiver o root habilitado ignore os passos referentes ao root e instalação da busybox)

- Desconecte o celular do pc

Procedimento pra quem não tem o celular com root habilitado!

3 - No celular,utilizando o Astro File Manager ou similar,vá até a pasta que você criou e instale o aplicativo Z4root

- Inicie o aplicativo e selecione a opção Root

- O celular irá reiniciar

4 - Após o celular reiniciar no seu menu já deve aparecer o Superuser,ok para o procedimento inicial para o root

5 - Volte a pasta que você criou e agora instale o Titanium backup

- Inicie o programa

- Ao ser perguntado pelo Superuser se deseja permitir acesso a esse aplicativo,escolha "Permitir"

- Se o programa informar qualquer tipo de erro na tela inicial dele,clique em "Problems?" e baixe a busybox (processo automático)

- Por precaução,reinicie o celular

6 - Por último,instale o Root Explorer e volte a sua tela inicial

Flasheando a Kernel com Dualtouch

1 - Vá até a pasta Flashtool onde você instalou e execute (de preferência como administrador do PC) o arquivo X10FlashTool.exe

2 - Desligue seu celular,retire a bateria por alguns segundos,coloque a bateria de volta e deixe o celular desligado!

3 - Com o programa X10FlashTool aberto,selecione a opção "Connect" e depois o modelo do nosso celular "X10" como no print abaixo:

Imagem Postada

4 - Ainda com o celular desligado,segure a tecla de voltar, (a cromada da direita,animal) conecte o cabo sem soltar o botão e após acender uma luz verde no seu aparelho aperte enter.

Obs.: Caso apresente algum erro,desconecte o celular,retire e recoloque a bateria,feche e reinicie o X10FlashTool e repita os passos anteriores.

5 - Com o celular já conectado ao programa,escolha a opção flash como no print abaixo:

Imagem Postada

6 - Ao clicar em flash você deverá ver a mesma janela do print abaixo:

Imagem Postada

7 - Clique Ok,como apontado no print acima e espere o procedimento terminar. (é bem rápido)

8 - Desconecte o celular,retire e recoloque a bateria e,então,ligue seu celular para terminarmos o procedimento.

Finalizando o processo

1 - Com o celular já ligado inicie o programa Root Explorer

- Vá até sdcard

- Depois procure a pasta que você criou na parte "Arquivos e procedimentos necessários para se fazer no celular."

- Toque e segure em cima do arquivo build.prop que você escolheu e selecione "copy"

- Para voltar para a pasta inicial basta selecionar a pasta de cima "Parent folder"

- Vá agora até a pasta "system" e no canto superior direito selecione "Mount R/W"

- Selecione a opção "Paste",no canto inferior esquerdo e confirme

- Volte a pasta inicial clicando em "Parent folder" novamente

- Vá outra vez a pasta sdcard e entre na pasta que você criou

- Toque e segure em cima do arquivo "android.hardware.touchscreen.multitouch.xml" e selecione "copy"

- Volte até a pasta inicial clicando em "Parent folder" e agora vá até a pasta "etc" e dentro vá na pasta "permissions"

- Selecione "Paste" clicando no botão no canto inferior esquerdo da tela

- Mais uma vez toque e segure no arquivo "android.hardware.touchscreen.multitouch" mas agora escolha a opção "Permissions" e selecione as opções como na imagem abaixo:

Imagem Postada

- Agora saia do root explorer e reinicie o celular,se tiver seguido a risca todos os procedimentos você poderá usufruir do dual touch agora.

Obs.: Caso aconteça de vocês se depararem com "ERROR - Please install or reinstall device drivers in driver folder" basta ir na pasta drivers,dentro da pasta flashtool e executar o ggsetup-2.2.0.10.exe e repetir o procedimento para conectar.

Leiam o tutorial com bastante atenção.

* caso você tenha algum problema tipo bootloop infinito ou qualqer merda faça isso!

- inicie o pc companion

- clica em suporte zone> atualização de softwere > clica em Reparar

- Siga os passos que vão mandar lá e pronto!

obs. Ao fazer essa reparação você vai deixar seu celular no osso como veio da fábrica.

Tutorial adptado do originalOriginal orkut.

Créditos a Luhccas da comunidades Xperia 10.

Se foi útil da um positivo!

Galera desculpa essa edição meio scrota, mas é que tow no trampo e meio sem tempo! POde fazer o procedimento sem medo que funciona. NO meu tah beleza , funciona em qqer app que tenha multitouch.

[TUTORIAL] Dual touch - 2.1 ou custom ROM

Primeiramente não precisam agradecer pois não foi eu quem descobriu ou criou esse método.

Estou apenas adaptando para uma linguagem mais simples.

Obs.: Esse tutorial também servirá para quem está afim de se livrar das configurações e limitações da operadora.

Arquivos necessários

- Flashtool e arquivos necessários

- Build prop's

- Z4root

- Root explorer

- Titanium backu

Primeiro passo - Instalando o Flashtool

1 - Descompacte o arquivo "Dualtouch & Flashtool" disponibilizado no primeiro post

2 - Execute o arquivo FlashTool.exe

3 - Escolha o local que você deseja instalar o programa selecionando a opção apontada no print abaixo:

Imagem Postada

4 - Prossiga com a instalação selecionando a opção apontada "Instalieren'

5 - Copie ou mova a pasta "Dualtouch" presente no mesmo pacote de arquivos para a pasta "firmwares" que está dentro da pasta Flashtool (no local que você escolheu para ser instalado)

Arquivos e procedimentos necessários para se fazer no celular.

1 - Conecte seu celular ao PC e crie uma pasta no seu cartão de memória

2 - Passe para essa pasta os arquivos listados abaixo:

- android.hardware.touchscreen.multitouch

- build.prop (Escolha um dos disponibilizados. Se você tem o JIT habilitado = Com JIT,se você não tem = Sem JIT)

- Root explorer (se já tiver não precisa reinstalar)

- Titanium backup (se já tiver não precisa reinstalar)

- Z4root (se já tiver o root habilitado ignore os passos referentes ao root e instalação da busybox)

- Desconecte o celular do pc

Procedimento pra quem não tem o celular com root habilitado!

3 - No celular,utilizando o Astro File Manager ou similar,vá até a pasta que você criou e instale o aplicativo Z4root

- Inicie o aplicativo e selecione a opção Root

- O celular irá reiniciar

4 - Após o celular reiniciar no seu menu já deve aparecer o Superuser,ok para o procedimento inicial para o root

5 - Volte a pasta que você criou e agora instale o Titanium backup

- Inicie o programa

- Ao ser perguntado pelo Superuser se deseja permitir acesso a esse aplicativo,escolha "Permitir"

- Se o programa informar qualquer tipo de erro na tela inicial dele,clique em "Problems?" e baixe a busybox (processo automático)

- Por precaução,reinicie o celular

6 - Por último,instale o Root Explorer e volte a sua tela inicial

Flasheando a Kernel com Dualtouch

1 - Vá até a pasta Flashtool onde você instalou e execute (de preferência como administrador do PC) o arquivo X10FlashTool.exe

2 - Desligue seu celular,retire a bateria por alguns segundos,coloque a bateria de volta e deixe o celular desligado!

3 - Com o programa X10FlashTool aberto,selecione a opção "Connect" e depois o modelo do nosso celular "X10" como no print abaixo:

Imagem Postada

4 - Ainda com o celular desligado,segure a tecla de voltar, (a cromada da direita,animal) conecte o cabo sem soltar o botão e após acender uma luz verde no seu aparelho aperte enter.

Obs.: Caso apresente algum erro,desconecte o celular,retire e recoloque a bateria,feche e reinicie o X10FlashTool e repita os passos anteriores.

5 - Com o celular já conectado ao programa,escolha a opção flash como no print abaixo:

Imagem Postada

6 - Ao clicar em flash você deverá ver a mesma janela do print abaixo:

Imagem Postada

7 - Clique Ok,como apontado no print acima e espere o procedimento terminar. (é bem rápido)

8 - Desconecte o celular,retire e recoloque a bateria e,então,ligue seu celular para terminarmos o procedimento.

Finalizando o processo

1 - Com o celular já ligado inicie o programa Root Explorer

- Vá até sdcard

- Depois procure a pasta que você criou na parte "Arquivos e procedimentos necessários para se fazer no celular."

- Toque e segure em cima do arquivo build.prop que você escolheu e selecione "copy"

- Para voltar para a pasta inicial basta selecionar a pasta de cima "Parent folder"

- Vá agora até a pasta "system" e no canto superior direito selecione "Mount R/W"

- Selecione a opção "Paste",no canto inferior esquerdo e confirme

- Volte a pasta inicial clicando em "Parent folder" novamente

- Vá outra vez a pasta sdcard e entre na pasta que você criou

- Toque e segure em cima do arquivo "android.hardware.touchscreen.multitouch.xml" e selecione "copy"

- Volte até a pasta inicial clicando em "Parent folder" e agora vá até a pasta "etc" e dentro vá na pasta "permissions"

- Selecione "Paste" clicando no botão no canto inferior esquerdo da tela

- Mais uma vez toque e segure no arquivo "android.hardware.touchscreen.multitouch" mas agora escolha a opção "Permissions" e selecione as opções como na imagem abaixo:

Imagem Postada

- Agora saia do root explorer e reinicie o celular,se tiver seguido a risca todos os procedimentos você poderá usufruir do dual touch agora.

Obs.: Caso aconteça de vocês se depararem com "ERROR - Please install or reinstall device drivers in driver folder" basta ir na pasta drivers,dentro da pasta flashtool e executar o ggsetup-2.2.0.10.exe e repetir o procedimento para conectar.

Leiam o tutorial com bastante atenção.

Tutorial adptado do originalOriginal orkut.

Créditos a Luhccas da comunidades Xperia 10.

Se foi útil da um positivo!

No meu não funcionou.

Caros amigo, o meu tá funcionando blz. Se não deu certo, delete os arquivos que passou pro cartão de memória e tenta de novo PS. O procedimento tem que ser feito a risca pra poder funcionar... se com o Zroot não deu pra dar um root no celular ,é pq ele a versão dele terminha com .024 certo? então vc usa o flashtool acima pra rootear na opcão root!

o meu funcionou agora, acho q é pq eu tava colando o build.prop na pasta system de fora do sdcard, é isso provavelmente...fiz confusões com as duas system de dentro e de fora do sdcard

funciona perfeitamente, mas até agora não sei se tem q copiar o build.prop pra system da memoria interna ou a do sdcard... em ultimo caso se não for, coloca dentro das duas q vai, no meu rolou assim

Que bom cara disse que era coisa de primeira, funciona em qqer aplicativo com MT. A bronca é que a maioria das pessoas não lê nem a metade do procedimento e faz na doida ai nunca que vai dar certo Mesmo, mas quem lê e segue a rista consegue. CARA PODE TESTAR BAIXA OS EMULADORE, GMAP5.0 E USA PRA VOCÊ VER.uMA MARAVILHA! qqER COISA DA UM +ZINHO NO CANTO AE PRA ME AJUDAR!

o meu funcionou agora, acho q é pq eu tava colando o build.prop na pasta system de fora do sdcard, é isso provavelmente...fiz confusões com as duas system de dentro e de fora do sdcard

Eu estava com a mesma dúvida, mas agora voltei a rom original e refiz o processo e deu certo!

'Kleber Pereira' obrigado deu certo de prima, acho que todos sabem mas vou escrever, durante a conexão e o fleshear tem que ficar com o botão voltar apertado... apos terminar fica assim 29/027/2011 23:27:41 - INFO - <- This level is successfully initialized 29/027/2011 23:27:42 - INFO - Starting adb service 29/028/2011 23:28:19 - INFO - start 29/028/2011 23:28:19 - INFO - Searching for Xperia.... 29/028/2011 23:28:20 - INFO - Found at USB\VID_0FCE&PID_ADDE\5&16D1D7ED&0&6 29/028/2011 23:28:20 - INFO - Sending Loader... 29/028/2011 23:28:20 - INFO - Flashing X10.sin 29/028/2011 23:28:22 - INFO - Sending Loader finished. 29/028/2011 23:28:22 - INFO - Phone successfully connected on loaders\X10.sin 29/028/2011 23:28:34 - INFO - Start Flashing... 29/028/2011 23:28:34 - INFO - Flashing kernel.sin 29/028/2011 23:28:39 - INFO - Flashing finished. 29/028/2011 23:28:39 - INFO - Now unplug the device and power it on 29/028/2011 23:28:39 - INFO - Then go to application settings 29/028/2011 23:28:39 - INFO - turn on Unknown Sources and Debugging

Funcionou perfeito, Mas para fazer a flash ele não pode estar com o "PADRÃO DE DESBLOQUEIO" ativo, só conseguir "fleshear" ele depois que retirei o padrão, depois pode colocar de novo! VLW *Saudades dessas flash e coisas que fazia nos meu motorolas

Kleber, tudo perfeito! :lol: X10a com Multi-Touch ativado com sucesso. Testado no Google Maps, Angry Birds e QuickPic. Valeu chapa.

esse z4root no meu x10mini nao ta funcionando, eu abro ele ele fica la rodando, rodando depois trava e so fecha se reinicializar o cel, tem como resolver?

esse z4root no meu x10mini nao ta funcionando, eu abro ele ele fica la rodando, rodando depois trava e so fecha se reinicializar o cel, tem como resolver?

Como disse, Se vc olhar bem NO Programa tem uma opcão X10, X10mini, X8, coloca no x10 mini e clica na opcão ROOT. Pronto leva uns 2seg e vc já será um super user! Isso ocorre Pq vé tem um aversãode Kernel terminada em .24 certo? POis é essa é a original da SE e vem com uma espécie de bloqueio que não deixa rotear normalmente!

eu fui conectar na hora de rodar o programa x10flasktool e da o seguinte erro: 02/024/2011 16:24:30 - INFO - <- This level is successfully initialized 02/024/2011 16:24:30 - INFO - Starting adb service 02/024/2011 16:24:34 - INFO - start 02/024/2011 16:24:34 - INFO - Searching for Xperia.... 02/024/2011 16:24:34 - ERROR - Please plug you device in flash mode