Sign in to follow this  
Followers 0
laza

Como Criar Um Emulador Do Android

13 posts in this topic

Vou inaugurar a área!

Estava eu atrás de um GPS para o meu i9000, fui atras do iGO e me decepcionei pois não achei para resolução 480x800, foi quanto achei o MOTONAV, mas o que isto tem haver com o Emulador? Foi o que me incentivou a ir mais a fundo no Android.

É bem melhor fazer testes em um simulador do que no aparelho "óbvio hehehe", além do mais, no aparelho não tem acesso completo ao Shell, por exemplo a pasta /data do aparelho não é acessível, pois no SO do Hardware não tem a opção de usar um SuperUser "SU", logo você não vai conseguir fazer nada no shell dele, para isto tem que user o Emulador, fazer os testes e para instalar o programinha "fuçado" crie tal pacote e instale via "adb", vou falar destes cara em outro tópico.

Para instalar o SDK e rodar o Emulador é muito fácil e simples.

1. Faça o download em: http://developer.android.com/sdk/index.html

2. O pacote não é um instalador, é um ZIP, descompacte ele em C:\android-sdk-windows

3. Execute o SDK Manager.exe, vc vai ver isto aqui:

Imagem Postada

Ele vai te dar a opção para baixar uns pacotes, etc... baixa tudo.

4. Depois de tudo atualizado, feche a janela e clique em Virtual Devices.

Vai ver a seguinte informação:

Imagem Postada

Clique em NEW, vai abrir a tela para digitar as infos do emulador que deseja criar.

Na tela do ADV:

Name: Nome do emulador.

Target: É o tipo do SO que o Emulador vai ter, eu uso o Android 2.1, que é o do meu aparelho.

SD Card: É o "HD", clique em Size e digite por exemplo 2000 MiB "2gb".

Skin: É o ecran, clique em Built-in e escolha o de sua preferência, eu uso o WVGA800, que é o do meu aparelho.

Em hardware, automaticamente ele vai adicionar umas paradinhas, mas se vc quiser mais, tipo GPS, SD Card externo, etc... clique em NEW e escolha.

7. Depois de tudo pronto clique em Create ADV, ele vai criar um item no Virtual Devices, que é o seu emulador, selecione e clique em Start!, ele vai te abrir uma opção para selecionar o tamanho da tela da aplicação, para não ficar muito pequeno, clique em Scale display to real size e no Screen Size (in) digite 6, ou o tamanho de sua preferência, 6 para mim é o ideal.

Imagem Postada

Clique em LAUNCH e ele irá abrir a tela do Emulador, vai piscar umas telinhas, as vezes demora um pouco para carregar tudo e no final abre a tela abaixo, ele é lento para iniciar.

Imagem Postada

Depois de um tempinho aparece isto aqui:

Imagem Postada

;)

Obs: Senti falta aqui no forum de uma ferramenta para fazer upload de imagens, no meu forum deixo isto aberto para o pessoal enviar a vontade, uso uma conta na Locaweb com espaço em disco ilimitado para não ter problemas de espaço.

Qualquer dúvida poste aqui, depois vou falar sobre o "adb".

Abraços.

laza

Muito bom mesmo seu tópico mas enfim, se você colocar o update all, você ira baixar os ADTS, e plugins para rodar o emulador com o froyo que tá muito show, além do mas que você poderá estar emulando os aplicativos para vê como se comportam nesta versão,

Abrçs.

Laza.

Parabéns... fiz e está funcionando legal...

Como faço para instalar as aplicações, pois gostaria de testar antes de instalar no smartphone?

Grato.

[els]

Usava isso no Linux, só que lá tinha que executar o arquivo android, dentro da pasta android Sdk, pra abrir a primeira janela e começar o processo.

Usava junto com o NetBeans IDE.

Laza.

Parabéns... fiz e está funcionando legal...

Como faço para instalar as aplicações, pois gostaria de testar antes de instalar no smartphone?

Grato.

[els]

Via ADB! Tu manja? Fiz um tutorial, tá na mesma sessão que este.

Abs.

cara, eu não to conseguindo. quando eu aperto em "start!" aparece essa msg >invalid command-line parameter: de. Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'. please use -help for more information<

cara, eu não to conseguindo. quando eu aperto em "start!" aparece essa msg >invalid command-line parameter: de.

Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'.

please use -help for more information<

Copie a pasta do android-sdk para a raiz do C:\

Muito bom... baixei o .exe instalei, atualizei tudo, porem não "startava", dava o erro do colega acima; >invalid command-line parameter: de. Hint: use '@foo' to launch a virtual device named 'foo'. please use -help for more information< Movi para a raiz do c:\ e blza, resolveu o problema... ps: quem tiver alguma ide aberta como o visual studio, ou o delphi, [outras não testei] podem tem problemas, mas ai é só fechar a ide e tentar de novo que vai de boa... baixar o zip e descompactar na raiz seja a melhor opção...

Não consegui fazer funcionar, sempre dá PANIC: Could not open: D:Android.android/avd/Test.ini, não entendi porque, alguém pode me ajudar?