Jump to content
Viamais - WI

[Dúvida] Consumo De Dados No Defy

Recommended Posts

Pessoal, adquiri recentemente um Defy. E estou com dúvidas no acesso a dados, configurei a sincronização de emails e redes sociais para utilizar somente wi-fi e quando estou fora de alcance ele fica consumindo dados via rede celular. Então desabilitei o "dados em segundo plano" e mesmo assim consome dados da rede celular, onde por exemplo, chegou ao consumo de 1Mb. Sei que não é muito, mas em casos especiais eu preciso que todo o consumo de dados da rede de celular seja bloqueada, existe como fazer isso ou sempre terei o Android executando algum processo consumindo dados?

o APN Brasil também é configurador de APNs. Como vc já ta com acesso 3G, não usa o APN Brasil, usa o APN on off, que tem como unica função ligar ou desligar sua rede 3G. um abraço a todos.

Não precisa, pra desabilitar a transmisão de dados da operadora é simples não precisa do APN brasil, agora entendo pq tanta gente tem dor de cabeça, rsrs

Tem um topico muito parecido com esse, acabei de responder..

MENU ==> Config ==> Conexão sem fio e rede

Desmarca a opção Rede Móvel

Ela q conecta vc a internet sem permisão, rsrs

espero ter ajudado

abraços...

Outra opção;

Como eu não uso (e quando usar farei a inversão), sugiro que apenas vão em:

MENU >> CONFIGURAÇÕES >> REDES SEM FIOS E OUTRAS >> REDES MÓVEIS

Entre em "Pontos de Acesso" (não sei se aparece assim pra vocês. Minha rom é Froyo 2.2)

E onde tem a opção de DADOS da sua operadora, renomeie a opção APN.

Exemplo (no meu caso, CLARO)

APN: claro.com.br

coloque claro.com.br.old

Por mais que ligue o APN, não acessa e não consome dados.

Como eu acesso muito pouco, quando eu precisar, vou só tirar o ".old" da opção APN.

Pra quem tem problemas com os apps controladores de APNs que existem e querem uma certeza que não irão usar a rede, é uma outra boa opção.

Espero que ajude.

Abraços

Cara, eu entrei na opção que vc disse antes de postar este tópico, já tinha removido o acesso todo e também foi no Gerenciador de Dados e coloquei a sincronização de email e rede social para somente wi-fi e também desmarcava a opção de dados em segundo plano e mesmo assim consumia banda.

Não sei se é as porcarias que a Tim instalou, se é o Motoblur ou o próprio Android, mas a solução do APNBrasil funcionou perfeitamente e o mais importante, é simples de utilizar.

Não precisa, pra desabilitar a transmisão de dados da operadora é simples não precisa do APN brasil, agora entendo pq tanta gente tem dor de cabeça, rsrs

espero ter ajudado

abraços...

espero ter ajudado

abraços...

Caro Edson,

a opção rede móveis que vc se refere não permite desativação, a não ser que vc modifique as configurações do APN, o que acho ser um trabalho muito menos prático do que ter um APP tipo o onoff.

acho que o que vc se refere, esta no GERENCIADOR DE DADOS/ENTREGA DE DADOS, e deve ser o item DADOS ATIVADOS.

acabei de responder em outro topico sobre outras coisas e postei esta dúvida. hoje farei o teste. desinstalarei o APNonoff, desmarcarei este ítem, DADOS ATIVADOS, e vou checar se tenho ou não conexão. Depois posto por aqui.

Minha rom é a froyo retail 2.2.1

um abraço a todos.

É isto mesmo. acabei de desinstalar o APN onoff. Fui em GERENCIADOR DE DADOS/ENTREGA DE DADOS, desmarquei a opção DADOS ATIVADOS, e bingo!!!! desativa o 3G, sem desativar a possibilidade de navegar via wi-fi. Para religar o 3G, é só marcar novamente a opção DADOS ATIVADOS. com certeza menos prático do que esta com o APP onoff na tua tela principal, mas sem necessidade de outros recursos a não ser a propria rom do telefone. um abraço

É isto mesmo.

acabei de desinstalar o APN onoff. Fui em GERENCIADOR DE DADOS/ENTREGA DE DADOS, desmarquei a opção DADOS ATIVADOS, e bingo!!!! desativa o 3G, sem desativar a possibilidade de navegar via wi-fi. Para religar o 3G, é só marcar novamente a opção DADOS ATIVADOS.

com certeza menos prático do que esta com o APP onoff na tua tela principal, mas sem necessidade de outros recursos a não ser a propria rom do telefone.

um abraço

Muita calma nessa hora!!!

Desmarcar esse opção NÃO desativa o 3G!!! Essa opção bloqueia a troca de dados via redes móveis, ou seja, 3G, GSM e tudo mais!! Vc continua efetuando chamadas pelo 3G!!

A opção para desativar o 3G é outra, mas aí vc para tudo que passa pelo 3G e não apenas os dados!!

Abraços!

Muita calma nessa hora!!!

Desmarcar esse opção NÃO desativa o 3G!!! Essa opção bloqueia a troca de dados via redes móveis, ou seja, 3G, GSM e tudo mais!! Vc continua efetuando chamadas pelo 3G!!

A opção para desativar o 3G é outra, mas aí vc para tudo que passa pelo 3G e não apenas os dados!!

Abraços!

não sou expert no assunto, estou começando a mexer no defy, estou usando há menos de 30 dias.

segue minhas considerações:

desde ontem fiz este teste e o ícone da 3G que no meu defy aparece como H com as duas setas, ao desmarcar a opção DADOS ATIVADOS, este ícone desaparece.

se tento navegar na internet com este ítem desmarcado vem a mensagem de não poder carregar a página por não ter acesso a internet.

meu telefone tem recebido e feito chamadas sem problemas.

entro no wi-fi também sem problemas.

meu contador no GERENCIADOR DE DADOS, está na mesma contagem de quando deu uma navegada pela manha para checar meus emails. já são mais de 7 horas sem qualquer alteração.

portanto, não vou afirmar que estou certo, pois como disse, estou começando nesta "praia", mas até agora todas as observações que tenho feito, me levam a acreditar que estou certo no que afirmei no outro post.

vou continuar minha observação, e posto qualquer novidade que possa identificar.

um abraço

em vez de outro post, editei este, são 16 horas do dia 9, portanto estou desde ontem pela manhã com o 3G desativado pela opção acima, desmarcando o ítem DADOS ATIVADOS, e não houve qualquer consumo. o gerenciador se mantem na mesma contagem. só acrescento que tirei as atualizações automáticas possíveis, como o email, e as coloquei para manual.

um abraço

não sou expert no assunto, estou começando a mexer no defy, estou usando há menos de 30 dias.

segue minhas considerações:

desde ontem fiz este teste e o ícone da 3G que no meu defy aparece como H com as duas setas, ao desmarcar a opção DADOS ATIVADOS, este ícone desaparece.

se tento navegar na internet com este ítem desmarcado vem a mensagem de não poder carregar a página por não ter acesso a internet.

meu telefone tem recebido e feito chamadas sem problemas.

entro no wi-fi também sem problemas.

meu contador no GERENCIADOR DE DADOS, está na mesma contagem de quando deu uma navegada pela manha para checar meus emails. já são mais de 7 horas sem qualquer alteração.

portanto, não vou afirmar que estou certo, pois como disse, estou começando nesta "praia", mas até agora todas as observações que tenho feito, me levam a acreditar que estou certo no que afirmei no outro post.

vou continuar minha observação, e posto qualquer novidade que possa identificar.

um abraço

em vez de outro post, editei este, são 16 horas do dia 9, portanto estou desde ontem pela manhã com o 3G desativado pela opção acima, desmarcando o ítem DADOS ATIVADOS, e não houve qualquer consumo. o gerenciador se mantem na mesma contagem. só acrescento que tirei as atualizações automáticas possíveis, como o email, e as coloquei para manual.

um abraço

Acho que vc não entendeu o que eu disse no outro post. O que eu disse é que essa opção só desativa os DADOS via redes móveis, ou seja, ele bloqueia a sua internet pelo 3G, mas ele NÂO desativa o 3G, até pq vc ainda continua usando o 3G para suas chamadas de voz!!!

Não podemos confundir DADOS com 3G!! Dados é uma coisa e 3G é outra. 3G é uma tecnologia e dados são informações transmitidas ou recebidas!

Dados usam o 3G para serem transmitidos e recebidos, assim como poderiam usar outra tecnologia para isso, por exemplo: GSM, Edge, TDMA, CDMA e outras tecnologias utilizadas para celular! Lembrando que voz também são dados!!

Caso eu não tenha sido suficientemente claro, por favor me avise que tento um exemplo melhor.

Abraços!

Acho que vc não entendeu o que eu disse no outro post. O que eu disse é que essa opção só desativa os DADOS via redes móveis, ou seja, ele bloqueia a sua internet pelo 3G, mas ele NÂO desativa o 3G, até pq vc ainda continua usando o 3G para suas chamadas de voz!!!

Não podemos confundir DADOS com 3G!! Dados é uma coisa e 3G é outra. 3G é uma tecnologia e dados são informações transmitidas ou recebidas!

Dados usam o 3G para serem transmitidos e recebidos, assim como poderiam usar outra tecnologia para isso, por exemplo: GSM, Edge, TDMA, CDMA e outras tecnologias utilizadas para celular! Lembrando que voz também são dados!!

Caso eu não tenha sido suficientemente claro, por favor me avise que tento um exemplo melhor.

Abraços!

Vivendo e aprendendo, imaginava que 3G fosse a tecnologia apenas para troca de dados. Que nossa conexão por voz continuava com o GSM. Estou vendo que não.

Agora vai um pergunta: Nossa preocupação em desligar a troca de dados é exatamente pelo custo de quem tem um pacote de dados limitado como é o meu caso. Nesta situação, estou certo quando digo que freio este consumo com as medidas tomadas como descrito acima? Porque o ícone H com as duas setas some quando eu desativo DADOS ATIVADOS, não seria este ícone que mostraria que estaria com a 3G ativa?

Agradeço sua resposta para que possa ter mais conhecimento nesta tecnologia que ainda não domino totalmente.

um abraço a todos.

Agora vai um pergunta: Nossa preocupação em desligar a troca de dados é exatamente pelo custo de quem tem um pacote de dados limitado como é o meu caso. Nesta situação, estou certo quando digo que freio este consumo com as medidas tomadas como descrito acima?

Exatamente!!!!

Porque o ícone H com as duas setas some quando eu desativo DADOS ATIVADOS, não seria este ícone que mostraria que estaria com a 3G ativa?

O "H" diz que vc está trocando dados pela rede móvel, que pode ser 3G ou alguma outra!! Não tem ícone de 3G ativo!!

Olha só o que diz no site da Motorola sobre as características do Defy:

REDES MÚLTIPLAS

WCDMA 850/2100, GSM 850/900/1800/1900, HSDPA 7.2Mbps, HSUPA 2.0Mbps, EDGE Classe 12, GPRS Classe

Todas elas são tecnologias de transmissão de dados. Lembrando que voz tbm é um dado a ser transmitido. Algumas delas são específicas para voz, outras para dados e algumas para ambos!

3G é um conjunto de tecnologias, assim como o 2G. No Defy, assim como em outros smartphones multi-band, vc pode escolher usá-lo em 3G ou em 2G, mas isso se a sua operadora for compatível.

Aí vc me pergunta: "Mas pq eu usaria 2G se o meu smart tem 3G??"

Simples!! Pra poupar bateria!! No modo 3G, o seu smart consome muito mais bateria que no modo 2G, só que vc pode ter problema de sinal. Existem lugares que a cobertura da operadora é limitada, podendo ser apenas 3G ou apenas 2G. Por essas coisas, eu prefiro deixar no modo automático. Caso, se no lugar que eu estiver, não funcione o 3G, o meu smart usa o 2G para as operações(voz ou dados) e vice-versa.

Uma coisa interessante de se saber é que a maioria dos planos de dados das operadoras funcionam apenas via 3G, logo, se vc escolher, no seu smart, que funcione apenas em 2G, sua internet pode não funcionar.

Aqui para saber mais sobre 3G: Faça o login ou registre-se para ver este link!! (O wikipedia nunca está 100% certo, mas dá pra ter uma ideia de como as coisas funcionam)

Aqui para saber mais sobre 2G: Faça o login ou registre-se para ver este link!!

Se tiver mais dúvidas pode perguntar que, se eu souber, respondo numa boa!

Abraços!

REDES MÚLTIPLAS

WCDMA 850/2100, GSM 850/900/1800/1900, HSDPA 7.2Mbps, HSUPA 2.0Mbps, EDGE Classe 12, GPRS Classe

Todas elas são tecnologias de transmissão de dados. Lembrando que voz tbm é um dado a ser transmitido. Algumas delas são específicas para voz, outras para dados e algumas para ambos!

.................

li sobre as duas tecnologias. não tinha conhecimento de nem metade deste conteudo!

agredeço suas informações.

um abraço

bem.. eu so falei isso pq foi o q ocorria comigo, ficava comendo meus creditos, dai so fiz esse procedimento.. desabilitei o consumo de dados através da rede móvel isso fez com que parasse, ficou otimo até o momento, ate mesmo pq não faz sentido desativar o consumo de dados mas ele permanecer consumindo dados.. alem disso, outras pessoas tiveram o mesmo problema, sendo assim quando passei o procedimento funcionou com eles tbm.. sem precisar do APN Brasil, rsrs de qualquer forma, eu prefiro a edição manual dos APNs até mesmo pq não gosto de ta instalando muita coisa. Mas ta ai.. o que importa não é a respota ou procedimentos diferentes, o que importa é que a dúvida foi tirada e o problema resolvido.. abraços.