alesbadaro

Tutorial Como configurar o chip 3G no Grand Duos

6 posts in this topic

Pessoal,

Muitos estão com dúvidas de como configurar a rede de dados 3G no Gran Duos e é normal encontrarmos pessoas desavisadas e desinformadas dando conselhos e dicas erras para os novos proprietários, mas vamos lá:

O 3G FUNCIONA EM QUALQUER SLOT

Em qualquer lugar que você coloque o chip da operadora que deseja usar a Rede de Dados, o Gran Duos vai funcionar, basta apenas configurá-lo.

EM QUALQUER SLOT, A VELOCIDADE DA INTERNET É A MESMA

Alguns falam que a velocidade da internet melhora se colocar o chip no slot 1, mas é uma informação incorreta. Eu mesmo já realizei muitos testes e não há diferença nenhuma na velocidade da internet se usarmos o chip de internet no slot 1 ou slot 2. A única diferença entre os slot's é a opção que USO DE DADOS, que fica dentro de CONFIGURAÇÕES, onde é contabilizado o uso do tráfego da internet, essa opção só funciona se usarmos a internet no SLOT 1.

DOIS CHIPS, MAS APENAS UM USA A REDE 3G

É importante entender que o Gran Duos só habilita a rede 3G em um chip, esteja ele em qualquer slot. Isso não altera muita coisa, basta você configurar o Gran Duos para usar a Rede de Dados onde você definiu como 3G e deixar o outro chip que você usará apenas para chamadas de voz na rede 2G. Nada é prejudicado.

Instalação e Configuração dos chips

- Coloque o chip da operadora que você deseja usar a internet no slot 01, aquele no lado de cima da bateria. (o critério para esta escolha é apenas para habilitar a opção USO DE DADOS).

- Coloque o outro chip no slot 02.

- Com o celular ligado, vá em CONFIGURAÇÕES/GERENCIAMENTO DE CARTÃO SIM e aperte sobre o ícone do chip 01. Logo abaixo de onde você apertou irá aparecer o nome da Operadora do Chip e em alguns casos o número do telefone. Deixe marcado ou marque a opção ATIVAR UTILIZAR REDE.

- Caso deseje receber ligações pelo outro chip quando você estiver usando a Internet pelo chip 01, marque a opção RECEBER CHAMADAS. Particularmente recomendo deixar desabilitado, pois quando recebemos uma ligação quando estamos em um download, por exemplo, apenas é feita uma pausa e logo depois retorna o download normalmente, e chamadas pelo outro chip por ocorrer cobrança da operadora do outro chip.

- Em REDE DE SERVIÇO DE DADOS você deve selecionar qual chip você deseja usar a internet, no nosso caso desta configuração, marque a opção SIM 1

- A opção 2 CHIPS SEMPRE ATIVOS é uma função que transfere para outro chip ligações que você receba durante o uso do mesmo chip. Exemplo: você está em uma ligação no chip 1 e outra pessoa te liga no chip 1, o celular não coloca em chamada em espera e transfere para o outro chip, te dando oportunidade de alternar entre as ligações sem desligá-las, mas isso pode gerar custos pra você mesmo que você esteja recebendo as ligações.

- Agora é necessário configurar o chip 2. As configurações se repetem, como feito anteriormente, mas apenas não altere a opção REDE DE SERVIÇO DE DADOS, pois já configuramos no passo anterior.

- vá em CONFIGURAÇÕES/MAIS CONFIGURAÇÕES/REDES MÓVEIS e clique na parte de cima da tela em SIM 2. Marque a opção UTILIZAR APENAS REDES 2G. Pronto, seu celular está configurado para usar a internet 3G no seu chip 1.

Caso você tenha dificuldade em se conectar na internet, pode ser que as configurações de APN estejam incorretas, para resolver instale o aplicativo APNBRASIL, disponível grátis na Play Store, ou ligue para sua operadora e solicite a configuração, mas ligue de outro telefone, pois normalmente eles fazem as instruções de configuração no mesmo momento.

O que eu queria que existisse é um aplicativo que nos permitisse mudar a APN de chip 1 para chip 2 com mais facilidade, ou baseando-se em localização do celular.

É muito escondido as opções para usar e trocar o chip de dados, e já tem bastante aparelhos DUOs da samsung que poderia usar este tipo de recurso.

Poderia me esclarecer um Icone da barra de informações: ( 3G ~ H )

Por gentileza

Comprei recente o GranDuos e estou duvidando do indicativo no alto da tela so aparece a letra H e nunca vi 3G.

Possuo pacote dados 2gig da OI e ao mesmo tempo tenho observado Q celulares (amigos) a cartão ou conta, aparecem o 3G em seus aparelhos e não a letra H.
Ja levei aparelho numa loja OI, e tambem liguei 2X atendimento 1057 e me disseram que cada aparelho se comportam de maneira diferente, assim como cada chip inserido não se comportam iguais. (Achei esquisito tudo isso) por isso que agradeço e recorro a todos aqui.
Existe algum APP que me informe se estou com 3G ou 2G ?

Obrigado antecipado.

Poderia me esclarecer um Icone da barra de informações: ( 3G ~ H )

Por gentileza

Comprei recente o GranDuos e estou duvidando do indicativo no alto da tela so aparece a letra H e nunca vi 3G.

Possuo pacote dados 2gig da OI e ao mesmo tempo tenho observado Q celulares (amigos) a cartão ou conta, aparecem o 3G em seus aparelhos e não a letra H.

Ja levei aparelho numa loja OI, e tambem liguei 2X atendimento 1057 e me disseram que cada aparelho se comportam de maneira diferente, assim como cada chip inserido não se comportam iguais. (Achei esquisito tudo isso) por isso que agradeço e recorro a todos aqui.

Existe algum APP que me informe se estou com 3G ou 2G ?

Obrigado antecipado.

Achei espetacular a resposta do colaborador Rapha_Droidn que respondeu assim:

"Passei por uma situação identica recentemente e encontrei exatamente o que é cada símbolo (varia exibição de um celular para outro) Não vou entrar em detalhes, mostrarei na ordem: Do melhor serviço pra o pior, que aparece em sua status bar. icon_cool.gif

4G = LTE (4G ou LTE)

HSPA+ (H+)

HSPA (H)

WCDMA = 3G (3G)

EDGE (E)

2.5G (E)

2G (E)

G (Esse então você nem conseguira ver nunca! Kkk) de tão ruim.

Enfim, não é nenhuma aula, só tive curiosidade e fui pesquisar sobre isso. icon_e_wink.gif "

Comprei um gran duos recentemente e n consigo ter internet movel, ja olhei as configurações e estao todas corretas, a operadora vivo cobra pelo pacote mais n tenho sinal de Internet movel, qual sera o problema?