marcelo_hs2001

[Custom] Instalando Custom Rom No Xperia X8

72 posts in this topic

Bom, conforme prometi alguns dia atrás estou postando um tutorial mais detalhado para aqueles que desejam rodar uma Custom Rom no X8. Visto que a senhora SE jamais disponibilizará qualquer outra atualização para esse dispositivo.

!Antes de mais nada devo ressaltar: Todos os procedimentos aqui descritos podem DANIFICAR seu dispositivo. Por isso não me responsabilizo por qualquer problema que venha ocorrer com o aparelho!

Primeiro vamos esclarecer os fatos:

Hoje a SE disponibiliza em seus aparelhos X8 a versão 2.1 do Android. Versão essa que não oferece recursos importantes como, por exemplo, a instalação de apps no cartão SD ou então a significativa melhora de performance. A partir da versão 2.2 do Android isso já é possível. E, tendo em vista que hoje o Android já se encontra na sua versão 3.0 (versão otimizada para tablets), o X8 anda meio defasado em relação ao tempo. Mas a boa noticia é que vários desenvolvedores do fórum XDA-Developers conseguiram portar essas versões para o X8. Infelizmente o Gingerbread (2.3) ainda tem serias limitações para rodar no X8 de maneira satisfatória, mas o Froyo(2.2) já está muito estável e pode-se garantir que 99% funciona muito bem. Mas vale lembrar que você perderá todos os seus dados pessoais como chamadas, agenda, mensagens, apps instalados, etc.

Para isso, você precisará baixar os seguintes:

Flashtools: Ferramenta que será utilizada para fazer o root, instalar o xrecovery, e flashear o ultimo firmware no X8. FlashTools - XDA Devs

Custom Rom: Após realizar os procedimentos com o Flashtools, você estará apto a instalar qualquer custom Rom em seu dispositivo. Minha recomendação é utilizar o FroyoBread 2.2. Eu utilizo essa Rom em meu dispositivo e posso dizer que eh bem rápida e estável. Para evitar eventuais arrependimentos, leia o changelog e o known bugs para estar a par do que acontece com a ROM. FroyoBread - XDA Devs

Pacote com os firmwares, basebands, gerenciador e xRecovery Files.

-Ultimo firmware e baseband 015: Possibilita funcionar bem certos recursos como Undervolt ou App2sd.

-Firmware atual e baseband 006: em caso de arrependimento/problema ocorrido, será necessário para retroceder o processo.

-Gerenciador de arquivos com acesso ao root, para transferir os arquivos xRecovery para o system.

Pacote - Megaupload

Preparação:

1.Instale o FlashTools e, primeiramente, transfira os arquivos i15a_2.1.1.A.0.6_Xperia.ftf e X8_Shakira_E15i_2.1.1.A.0.6_generic.ftf para a pasta firmwares no diretório do FlashTools.

2. Transfira a pasta xRecovery Files para seu cartão SD do seu dispositivo

3. Coloque o arquivo 216re.apk na pasta custom/apps no diretório do FlashTools.

4.Transfira o o arquivo .zip da custom ROM baixada para a raiz do seu cartão SD.

Obs. Sempre antes de utilizar o FlashTools, ative a depuração USB no X8 (configurações/aplicativos/desenvolvimento/depuração USB).

Após tudo em mãos, podemos começar.

PASSO 1 - ROOT, Xrecovery e Backup

Para que você possa voltar a ter sua rom original caso você se arrependa da atualização, é necessário realizar um Backup. Com o FlashTools aberto, plugue seu dispositivo no USB.

O FlashTools deverá reconhecer seu dispositivo de maneira automática, caso não aconteça, abrira uma janela, escolha X8.

Imagem Postada

Com o X8 devidamente reconhecido, clique em “root”. O flashtools deverá apresentar o seguinte log:

Imagem Postada

O dispositivo irá reiniciar. Para ter certeza de que foi rooteado, você deverá achar o ícone SuperUser na sua lista de aplicativos. Reinicie mais uma vez.

Agora é a hora de instalar o xRecovery. Mais uma vez com o FlashTools aberto e o dispositivo plugado clique na opção APK installer do Flashtools escolha o 216re.apk e aguarde a instalação. Desplugue e reinicie o dispositivo. Agora no dispositivo acesse o gerenciador, será solicitado a permissão ao Root, permita e transfira os 3 arquivos da pasta xrecovery files (busybox, chargemon e xrecovery.tar) para a pasta system/Bin do dispositivo. Será necessário ativar a opção mount R/W no canto superior direito antes de colar.

Pronto, seu dispositivo tem o xrecovery instalado. Para acessar, ao ligar o X8, fique apertando o botão “voltar” na tela “Sony Ericsson” e ele ira aparecer.

Imagem Postada

Os comandos utilizados são: pra cima e para baixo (teclas de volume), selecionar(botão Home) e voltar (botão voltar)

Agora é só acessar a opção backup and restore/backup que ele irá criar um backup da sua atual ROM no cartão SD.

PASSO 2 - Instalando o baseband 015 e o ultimo Firmware.

Após o backup armazenado, é hora de substituir sua ROM (e isso significa apagar tudo). Com o dispositivo plugado e com o flash tools aberto, escolha a opção flash, na tela seguinte selecione o arquivo i15a_2.1.1.A.0.6_Xperia.ftf

Imagem Postada

Siga as instruções:

Imagem Postada

Após o flash realizado o FlashTools ira solicitar que você desplugue o telefone e ligue-o.

Imagem Postada

Após as telas de configuração e seleção de idioma, você já terá o dispositivo no baseband 015 e ultimo firmware. Para confirmar, acesse Cofigurações/Sobre o telefone e veja o baseband, este deverá ter o final 015. Refaça todo o processo descrito anteriormente para instalar novamente o xRecovery.

PASSO 3 - Instalando a Custom Rom

Uma vez que o xRecovery esteja instalado e acessado, dessa vez acesse a opção install custom zip/Choose custon zip from sdcard e selecione o arquivo no SD.

Aguarde a instalação e acesse a opção factory reset (full wipe) (isso é muito importante). Após, selecione reboot phone.

Pronto, seu dispositivo já estará rodando a custom ROM escolhida. Visto que essas ROMs sofrem atualizações constantes, para atualizar basta seguir esse ultimo passo com o arquivo da nova ROM.

Revertendo.

Dispositivo plugado e Flashtools aberto, acesse flash e, dessa vez, escolha o arquivo X8_Shakira_E15i_2.1.1.A.0.6_generic.ftf (esse flash voltará seu aparelho ao baseband 006). Após o flash concluído, repita o processo para instalar o xRecovery. Ao terminar, acesse o xRecovery e escolha a opção Backup and Restore/Restore, escolha a pasta criada quando você fez o backup. Pronto. Celular de volta a Rom Stock.

Créditos aos desenvolvedores.

FroyoBread: doixanh (http://forum.xda-developers.com/member.php?u=3546299)

FlashTools: Androxyde (http://forum.xda-developers.com/member.php?u=2807379)

xRecovery: zdzihu (http://forum.xda-developers.com/member.php?u=1244612)

Share this post


Link to post
Share on other sites
                                   

Quero saber o o multouch ira funcionar desta maneira?/

Aee Comprei meu X8 ontem e já Testeii e deu certoo.

Só que não pega multi touch e os aplicativos feitos para 2.2 (Só testei o mozilla mobile) não pegou,

pena, porque é muito bom.

Recomento a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem, depois de muito ler este tutorial, procurei por outros até achar um que me entendesse melhor.

Encontrei este: Clique aqui

E com a ajuda do tutorial daqui lá consegui instalar a rom.

Para já nenhum problema, e fiquei bastante satisfeita com o aspeto e a funcionalidade do telefone.

Mais tarde irei testar o tal multitouch :D

Obrigada mais uma vez por compartilharem ;)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal... infelizmente o X8 não tem multitouch por limitação de hardware... então nunca existirá esse recurso para o nosso dispositivo. O q existe, é um módulo em que torna possivel o zoom de pinça... com os dois dedos... todas essas custom roms têm esse módulo. Mas é só pra zoom... não esperem jogar jogos com esse recurso, pois é limitado. Qto aos aplicativos, até agora todos que eu tentei, funcionaram....

Share this post


Link to post
Share on other sites

Aee Comprei meu X8 ontem e já Testeii e deu certoo.

Só que não pega multi touch e os aplicativos feitos para 2.2 (Só testei o mozilla mobile) não pegou,

pena, porque é muito bom.

Recomento a todos.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Consegui rotear e flashear e colocar uma custom rom no meu a versão v20 , vlw ae man (: recomendo a todos gostei muito :D mt bom !!

Share this post


Link to post
Share on other sites

no passo 1 o flash tolls não reconhec e o arquivo 216re.apk, na pasta do meu computador eu encontrei ele, e pelo flash tools vou na mesma pasta e o arquivo não aparece! alguém pode me ajudar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

todos os arquivos que eu tento localizar pelo flashtools não aparece nele, nas pastas do computador els estão lá, mas no flashtools não! eu não consegui fazer parte do passo 1 que é colocar o arquivo 216re.apk e também parte do passo que é instalar o arquivo o i15a_2.1.1.A.0.6_Xperia.ftf , tudo porque o flashtools não enncontra os arquivos!! o que eu faço?

Share this post


Link to post
Share on other sites

sou novo no assunto android mas fiz no meu xperia x8 ficou simplismete d++ parabens brow show de bola esse tutorial!!!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiramente parabéns pelo Forum, e segundo, parabéns pelo Tutorial, atualizei meu Xperia X8 100%, recomendo a todos fazer esse procedimento, claro por sua conta e risco, ficao utro celular, design mt bom, velocidade, facilidade, tudo, com certeza não parece o mesmo celular que eu comprei, vale muito apena.. Abrass

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pessoal... instalei a ROM FroyoBread | v023b FINAL (http://forum.xda-dev...d.php?t=1079463).

Porém, estou tendo um péssimo desempenho com a internet Wi-fi.

Alguém sabe se em alguma versão anterior a WiFi funciona melhor?

Atualizei o meu para a mesma versao e nao notei nenhuma diferença, ja deu uma pesquisada sobre o router ?

Só uma coisa me preocupou o FlashTools nao reconheceu o Xperia apos a instalação da custom 23b.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Primeiro vamos esclarecer os fatos:

Hoje a SE disponibiliza em seus aparelhos X8 a versão 2.1 do Android. Versão essa que não oferece recursos importantes como, por exemplo, a instalação de apps no cartão SD ou então a significativa melhora de performance. A partir da versão 2.2 do Android isso já é possível. E, tendo em vista que hoje o Android já se encontra na sua versão 3.0 (versão otimizada para tablets), o X8 anda meio defasado em relação ao tempo. Mas a boa noticia é que vários desenvolvedores do fórum XDA-Developers conseguiram portar essas versões para o X8. Infelizmente o Gingerbread (2.3) ainda tem serias limitações para rodar no X8 de maneira satisfatória,

Boa tarde, qual é a última atualização que pode ser feita no X8 ? estou com o Galaxy 5 com Android 2.3.5 CyanogeMod 7.1; porem não gosto da camera dele, muito fraca comparada ao um P1i da SonyE (que eu tinha). Então se for possivel vou mudar para ele e vender meu Galaxy por 300

Share this post


Link to post
Share on other sites

Quando conecto meu celular o FlashTools abre a janela com a opção X10 e Mini Pro, o que eu fiz de errado?

é porque tu baixou o flashtool 3.0 , baixa o 2.8.0

Share this post


Link to post
Share on other sites

No passo 2, quando pede para desconectar o telefone, desligar e plugar segundando o botão de voltar. No flashtools aparece a mensagem de erro e o aviso para installar ou reinstallar os driver na pasta. Alguem pode me ajudar?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!


Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.


Sign In Now