Ranmza

[Custom] Como Instalar Rom No Xperia X8

55 posts in this topic

Primeiro de tudo precisamos rootear o celular, para isso, é só baixar o SuperOne Click http://www.megaupload.com/?d=83ESGKXD

Instalando o xRecovery

Lembrando, faça tudo isso por conta e risco, não me responsabilizo se alguma coisa der errada.

1º Baixe o xRecovery http://www.megaupload.com/?d=TQ0Z7770

2º Baixe o Root Explorer http://www.megaupload.com/?d=J8I5TEKX

2º Jogue os arquivos contidos no .zip no cartão SD do seu smartphone

3º Retire o cabo usb do PC

4º Instale e abra o Root Explorer, ele irá pedir permissão de SuperUser, aceite. Vá para para o seu cartão SD. Nele, copie os arquivos busybox, chargemon e xrecovery.tar e cole eles na pasta /system/bin do seu celular. Antes de mandar colar, você tem que mudar as permissões na pasta bin, para isso há um botão na parte superior do root explorer, aperte ele e depois mande colar os arquivos.

Feito isso é hora de mudar o Firmware e Baseband do seu celular.

Mudando Baseband e Firmware

Lembrando, faça tudo isso por conta e risco, não me responsabilizo se alguma coisa der errada.

1º Baixe o FlashTools e extraia numa pasta. Você pode mudar o idioma do programa, basta ir em Languages e mudar para Portuguese. http://forum.xda-developers.com/showthread.php?p=10738467

2º Baixe o arquivo de Firmware e Baseband. Vai ter uma série de arquivos, crie uma pasta, por exemplo “i15a_2.1.1.A.0.6_Xperia” na pasta “/firmware” e jogue os arquivos lá. http://www.megaupload.com/?d=KYK7JXBT

3º Baixe o Loader para o x8, renomeie ele para loader.sin e substitua o loader.sin da pasta “i15a_2.1.1.A.0.6_Xperia” que você criou http://www.megaupload.com/?d=9WML7GBY

4º Abra o Flashtools, vá em Avançadas>Criar Bundle. Em “Selecionar Pasta” escolha a pasta onde você extraiu os arquivos. Há alguns campos de textos que você deve preencher, coloque “Telemovel: i15a”, “Versão: 2.1.1.A.0.6”, “Branding: Xperia”, você pode colocar qualquer coisa, mas é só para ter um controle maior. Passe todos os arquivos listado na janela da esquerda para a direita e de OK. Ele irá criar um arquivo .tft que será jogado automaticamente para a pasta /firmware

5º Hora de instalar no seu celular. Ainda com o Flashtools aberto, clique em Flash, escolha o arquivo Firmware e de OK. Espere alguns segundos e uma janela com instruções, que você deve seguir, irá aparecer. Feito isso, o celular ira ser flasheado com o Firmware mais atual e com o Baseband 015

Como Instalar ROMs no Seu X8

Irei ensinar vocês a instalar ROMs no seu x8 também. Irei utilizar como exemplo a ROM 2.2.1 MiniCM – 1.0.0 RC2 que, pra mim, é atualmente a melhor e mais estável ROM feita para ele.

Obs1: no caso dessa ROM, é necessário que você tenha o Firmware 2.1.1.A.06 e Baseband 015 instalado, se não, não irá funcionar. Mas há outras ROM que não é necessário modificar o FW e Baseband.

Obs2: é necessário ter o xRecovey instalado no celular.

1º Baixe a ROM http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=964223 *é preciso se cadastrar para baixar

2º Coloque o arquivo “update.zip” na raiz do seu cartão SD

3º Desligue o celular, espere uns 10 segundos e ligue ele. Quando o escrito “Sony Ericsson” aparecer, fique apertando o botão “VOLTAR” que nem um doido, até que inicie o xRecovey. Os comandos para navegar no xRecovey são:

• Controle de volume: mover para cima e para baixo
  • Botão Voltar: para voltar
  • Botão Menu: para escolher

4º Se você estiver instalado uma ROM pela primeira vez, faça o backup da ROM original do seu celular, para isso vá em “Backup and restore” e escolha “Backup”. Ele irá fazer um backup da sua rom no seu cartão SD. Recomendo você fechar o xRecovery, escolhendo “Reboot phone” e fazer um backup do backup no seu PC. Depois inicie o xRecovery mais uma vez.

5º Com o arquivo update.zip na raiz do seu cartão SD, escolha a opção “Instal update.zip from SD Card”, você será jogado para outra tela, selecione Yes – Install. O processo irá demorar um pouco.

6º Após terminar de instalar a ROM, não reinicie o celular ainda, escolhe Factory Reset. Isso ira apagar tudo do seu celular. É necessário para que não de bug na ROM e para que ela funcione direito. Depois disso você pode dar Reboot

Pronto, você agora é um feliz proprietário de um Xperia x8, rooteado, flasheado e com Androi 2.2.1 com Overclock!

----------------------------------------

Aos Administradores do forum,

creio que esteja na hora de criar uma seção para o Xperia x8, cada vez mais gente está comprando o aparelho, vejo isso pela comunidade do orkut do celular que não para de receber novos membros a cada dia, fora também o numero de pessoas interessadas em comprar o aparelho. Um espaço aqui no forum para que os novos e futuros proprietários possam achar as informações que querem é indispensável.

Obrigado.

Este tutorial é bom, só que eu já tinha seguido ele por outro blog e não funfou a miniCM, o celular chega na tela do Cyanogen e reinicia, o tempo todo isso, resolvi voltar para 2.1. Depois tento novamente.

Este tutorial é bom, só que eu já tinha seguido ele por outro blog e não funfou a miniCM, o celular chega na tela do Cyanogen e reinicia, o tempo todo isso, resolvi voltar para 2.1. Depois tento novamente.

Se você estiver falando do Vida Movel Blog, fui eu quem fiz o tutorial para eles. Só resolvi postar aqui para que mais pessoas possam ver também.

Meu X8 deve chegar semana que vem. Incrível um fórum desse suporte ainda não ter uma área exclusiva para o X8 ainda! =I

Ontem chegou meu x8 estou feliz com ele gostei muito, ele veio com o Android 2.1 Bom é o meu primeiro celular com Android que eu comprei(meu primeiro smartfone também), estou procurando informações na net e tambem como pode ver sou novo por aqui no forum, pena que realmente ainda não tenha a seção do x8 por aqui. Gostaria que você explica-se a importância de fazer essa atualização, e se você tinha algum tutorial ou dicionário explicando o que é o Baseband, ROMs e etc, o overclock da muita diferença? Algo que explica-se tudo para quem esta entrando agora na vibe Android. Abs.

Cara, fiz tudo certo aqui, mas na hora de flashear o aparelho deu erro na "instalação do software" no windows. Será que deveria fazer isso no XP ou pelo menos Seven x86? Pq o meu é x64. Lembro qye flashear o K790 só funcionava no Xp. Poxa vida. pior que já substitui um arquivo na pasta bi do system, será que isso tem problema? já que não conseguir ir à diante com a atualização para o2.2.

Cara, fiz tudo certo aqui, mas na hora de flashear o aparelho deu erro na "instalação do software" no windows.

Será que deveria fazer isso no XP ou pelo menos Seven x86? Pq o meu é x64.

Lembro qye flashear o K790 só funcionava no Xp.

Poxa vida. pior que já substitui um arquivo na pasta bi do system, será que isso tem problema? já que não conseguir ir à diante com a atualização para o2.2.

Seus drivers do X8 tão instalados certinhos no pc ? vc deve ter deixado passar algum passo da instalação aí.. Tenta restaurar seu celular pelo Pc Companion se algo der errado e tenta de novo.. e deixa a resposta aqui claro

obrigado ranmza... aqui correu tudo bem!.... Creio que seja bom lembrar que existem alguns fixes para serem flasheados após a instalação da rom, são encontrados no mesmo post da rom la no xda, no link do primeiro post desse topico...

E O BACKUP??? Onde ensina a fazer e como fazer a restauração, caso seja preciso?????? Não aguento mais ler esses tutoriais pela metade!!!

para realizar o backup: 1. rootear o x8 com a ferramenta superoneclick.. (basta instalar no pc, conectar o x8 com o modo de depuração usb ativo, e clicar em "root") 2. baixar os arquivos do xrecovery e, com a ajuda do root explorer,colocar os arquivos na pasta /system/bin do x8 3. reiniciar o x8 e na tela "sony ericsson" apertar o botão back algumas vezes. Isso ira iniciar o Xrecovery 4. escolher a opção backup. isso ira criar um backup no sd. eh bom guardar esse backup no pc. se quiser restaurar, faça o processo novamente, mas dessa vez escolha "restore". Agora darei minha opnião sobre a utilização da nova ROM: testei um dia inteiro, me agradou. o 2.2 apresenta algumas ferramentas melhores. como o controle de musica na lock screen, possibilidade de instalar no sd, etc... mas acabei voltando pro 2.1 sony original. A interface da sony eh bem mais agradavel (apesar de não deixar colocar mais de um widget por pag) e eh mais rápida. os aplicativos de contatos, chamadas, mensagens são bem mais amigaveis... achei os do 2.2 bem feios.... voltarei a tentar a atualização se pintar algo vindo da sony. mas pra quem gosta de manter-se atualizado, vai fundo...!

Marcelo obrigado pela sua explicacao.

Tenho ainda uma duvida, fazendo esse "backup", e dai entao eu vou instalar a rom do 2.2 certo?

dai se caso eu tambem nao gostar do 2.2 é só fazer o "restore"?

mas dai tem que pegar o arquivo de backup e jogar no SD correto?

Obrigado desde já.

Edson

para realizar o backup:

1. rootear o x8 com a ferramenta superoneclick.. (basta instalar no pc, conectar o x8 com o modo de depuração usb ativo, e clicar em "root")

2. baixar os arquivos do xrecovery e, com a ajuda do root explorer,colocar os arquivos na pasta /system/bin do x8

3. reiniciar o x8 e na tela "sony ericsson" apertar o botão back algumas vezes. Isso ira iniciar o Xrecovery

4. escolher a opção backup. isso ira criar um backup no sd. eh bom guardar esse backup no pc.

se quiser restaurar, faça o processo novamente, mas dessa vez escolha "restore".

Agora darei minha opnião sobre a utilização da nova ROM:

testei um dia inteiro, me agradou. o 2.2 apresenta algumas ferramentas melhores. como o controle de musica na lock screen, possibilidade de instalar no sd, etc... mas acabei voltando pro 2.1 sony original. A interface da sony eh bem mais agradavel (apesar de não deixar colocar mais de um widget por pag) e eh mais rápida. os aplicativos de contatos, chamadas, mensagens são bem mais amigaveis... achei os do 2.2 bem feios....

voltarei a tentar a atualização se pintar algo vindo da sony.

mas pra quem gosta de manter-se atualizado, vai fundo...!

Marcelo obrigado pela sua explicacao.

Tenho ainda uma duvida, fazendo esse "backup", e dai entao eu vou instalar a rom do 2.2 certo?

dai se caso eu tambem nao gostar do 2.2 é só fazer o "restore"?

mas dai tem que pegar o arquivo de backup e jogar no SD correto?

Obrigado desde já.

Edson

Eh isso ai Edson,

eh soh manter o backup no sd e dar o restore depois. se vc achar que ele ta ocupando muito espaço (~300M) joga pro pc e depois volta pro SD, mas mantenha a estrutura da pasta.

nao consigo entra no xrecovry fico clicando e nao dah e instalei comforme as instruções tudo certim

Johny784

depois de atualizar o baseband e o firmware, o processo apaga tdo, inclusive o xrecovery. Então repita o processo do xrecovery antes de instalar a nova ROM.

para realizar o backup:

1. rootear o x8 com a ferramenta superoneclick.. (basta instalar no pc, conectar o x8 com o modo de depuração usb ativo, e clicar em "root")

2. baixar os arquivos do xrecovery e, com a ajuda do root explorer,colocar os arquivos na pasta /system/bin do x8

3. reiniciar o x8 e na tela "sony ericsson" apertar o botão back algumas vezes. Isso ira iniciar o Xrecovery

4. escolher a opção backup. isso ira criar um backup no sd. eh bom guardar esse backup no pc.

se quiser restaurar, faça o processo novamente, mas dessa vez escolha "restore".

testei um dia inteiro, me agradou. o 2.2 apresenta algumas ferramentas melhores. como o controle de musica na lock screen, possibilidade de instalar no sd, etc... mas acabei voltando pro 2.1 sony original. A interface da sony eh bem mais agradavel (apesar de não deixar colocar mais de um widget por pag) e eh mais rápida. os aplicativos de contatos, chamadas, mensagens são bem mais amigaveis... achei os do 2.2 bem feios....

cara, eu fiz exatamente a mesma coisa, alem de ter os progs da SE para backup de contatos (oq para mim é bastante importante), eu nao curti mto o 2.2. outro ponto relevante foi que eu nao consegui abaixar de 710Mhz.

experimente o programa GO Launcher EX (TER NO MARKET), com ele vc consegue colocar widgets e atalhos na mesma página. excelente aplicativo.

cara, eu fiz exatamente a mesma coisa, alem de ter os progs da SE para backup de contatos (oq para mim é bastante importante), eu nao curti mto o 2.2. outro ponto relevante foi que eu nao consegui abaixar de 710Mhz.

experimente o programa GO Launcher EX (TER NO MARKET), com ele vc consegue colocar widgets e atalhos na mesma página. excelente aplicativo.

obrigado pela dica...vou procurar esse laucher. O overclock pode ser não utilizado flasheando um zip que tá no post do XDA.

Abraço

...

Salve Marcelo, blz?

Cara, já testou a Floyo 0.20 do racht???

Leve e bonita.. e agora tá com tudo funfando de boa... indiscutivelmente melhor que a original SE...

Fica a dica....

[]'s

bogs

minha maior preguiça de mudar a room é por causa dos apps.. ter que colocar tudo de novo :/ alguns foram crackeados, outros não foram da market.. é chato D: tem algum modo de fazer backup que recolha TUDO do cel ?

Salve Marcelo, blz?

Cara, já testou a Floyo 0.20 do racht???

Leve e bonita.. e agora tá com tudo funfando de boa... indiscutivelmente melhor que a original SE...

Fica a dica....

[]'s

bogs

Vlw a dica.... vou dar uma olhada...

Pessoal, já tem alguma rom do 2.3 mais próxima da estabilidade para o X8? PS: Comemoremos, foi criada uma seção para o X8! :lol:

Excelente tutorial, pena que a rom, não deu certo no meu Xperia, mais testei uma outra que esta funcionando maravilha... obrigado pelo tutorial !

Cara, fiz tudo certo aqui, mas na hora de flashear o aparelho deu erro na "instalação do software" no windows.

Será que deveria fazer isso no XP ou pelo menos Seven x86? Pq o meu é x64.

Lembro qye flashear o K790 só funcionava no Xp.

Poxa vida. pior que já substitui um arquivo na pasta bi do system, será que isso tem problema? já que não conseguir ir à diante com a atualização para o2.2.

Cara, vai na pasta do Flash/Drivers/ggsetup-2.2.0.10

instala esse programa, q roda o drive, consegui assim.. abraço

Olá, fiz tudo certinho como tinha que fazer, porém na hora de fazer o backup do OS ele não criou um update.zip, mas sim uma pasta com 4 arquivos separados cache.img data.img nandroid5.md5 system.img Gostaria de saber o que pode ter acontecido. Muito Obrigado. ___ Bruno Fenner