Andrey Piekas

Google lança Android L; veja o que muda em relação ao KitKat

4 posts in this topic

Ignorem a formatação do texto, hoje estou perdendo para isto.

____________________________________________________________________

O Android L, provavelmente Lollipop, foi apresentado finalmente pelo Google nesta quarta-feira (25). A nova versão do sistema mobile chega com uma reformulação na interface, batizada de Material Design. Além disso, a plataforma deve ganhar uma melhoria no desempenho e no consumo de bateria. Confira o que mudou desde o KitKat.

android-l-3.png


O Android L apresenta uma interface redesenhada que recebeu o nome de Material Design. O interessante do novo design é que há uma simulação do papel, incluindo efeitos de “dobrar” e o uso de sombras para dar a impressão de diferentes alturas, como se um elemento estivesse flutuando sobre o outro.

android-l-8.png

Material Design: leve como papel


Assim como o iOS 8 e o Windows Phone, o Android L abusará das cores e do visual mais minimalista, mas com maior efeito de profundidade. O sistema ganhou ainda novas animações e interações baseadas em gestos. Nos apps demonstrados pelo Google, por exemplo, o sistema terá uma espécie de botão flutuante na tela, no qual os usuários conseguirão acessar o teclado numérico, no discador, ou criar um novo e-mail, no Gmail.

android-l-6.png

O Android L investirá no uso de cards na interface, com uma aparência bastante similar à das live tiles do Windows Phone. Os cartões estarão presentes, por exemplos, no Widgets, e no novo discador, com fotos dos contatos na área de atalhos do sistema.

android-l-4.png

O sistema ganhou ainda um redesign no botões virtuais: agora, eles terão um design minimalista, baseado em formas geométricas e não mais em figuras, como no KitKat. Outro recurso que chamou a atenção foi a possibilidade de incluir animações em respostas ao toque, como botões que piscam e mudam de cor ao serem pressionados pelos usuários.

android-l-12.png

Já na tela de notificações, haverá uma estruturação semelhante ao iOS 8. Ao clicar sobre um alerta, ele pulará sobre as demais e exibirá mais detalhes. As notificações do Android ganharam ainda a possibilidade de interação, como responder ou não uma chamada, de forma semelhante às recem-apresentadas no iOS 8.

android-l-11.png

Performance

O Google também promete uma grande otimização na nova versão do Android. Durante a apresentação, foram demonstradas um grande avanço de performance no Nexus 5 em aplicativos como o Google Maps. Em alguns casos, o consumo de recursos chegou pela metade. A expectativa é que o sistema gerencie melhor a memória e os outros componentes do dispositivo.

android-l-19.png

A versão do Android suportará ainda processadores com arquitetura 64 bits, como o Apple A7 utilizado no iPhone 5S. Com isso, o sistema operacional deve se tornar capaz de gerenciar mais memórias RAM, abrindo espaço para dispositivos mais poderosos.

android-l-20.png

Outro assunto aguardado pelos milhões de usuários do Android é o consumo de bateria pelo sistema. Para a área, o Google apresentou o Project Volta: uma série de medidas e melhorias que promete melhorar a autonomia do sistema. A novidade, no entanto, foi ofuscada por um protesto de uma pessoas da plateia. Será uma usuária do Android revoltada porque o telefone desligou no meio do evento?

Segurança

O Google aproveitou a conferência para mostrar os esforço da empresa contra os ataques virtuais: um dos grandes problemas do Android. Segundo a empresa, 93% dos usuários roda a última versão do Google Play Services, pacote de aplicativos da companhia.

android-l-15.png

Segundo o Google, o novo sistema trará alguns reforços na segurança, como a verificação contra malware em todos os aplicativos da Google Play Store. Além disso, os aparelhos receberão pacotes de segurança diretamente do Play Services e ainda terão uma função para restaurar o telefone em caso de ataque.

Disponibilidade

O Android L estará disponível primeiramente em uma versão de testes para desenvolvedores, como o iOS e o Windows Phone. No entanto, não foram informados quando o sistema começará a chegar aos usuários finais.

Conheça um pouco mais do "Material Design", no Android L:

Fonte: LINK

Edited by Andrey Piekas

Share this post


Link to post
Share on other sites

               

E o futuro da modernidade esta simplesmente na simplicidade. De uns tempos para cá, tudo esta ficando cada vez mais minimalista, desde o design de carros, móveis, casas, e agora o sistema operacional do seu computador (Win 8) e do seu celular (iOS7 / Android 5).

Quanto mais "flat", melhor. Acho que a principal vantagem desse design minimalista é diminuir a carga de CPU/GPU e assim melhorar o desempenho geral. Além de ser "simplesmente" bonito.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Se for como vi em outro site é fantástico! Visual elaborado e funcionalidades aliada à fluidez. Só resta aguardar quem será comptemplado primeiro.

Aposto em Nexus (5 e 4) e Motos X, G e E...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now