Ir para conteúdo

Foto

[Dica] Link2Sd Muito Mais Prático Que App2Sd (Transfira Seus App Para O Cartão De Memória)

161 respostas neste tópico

michelsampa

michelsampa

Nivel 2

• Membros
  • 44 posts
    • :
  • Android 2.1

Current mood: None chosen

Bom

*
POPULAR

Uma das restrições que encontramos em nossos X10 Mini é a pouca quantidade de memória interna. Instalamos alguns app e pronto ! a memória está cheia. Para contornarmos isso existe a opção de instalação dos app diretamente no cartão SD, coisa que o android 2.2 (froyo)já faz por Default. Confesso que um dos motivos que me fez fazer root no meu mini foi justamente a intenção de contornar este problema, no entanto, após rotear o celular notei que para usar o app App2Sd teria que fazer uma série de modificações como instalar uma nova Rom, atualizar o OS, limpar todo conteúdo do cartão de memória, utilizar comandos via ADB e outras modificações que demandariam muito trabalho e riscos. Segue aqui um pequeno tutorial de como fazer este procedimento usando o Aplicativo chamado Link2SD.

O que o Link2SD faz ?

Como o próprio nome sugere, o aplicativo transfere os app para o cartão de memória criando um Link no sistema android. Assim o android apenas guardará no seu sistema uma referência ao app e não o próprio app, consumindo assim um espaço infinitamente menor na sua memória interna.

O procedimento é arriscado ?

De forma alguma, basta um aparelho rooteado. Não envolve conhecimentos avançados, nem instalação de novas ROM's

Qual o ganho de memória esperado ?

Imagem Postada

No meu caso estava com alguns poucos e básicos app instalados no X10 mini pro e o android já estava acusando "pouca memória interna" coisa que ele faz quando chagamos a apenas 20mb de memória livre. Após a configuração do Link2SD minha memória livre chegou a espantosos 120mb, hoje tenho mais de 200 app instalados (fora os de sistema) e ainda me sobram 63mb de memória livre. Ou seja, compensa e muito.

Vamos a configuração

1) Primeiramente faça Backup de todo conteúdo do seu cartão SD. Este procedimento é bem símples, basta conectar o celular via USB selecionar "montar cartão SD" no aparelho. Abra o drive do cartão pelo explorer do windos. Vá em "ferramentas" "opções de pastas" "modo de exibição" e selecione "mostrar pastas e arquivos ocultos" agora crie uma pasta no seu Desktop e copie todo conteúdo do cartão de memória para a mesma. Feito isso, pode desmontar o cartão SD e desconectar o Cel.

2)Formatando e particionando o cartão de memória.

A) Precisamos agora criar uma nova partição em nosso cartão SD e para isso utilizaremos o programa MiniTool Partition Wizard 5.2. Baixe o programa e instale no seu PC / Notebbok.

B-) No seu celular vc deve entrar em "configurações" "aplicativos" "desenvolvimento" selecione as opções "Depuração USB" e "Permitir locais Fictícios" Agora pode conectar o cel. novamente no pc e montar o cartão SD.

C) Feito isso vamos agora trabalhar com o MiniTool Partition Wizard (você pede encontrar o programa "free" facilmente pela net)

Abra o MiniTool, deve aparecer a imagem seguinte:

C1) Disk 2 representa o seu cartão de memória, nós vamos deletar esta partição e criar duas novas. (desconsidere o tamanho das partições mostradas nas imagens pois servem apenas a título de exemplo)

Imagem Postada

C2) Agora clique com o botao direito do mouse na parte cinza "unallocated" e crie uma nova partição

Imagem Postada

C3) Escolha as opções Primary e FAT32, com o mouse escolha o tamanho da partição. o que sobrar irá ser a partição do Link2SD. Ou sejá, neste passo o tamanho da partição vai variar de acordo com o tamanho do seu cartão de memória. Notem na minha primeira imagem (qual o ganho de memória esperado ? )que como possuo o cartão original que acompanha o cel. 4Gb formatei da seguinte maneira. SD Card 3.18Gb deixando o restante para a segunta partição, no meu caso, Sd card 2nd pat 501Mb.

Imagem Postada

C4) Agora vamos criar outra nova partição, no caso uma partição Ext2. Clique com o direito novamente em "Unallocated" e clique em create.

Imagem Postada

C5) Agora escolha Primary e Ext2, essa será a partição do Link2Sd. No meu caso criei uma partição com 501Mb que foi o espaço sobrado no meu cartão SD.

Imagem Postada

C6) Por fim clique em Aplly no canto esquerdo superior.

Imagem Postada

C7) Agora desmonte o cartão SD desconecte o celular e reinicie o mesmo. ( não esqueça, tem que reiniciar o cel.)

2) Trabalhando com o Link2SD

Imagem Postada

2-1) Na tela inicial do aplicativo entre nas configurações e selecione "Filter"

Imagem Postada

2-2) Selecionando como na imagem a seguir o app apresentará uma lista de todos app instalados no seu cel com exceção dos app de sistema.

Imagem Postada

2-3)Clicando em qualquer app listado deve aparecer a imagem seguinte. vc deve clicar em "Create Link" e a partir daí, caso apareçam outras mensagens é só ir dando ok.

Imagem Postada

2-4) Refaça novamente o procedimento para ir passando outros app para o cartão de memória.

2-5) Depois de terminado o procedimento vc deve clicar em "Storage Info" para vizualizar como ficaram distribuidos os seus app dentro do cartão e memória interna do Cel.

Imagem Postada

2-6) Agora vc tem que reiniciar o Cel. caso contrário os seus app não vão aparecer na sua lista de app padrão do seu android. Caso vc esteja usando app que utilizam Widget, provavelmente vc terá que adicioná-las novamente na sua tela inicial.

Está pronto !!! Agora vc tem bastante espaço livre para instalar o que quiser. Lembre-se que a medida que for instalando novos app vc tera que fazer o procedimento novamente para direcionar o novo app para o cartão de memória. Espero que tenha ajudado a todos. Qualquer duvida é só perguntar.

Abraços a todos do androidz.

Obs: Screens tiradas do meu próprio aparelho. Créditos a MateusxD pelas imagens do MiniTool Partition Wizard.
  • 52

AnonyMan

AnonyMan

Membro Master

• Moderadores
  • 1.044 posts
    • Time Online: 1h 16m 23s
  • Android 4.2

Current mood: Motorola Atrix

Excelente
Cara, apesar de não ter mais Android 2.1 e muito menos um X10... achei esse tuto muito bom para ajudar os que nescessitam de memória para mais apps :P ,
Um pontinho add e... faltou só os créditos do tuto B)
  • 3

Leooo:)

• Membros
  • 923 posts
    • Time Online: 4m 44s
  • Android 4.1

Current mood: Motorola Razr

Excelente
Parabéns Michel pelo post... funciona 1.000% no X10 mini. Me liberou 115MB de memória... :D
  • 1

papa

papa

Novato

• Membros
  • 6 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro
Nossa cara valeu! Tutorial excelente, muito bom! Funcionou perfeitamente no meu x10 mini, recomendo fazer ,é bem fácil e libera bastante espaço! Abraço e parabéns!
  • 1

JQSH

JQSH

Nivel 2

• Membros
  • 25 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro
Funciona no Galaxy 5????
  • 0

michelsampa

michelsampa

Nivel 2

• Membros
  • 44 posts
    • :
  • Android 2.1

Bom

Funciona no Galaxy 5????

Sim funciona em qualquer android. É só seguir o tuto e correr pro abraço ! Mas não equeça, tem que ter acesso root.

Postado do meu android x10 mini pro.
  • 1

JQSH

JQSH

Nivel 2

• Membros
  • 25 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro

2-2) Selecionando como na imagem a seguir o app apresentará uma lista de todos app instalados no seu cel com exceção dos app de sistema.

No meu celular (Galaxy 5) nao tem essa opçao que diz "filter" como eu faço?
  • 0

Mortts

Mortts

Novato

• Membros
  • 4 posts
    • :
  • Outros

Neutro
Parabens pelo tutorial,
Irei testar no meu Motorola MB502 e darei o feedback para ajudar os outro usuario,
  • 0

michelsampa

michelsampa

Nivel 2

• Membros
  • 44 posts
    • :
  • Android 2.1

Bom
Imagem PostadaMARKET

No meu celular (Galaxy 5) nao tem essa opçao que diz "filter" como eu faço?

Brother vc tem certeza que baixou o app correto ? Chama-se Link2Sd veja no MARKET

Bom se vc já fez root no celular, já particionou o cartão SD corretamente e já instalou o Link2Sd, basta abrir o aplicaticativo e clicar em opções, não conheço muito bem o galaxy 5 mas acredito que seja este botão que selecionei na figura. Abrirá um menu poup-up e nele tem a opção FILTER.

É isso aí.
  • 1

JQSH

JQSH

Nivel 2

• Membros
  • 25 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro
Obrigada! Vou repetir o processo novamente =D
  • 0

JQSH

JQSH

Nivel 2

• Membros
  • 25 posts
    • :
  • Android 2.2

Neutro
Fiz todo procedimento, tudo certinho até o final, entao abro o Link2Sd e nele diz que nao tem secunda partiçao. Ja refiz o processo 3 vezes, e diz a mesma coisa, fiz exatamente igual ao tutorial... nao entendo.
  • 0

Bruno Oz

Bruno Oz

Novato

• Membros
  • 2 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro

Fiz todo procedimento, tudo certinho até o final, entao abro o Link2Sd e nele diz que nao tem secunda partiçao. Ja refiz o processo 3 vezes, e diz a mesma coisa, fiz exatamente igual ao tutorial... nao entendo.

Quem não está conseguindo, faça a segunda partição FAT32 também. O meu MB502 não aceitou a partição EXT2, mas aceitou muito bem a FAT32. O desenvolvedor inclusive diz que não são todos os aparelhos que aceitam estas partições EXT, mas todos aceitam FAT e FAT32.

abraçOZ
  • 0

JuniorUBZ

JuniorUBZ

Nível 12

• Membros
  • 379 posts
    • :
  • Android 4.0

Current mood: Motorola Razr

Neutro
Muito bom!!!
  • 0

papa

papa

Novato

• Membros
  • 6 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro
Vai ver o de alguns nao funcionou pq o aparelho nao é rooteado!
  • 0

mmattos06

mmattos06

Nivel 2

• Membros
  • 28 posts
    • :
  • Android 2.1

Neutro
show de bola esse tuto!!!

parabens!!