ThiagoDiniz

[Hands-on] Motorola Moto X: esqueça as especificações técnicas, este smartphone é incrível

18 posts in this topic

O Moto X não era segredo nenhum. Já sabíamos muitas coisas sobre ele antes do seu lançamento. Mas agora ele está entre nós! É o primeiro smartphone feito em parceria entre a Motorola e o Google. Passamos um tempo mexendo nele, e eis as nossas primeiras impressões.

Design

Podemos dizer que a Motorola não apostou tanto em design nos últimos anos. Ao menos não do ponto de vista dos consumidores médios: a linha Droid tem um grande apelo para geeks. Ela tem ângulos retos, traseira em Kevlar, e olhos assustadores de robôs. Mas isso aqui é diferente. É incrivelmente suave, mesmo com a tela de vidro curvada sobre os cantos, fazendo tudo parecer bastante arredondado. A traseira também tem uma curva satisfatória (ainda mais acentuada do que a do HTC One). Para acomodar isso, a Motorola desenvolveu uma bateria especial que não é retangular (ela tem 2200 mAh). A traseira curvada é preenchida pela bateria, e não pelo ar.

original-640x360.jpg

E é mais ou menos isso que o dispositivo segue no geral: não há muito espaço perdido. A tela tem o mesmo tamanho do HTC One (4,7 polegadas), mas o Moto X é menor e mais estreito (12,9 x 6,5 cm para o Moto X e 13,7 x 6,8 cm no One). Ele também pesa 129 gramas, enquanto o One tem 142g. Então você tem um dispositivo com a mesma tela mas que parece muito menor na sua mão e não pesa tanto no seu bolso.

Nos falaram que a traseira tem material composto, e mesmo que não acreditamos que seja o Kevlar (aparentemente é um tipo de policarbonato emborrachado), ele parece bem sólido. Tem um acabamento suave e é bastante aderente. As impressões digitais não serão um problema no Moto X.

original-1-640x360.jpg

Na frente temos uma tela AMOLED de 4,7 polegadas com resolução 720×1280 (316 ppi). Isso pode ser decepcionante para quem esperava Full-HD como em outros dispositivos já disponíveis (o HTC One tem 468ppi). Mas a maior parte das pessoas não vão notar e nem se importar com isso. 316 ppi é excelente (em comparação, o iPhone 5 com a sua tela retina tem 326). A tela é brilhante, as cores parecem boas e os pretos são como você está acostumado a ver em telas AMOLED. Diria que 99% das pessoas vão olhar para a tela e achar que ela é incrível. E mais: se alguém disser que é 1080p você provavelmente acreditaria.

Desempenho

A Motorola está fazendo algo único com as entranhas dos seus novos smartphones. Eles usam o novo sistema de computação X8. “Não é um SoC (system on a chip), é uma série de produtos discretos colocados em uma placa”, me contou Steve Sinclair, da Motorola. Geeks podem se preocupar ao descobrirem que o processador é um Qualcomm Snapdragon S4 com 1,7GHz de clock, mas também há uma GPU Adreno 320, dois processadores de baixa energia, um para linguagem natural e outro para computação contextual. Isso dá um total de 8 núcleos, todos otimizados para tarefas diferentes. Ele também tem 2GB de RAM para ajudar em tudo isso.

O mais importante, no entanto, é que ele é RÁPIDO. Nas poucas horas que brinquei com um, não enfrentei lag nem nada. Parece até mais rápido que HTC One, Galaxy S4 e iPhone 5 (mas vamos ver como ele se sai com testes mais profundos). Apps abrem rapidamente, o scroll é suave. Esperamos que isso melhore quando ele receber a atualização para o Android mais recente. E falando nisso…

original-3-640x360.jpg

Software

Apesar da Motorola ser agora uma “empresa Google”, o Moto X será lançado com o Android 4.2.2 (Jelly Bean). O Android 4.3 foi lançado na semana passada. Não é uma grande atualização, mas deve ajudar a deixar as coisas ainda mais rápidas e adicionará o suporte ao Bluetooth 4.0. Mas a ótima notícia é que o Moto X roda basicamente um Android stock. Ele é bem limpo e aquele monte de bobagem do MotoBlur não existe mais. O Moto X não muda muita coisa no design do Android, e isso é excelente. Mas ele tem alguns recursos interessantes.

Controle touchless

Isso apareceu nos novos Motorola Droid apresentados na semana passada. Lembram-se daqueles núcleos de baixa energia que citamos alguns paragráfos atrás (um para linguagem natural e outro para computação contextual)? É aqui que eles funcionam. Se você ativar este recurso, o Moto X sempre vai ficar esperto para quando você falar “Ok Google Now”. Ele vai acordar ao ouvir a sua voz. Isso pode ser usado para navegação, para ver alguma coisa, fazer uma ligação, enviar uma mensagem ou email, criar um lembrete para si mesmo, configurar um alarme, ou várias outras coisas. A parte mais legal é que ele aprende a sua voz. O pessoal aqui da redação do Giz não conseguiu acordá-lo com o “Ok Google Now”. Ele só obedece a minha voz.

Na maior parte das coisas ele funcionou bem, mas tive dificuldade com comandos mais longos, como adicionar algo no calendário com hora, data e localização. Isso seria bem útil dentro do carro. Você pode configurá-lo para ler mensagens para você, e para confirmar verbalmente as coisas que você pediu para serem escritas – assim você realmente não precisa tocá-lo.

Active Display

Eis mais um recurso bacana. A Motorola fez uma pesquisa e afirma que uma pessoa comum liga o smartphone cerca de 60 vezes por dia. Na maior parte das vezes é apenas para checar o horário ou quais são as notificações recebidas. Você vê um LED piscando e quer saber o que aconteceu. Em vez de usar esse LED, o Active Display mostra brevemente a hora do dia e ícones das notificações que esperam por você quando você tira o smartphone do bolso ou pega ele na mesa. Ele faz isso usando os núcleos de baixo consumo de energia, então a Motorola alega que não gasta muita energia para isso.

Se receber novas notificações, o ícone e a hora vão pulsar de vez em quando até você checar o que é. Se você tocar a tela, ela vai mostrar um preview do que ele considerar a notificação mais importante, e uma deslizada na tela vai levá-lo ao app da notificação. Tudo isso é personalizável, claro (você não vai conseguir ir direto para o app caso seu smartphone esteja bloqueado, e você pode desativar esses previews).

Câmera

O Moto X tem uma câmera de 10 megapixels com uma tecnologia um pouco diferente da encontrada em outros smartphones. Ela é chamada “tecnologia Clear Pixel”. Em vez dos tradicionais pixels RGB, ele tem RGBC (C é para “clear”). Ele é dedicado a capturar luz. A Motorola diz que ele captura 75% mais luz do que um sensor tradicional. Combinado com o F/2.4 do Moto X, a Motorola afirma que ele pode tirar fotos com o dobro de velocidade em relação a outros smartphones com luz brilhante, o que deve significar menos borrões. De fato, durante a demonstração vimos uma foto tirada em uma fonte com gotas individuais de água congeladas no ar. Parecia bastante nítida, mas ainda vamos testar com mais calma.

A tecnologia deve, teoricamente, melhorar as fotos com baixa luz, também. Nós fizemos um teste rápido, e, em comparação com o HTC One, a do Moto X era mais brilhante, mas também tinha mais ruídos e menos nitidez. Novamente: precisamos testar mais.

A câmera também conta com alguns truques de software. Ela pode usar os núcleos de baixo consumo para ativar o app assim que você balança o pulso algumas vezes. A Motorola diz que, com isso, você vai da tela inicial para a câmera em dois segundos. Na prática, não funcionou sempre: talvez uma em cada três tentativas.

original-4-640x360.jpg

Personalização

A Motorola pegou isso emprestado das indústrias automotivas e de calçados: o Moto X é o smartphone mais customizável disponível no momento. A Moto Maker será uma loja online de personalização. Você poderá escolher entre duas cores frontais, 18 traseiras, 7 cores para botões e o anel ao redor da câmera, e até gravar uma mensagem na traseira dele (como o seu email, por exemplo, caso você perca seu smartphone). A personalização é incluída no preço final e a Motorola promete entregar em quatro dias. Mas isso é para os Estados Unidos – não sabemos se todas essas possibilidades chegarão ao Brasil quando o Moto X der as caras por aqui.

Você também poderá escolher fones de ouvido, e, a partir do fim do ano, uma traseira de madeira.

original-5-640x360.jpg

Disponibilidade

O Moto X chega aos Estados Unidos entre o fim de agosto e começo de setembro. O preço sugerido é de US$ 200 para a versão de 16GB, ou US$ 250 para a de 32GB. Ele também oferece 50GB de armazenamento no Google Drive durante dois anos. Isso além dos 15GB que você já tem gratuitamente. Isso mesmo, 65GB ao todo. A Play Store receberá um Moto X desbloqueado, mas o preço não foi divulgado.

E o lançamento no Brasil não deve demorar muito: horas antes do anúncio oficial, o site brasileiro da Motorola tinha um teaser do Moto X. Logo após seu anúncio, o teaser deu lugar a uma página para interessados no smartphone se cadastrarem enquanto esperam por novidades. Assim como a Motorola tem feito com vários outros aparelhos, o Brasil pode ser um dos próximos a receber o Moto X.

Video do MotoMake

Fonte: http://gizmodo.uol.com.br/hands-on-moto-x/

Edited by ThiagoDiniz

Esse smartphone é meio enigmático... Eu acho exagero uma tela de 1080p em um celular. Para mim, 720p é muito mais que o necessário... podem notar na foto dele ao lado do HTC One e sua tela 1080p, não faz diferença nenhuma... Porém, tanto se esperou desse moto X, e como as telas 1080p já viraram uma "modinha", deve ter sido um pouco decepcionante essa "deficiência" para muita gente...

Eu já havia lido uma matéria em que a própria Google falou que "o moto X vai ser um smartphone sem nenhuma coisa fora do comum"... porém, mesmo assim muitos criaram expectativas absurdas, e eu fui um desses.

Esperava um processador octa core 3,2 Ghz, com uma Adreno 470 e 8 Gb de ram + 256 Gb de rom, e bateria de 4000mhA e camera de 35 mp com resolução 4k... E o que chegou foi um Dual Core 1,7 Ghz, Adreno 320, 2Gb de ram + 16 Gb de rom e bateria de 2200mhA e camera 10mp com resolução 1080p... Ok que isso é mais que suficiente para 95% dos usuários de Android, talvez 99%, mas enfim... Foi feita uma propaganda absurda em cima de uma coisa comum, que já tinhamos em "qualquer outro" celular...

A aposta agora fica por conta do novo chipset "all-in-one", que promete desempenho sem precedentes e super economia de bateria. Esse que realmente vai ser o "ponto forte" desse celular, seu funcionar conforme o esperado...

E vamos torcer para que o nossos comerciantes tupiniquins tenham o bom senso de cobrar um valor decente por esse celular. Visto que hoje temos aparelhos bons quad core custando R$1200,00 (esses dias vi o Nexus 4 sem promoção nenhuma por R$1099), esse seria uma valor mais que suficiente para o Moto X. Espero não ter o desprazer de ver o Moto X na vitrine de alguma loja com uma placa de R$ 2099,00...

Enfim, parecer ser um smartphone muito bom, mas somente debaixo de várias condições (e com um bom custo beneficio)...

Para mim, seria uma jóia preciosa se eu ganhasse ou pudesse comprar um. Atende todas as minha necessidades. Mas confesso que por todo o marketing, eu esperava mais, muito mais...

Edited by Danilocps87

Eu achei interessantíssimo!! Parece que a motorola conseguiu distribuir o uso dos "cpu's" de forma mais inteligente do que o "octa" do S4, por exemplo. Separou o uso de cada um, pra cada tipo de tarefa, deixando o snapdragon e adreno pra tarefas realmente exigentes. A autonomia de bateria deve agradecer muito. A construção, como de praxe da marca, deve ser muito boa, aliando bonito desenho com resistência.

Enfim, não vi testes pesados com ele, mas como já tive o prazer de usar razr i e ver que a empresa tá sabendo otimizar seus aparelhos, esse deve ficar alguns degraus acima.

Muito provavelmente será meu próximo aparelho!!!

Eu achei ele ótimo.. Claro que gostaria de um chipset snapdragon 600 ou o melhor,o snapdragon 800...Mas pelo review,o software e hardware ficaram perfeito

Enviado de meu SPH-L710 usando o Tapatalk 2

O mais legal nesse moto, é exatamente que eles trabalharam com um hardware mais light, porém otimizando o uso e os recursos de hardware e software. Será que finalmente rolou a tal integração hard e soft? Ainda não vi testes de desempenho, benchmarks e números, mas esse smart não deve fazer feio, mesmo sendo "dual core". Em termos de resolução, há horas que digo que acho uma perfumaria essa coisa de fullHD... é melhor, é isso e é aquilo, mas eu acho HD excelente e muito mais que o necessário, desde que ajustem a fidelidade de cores do amoled. A câmera de 10MP eu não comento até ver a qualidade e captação de luz em fotos com pouca luminosidade, o tamanho é irrelevante.

A camera é um assunto obscuro... o hardware da câmera tem na verdade 20mp, porém a Motorola limitou a camera em 10mp...

Além disso, ela tem capacidade de capturar videos em resolução até 4K (que é 4x 1080p). Porém, ficou limitado em "apenas" 1080p.

Sobre a resolução 4k, até entendo.

- Primeiro porque um video de 1 minuto em 4k já ocuparia uns 16Gb da memória;

- Segundo porque o próprio celular jamais seria capaz de reproduzir um vídeo nessa resolução... O hardware (CPU + GPU) dele precisaria ter pelo menos o dobro da capacidade, ou até mais;

- Terceiro porque o android 4.2 não tem suporte para essa resolução também. Já o 4.3 tem. Mas de qualquer forma, mesmo quando for atualizado, o hardware continuara não tendo capacidade para reproduzir (e, acredito - tirando a própria camera - , para capturar) essa resolução.

Agora, porque raio de motivo limitar os mp's da camera? De qualquer forma, esses 10mp ocultos deverão ser liberados na atualização dela para o 4.3.

Foi o mesmo que ocorreu com os nokias lumia, que sempre tiveram bluetooth 4.0, mas estavam desativados. Na ultima atualização do windows phone, esse recurso foi liberado (mas o build antigo do windows também suportava 4.0, então porque deixaram bloqueado???).

Vamos combinar, um vídeo 4k em celular é o cúmulo do absurdo. FullHD já é absurdo, HD sobra...

Quanto a ter seifado a câmera de 20 pra 10MP, não li nada sobre, mas 8MP já é mais que bom pra fotos de celular. Minha preocupação é saber se a lente tem boa captação com pouca luz...

Sim. A lente é boa em baixa luz. Pois tem uma tecnologia parecida com a do HTC One. Ela, nesse quesito é superior a do S4, IPhone 5 mas levemente inferior a do HTC One e Lumia 1020. Sobre a tela, eu particularmente queria ver uma full HD. Sou muito exigente, e para meus olhos tem grandes diferenças HD para FHD. A falta de expansão SD também é um fator que pesa muito na minha escolha. É um excelente aparelho, e diferente do que muita gente pensa, esse aparelho tem desempenho equivalente aos atuais high end e ele se enquadra nessa categoria, não na mid end como muitos acham. A câmera realmente é de 20mpx, a Motorola deve liberar os outros 10 no Android 4.3 ou em outro momento. Ninguém sabe pq das limitações. De qualquer forma 10mpx já é o suficiente pras fotos ficarem boas no Instagram. Rsrs. Um ótimo aparelho. HIGH END: http://mobilexpert.com.br/smartphones/materias/4988/primeiros-testes-de-desempenho-em-benchmarks-revelam-o-poder-do-moto-x

Edited by Franklinm

O Motorola X é um excelente aparelho, vamos aos testes, comparando ao Galaxy S4, ambos da Verizon:

Conseguiu 19088 no Antutu contra 24141 do Galaxy S4.

No Display Brightness conseguiu 482 pontos, contra 480 do Galaxy S4

No GeekBench conseguiu 2048 contra 3190 do Galaxy S4

No Laptop Battery Test conseguiu 6:13hs contra 5:25hs do Galaxy S4

No Quadrant conseguiu 8946 contra 11962 do Galaxy S4

No 3DMark conseguiu 11568 pontos contra 10371 do Galaxy S4

Ja no 3DMark Extreme conseguiu 7086 pontos contra 6632 do Galaxy S4

No An3DBench conseguiu 7578 pontos contra 7534 do Galaxy S4

Podemos concluir que mesmo sendo um aparelho "dual-core" ele chega a ter mais desemprenho que um "octa-core" (falso) ou no caso, chega a ter mais desempenho que dois quad-core.

8 testes no total, onde 5 testes o Moto X se deu melhor que o Galaxy S4.

Edited by Andrey Piekas

O Motorola X é um excelente aparelho, vamos aos testes, comparando ao Galaxy S4, ambos da Verizon:

Conseguiu 19088 no Antutu contra 24141 do Galaxy S4.

No Display Brightness conseguiu 482 pontos, contra 480 do Galaxy S4

No GeekBench conseguiu 2048 contra 3190 do Galaxy S4

No Laptop Battery Test conseguiu 6:13hs contra 5:25hs do Galaxy S4

No Quadrant conseguiu 8946 contra 11962 do Galaxy S4

No 3DMark conseguiu 11568 pontos contra 10371 do Galaxy S4

Ja no 3DMark Extreme conseguiu 7086 pontos contra 6632 do Galaxy S4

No An3DBench conseguiu 7578 pontos contra 7534 do Galaxy S4

Podemos concluir que mesmo sendo um aparelho "dual-core" ele chega a ter mais desemprenho que um "octa-core" (falso) ou no caso, chega a ter mais desempenho que dois quad-core.

8 testes no total, onde 5 testes o Moto X se deu melhor que o Galaxy S4.

A samsung esta sendo investigada de sabotar os benchmark's do SG4.

Olha o preço dele sem operadora, gostei

http://www.tudocelular.com/motorola/noticias/n29315/moto-x-preco-contrato.html

Eh verdade, mas não vai perder mercado não.

Enviado do meu Xperia Honami I1 GE usando o Tapatalk 20

Verdade. Nenhuma marca perde mercado motivos assim...

A verdade é que a maioria esmagadora dos donos de Android / iPhone nem sequer sabem o que é benchmark...

Acredite, nós que somos tão interessados por tudo sobre Android e participarmos de fóruns não somos mais do que uma pequena minoria no mundo dos consumidores. A maioria dos compradores de S4 só o compraram porque é um "celular" rápido e para mostrar para todo mundo que tem um "celular" top. Nem sabem diferenciar celular de smartphone...

Enviado do meu MB860

A samsung esta sendo investigada de sabotar os benchmark's do SG4.

Olha o preço dele sem operadora, gostei

http://www.tudocelular.com/motorola/noticias/n29315/moto-x-preco-contrato.html

Lá fora esse preço vale, foda é que aqui no Brasil passará dos 2 mil. Só vou pegar um se eu conseguir encomendar com alguém de fora. 2 mil por smartphone é contra os meus princípios.

Lá fora esse preço vale, foda é que aqui no Brasil passará dos 2 mil. Só vou pegar um se eu conseguir encomendar com alguém de fora. 2 mil por smartphone é contra os meus princípios.

Eu tbm penso dessa forma, tem um conhecido meu que mora em ohio vou ver se ele traz para mim

Meu prox Cel *-*...
Sempre fui fan dos nexus, e gostava do design dos motorolas.... E agora com a opção de 32gb :0
E esse processador ai, parece realmente funcionar.... No começo eu estava achando q ia ser mais uma jogada de marketing com cores falsos e tals. Mas parece que não...
O meu vai ser azul com preto... UHAUHAUHAUHAUHAUHAU
Vem ni mim moto x....