Jump to content

[Tutorial] Consertando O Gps Do G3

50 replies to this topic

#1 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts
  • Dispositivo:Galaxy 3 i5800

Posted 16 July 2011 - 18:09 pm

TUTORIAL - CONSERTANDO O GPS DO GALAXY 3 - GT-i5800L - DEFINITIVAMENTE

INTRODUÇÃO

Resolvi me aventurar em meu primeiro tutorial.
Todos estão carecas de saber a dor de cabeça que o GPS dos Galaxys dão, seja Galaxy 3, seja o Galaxy S, e até mesmo o novíssimo Galaxy SII !

Fucei muito, testei algumas alternativas, entretanto, sem sucesso algum no meu G3:

Dentre elas, testei os apps GPS Opt, GPS Booster (mesmo rodando esses dois apps, o GPS não travava).

O procedimento que chegava até a funcionar era o GPS Fix feito manualmente, por meio do acesso ao Menu GPSSeput2 (Via *#*#3214789650#*#*), procedimento no qual o GPS “acha” os satélites. O Problema é que essas configurações não permaneciam salvas no telefone após desligar o GPS, e quando ligava de novo, novamente tinha que fazer o fix (isso literalmente enchia o saco).

Águas passadas, pessoal!

Lendo posts no fórum do XDA Developers, achei uma SOLUÇÃO que, ao menos no meu Galaxy 3, funcionou beleza, e o melhor, DEFINITIVAMENTE !!! (Modo 1)

EDIT - Depois, resolvi postar outra forma de fazer o conserto - inserindo mais algumas linhas de comando, para que, com auxílio de conexão de dados, o smart baixe as configurações dos servidores NTP)

Vou tentar mostrar pra vocês o procedimento que eu fiz, pra resolver o famoso “bug do GPS”
Testado e aprovado aqui no Meu Galaxy 3 - Froyo 2.2, FW XWJPI.

FONTES

http://forum.xda-dev...ad.php?t=778880

http://forum.xda-dev...0&highlight=GPS

http://support.ntp.o.../NTPPoolServers

http://www.pool.ntp....e/south-america

http://www.androidz....xy-3-com-froyo/

ATENÇÃO:

Esse processo interfere em arquivos do sistema do seu aparelho, cuidado! Implica em alteração de linhas de comando.
Qualquer problema é de inteira responsabilidade sua !

REQUISITOS

I - O Aparelho DEVE ESTAR COM ACESSO ROOT.

(Tutorial como liberar acesso Root ->http://www.androidz....xy-3-com-froyo/ ) - Créditos do tutorial para “O Palestrino”

II - Necessário o App ROOT EXPLORER

(Link para o Android Market->https://market.andro...=search_result)

ETAPA I - CRIANDO UM BACKUP DO ARQUIVO A SER ALTERADO

1 - Abra o app Root Explorer.
2 - No diretório raiz (/), entre na pasta “system”
3 - Dentro da pasta “/system”, entre na subpasta “etc”
4 - Já dentro de “etc”, procure por um arquivo chamado “gps.conf” (um arquivo de bloco de notas)
5 - Pressione em cima desse arquivo “gps.conf”, e quando abrir o menu pop up, clique em “copy”
6 - Aperte “Voltar” até retornar ao diretório raiz (/).
7 - Procure a pasta “sdcard” e clique para entrar.
8 - Quando estiver na pasta “/sdcard”, aperte no botão “Paste”.
9 - Prontinho! Você já tem um arquivo de backup das configurações originais do seu GPS, para restaurar, caso dê algum problema.

ETAPA II - CONSERTANDO O GPS (modo 1)

10 - Ainda dentro do app Root Explorer, volte à pasta raiz (/)
11 - Entre na pasta “system”, e após, na subpasta “etc”
12 - Já em “/system/etc”, procure o arquivo chamado “gps.conf” (aquele mesmo do qual foi feito o backup)
13 - Importante! Antes de mexer no arquivo “gps.conf”, no alto à esquerda do Root Explorer, aperte no botão “MOUNT R/W” (essa opção lhe permitirá ler e editar arquivos, linhas de comando, etc).
14 - Após o procedimento acima, Pressione em cima do arquivo “gps.conf”, e quando abrir um menu pop up, clique em “Open in Text Editor”
15 -Então, abrirá um bloco de notas com as linhas de comando conforme abaixo:

NTP_SERVER=north-america.pool.ntp.org
XTRA_SERVER_1=http://xtra1.gpsonextra.net/xtra.bin
XTRA_SERVER_2=http://xtra2.gpsonextra.net/xtra.bin
XTRA_SERVER_3=http://xtra3.gpsonextra.net/xtra.bin

16 - Muito importante, faça com muito cuidado! Na primeira linha, onde está escrito <north-america>, apague e substitua por <br>. Cuidado para não deixar nenhum espaço, ponto, ou outro caractere que não seja os que coloquei entre <>

17 - Feita a substituição do texto confortme o item 16, as linhas de comando deverão ficar assim (só a primeira linha foi alterada. As demais, permanecem iguais):

NTP_SERVER=br.pool.ntp.org

18 - Aperte o botão “Menu” do Galaxy 3, e após, na opção “Save & Exit”.

19 - Reinicie o aparelho;
20 - Antes do primeiro teste com o GPS, vá em configurações>localização e segurança> e desmarque UTILIZAR REDES SEM FIOS (Para dispensar o auxílio da conexão de dados ao GPS)
21 - Ligue o GPS e teste-o (usando Navigation ou Google Maps).

ETAPA II - CONSERTANDO O GPS (modo 2)

REPITA OS MESMOS PASSOS ACIMA, ATÉ O PASSO 16. A PARTIR DE ENTÃO, PROCESSA DA SEGUINTE FORMA:

17 Após a última linha <XTRA_SERVER_3=http://xtra3.gpsonextra.net/xtra.bin>, acrescente mais dois parágrafos, conforme abaixo:

SUPL_HOST=supl.google.com
SUPL_PORT=7276

18 - Feita a substituição do texto confortme o item 16, e o acréscimo das duas últimas linhas, conforme item 17, as linhas de comando deverão ficar assim (só a primeira linha foi alterada, e as duas últimas acrescentadas. As demais, permanecem iguais):

NTP_SERVER=br.pool.ntp.org
SUPL_HOST=supl.google.com
SUPL_PORT=7276

19 - Aperte o botão “Menu” do Galaxy 3, e após, na opção “Save & Exit”.

20 - Reinicie o aparelho;

21 - Antes do primeiro teste com o GPS, vá em configurações>localização e segurança> e clique em UTILIZAR REDES SEM FIOS (a conexão de dados auxiliará o GPS).
22 - Ligue o GPS e teste-o

(EDIT) CONSIDERAÇÕES E COMENTÁRIOS NO XDA DEVELOPERS SOBRE O PROCEDIMENTO DESCRITO NO MODO 2)

(http://forum.xda-dev...d.php?t=1231486 ) (POST #5)
(tentei traduzir)... --> SOBRE A IMPORTÂNCIA DE HAVER A CONEXÃO DE DADOS ASSISTINDO O GPS, PARA QUE ELE TRAVE RAPIDAMENTE (funcionará melhor caso você tenha acrescido as duas últimas linhas)

"Ei fulano,
Vi tuas configurações e não vejo uma diferença (sobre as configurações que o fulano havia feito via GPS2Setup.
Minha experiência é que isso depende de uma conexão de dados, por causa do "A-GPS" (GPS assistido)
(Baixar os endereços / caminhos atuais dos satélites de um servidor NTP)
Com a conexão de dados é sempre rápido, se você tiver configurado o servidor NTP correto para a sua região
Sem conexão de dados, o primeiro travamento leva entre 1 a 3 minutos, e os seguintes ocorrem bem mais rápido.
Sem conexão de dados o telefone tem que baixar os endereços / caminhos atuais dos satélites por eles mesmos. Isso leva um longo tempo.
E quanto maior o intervalo entre desligar o GPS e ligá-lo novamente, maior será o tempo que ele levará para conseguir travar novamente"

OUTROS SERVIDORES NTP

Caso deseje, você poderá consultar outros NTP Servers, usando os códigos na linha de comando conforme acima

Link (Continentes):
http://support.ntp.o.../NTPPoolServers

Ou então, em relação a países da America do Sul:
http://www.pool.ntp....e/south-america

MODO CONVENCIONAL - Consertando via FasterFix no Market

Requisitos - O aparelho deve ter acesso ROOT e Busybox instalado.

1 - Ir no Market e baixar o FasterFix;
2 - Para obter o BusyBox, basta ir no Market, procurar o app Busybox Installer. Após a instalação, rodar o app, e clicar na opção instalar Busybox.

3 - Abrir o FasterFix. Clicar em "aceitar", quando for pedida a permissão do "Superuser" (app do acesso ROOT).

4 - Após abrir o app, no campo "Choose your region from the list below...", procure "South America", e clique Go.

5 - Teste o GPS, auxiliado por conexão de dados (Mudar as configuraçãoes, no menu "Localização e Segurança")

OU

4 - No "Choose your region...", procure a opção "Custom", e no campo abaixo, digite br.pool.ntp.org. Após, clique Go.

5 - Teste o GPS, auxiliado por conexão de dados (Mudar as configuraçãoes, no menu "Localização e Segurança")

Outras opções são baixar mais dois apps que auxiliam no funcionamento do GPS.
São o GPS Opt e o GPS Booster. Ambos são gratuitos no Market.

MINHAS CONSIDERAÇÕES

- O primeiro procedimento acima é uma configuração permanente. Logo, não precisará de qualquer outro fix para que o GPS funcione corretamente.

- Acho que, por meio do procedimento acima, não é difícil perceber por quê o GPS não funcionava corretamente, principalmente após a atualização do G3 para o Froyo 2.2... agora, após configurado, ele deverá funcionar perfeitamente, pelo menos no BRASIL.

A MINHA EXPERIÊNCIA:

- FAZENDO A CONFIGURAÇÃO CONFORME MODO 1 ->No meu Galaxy 3, o Google Maps acusou precisão de 10 metros (pra mim, ótima!)
- FAZENDO A CONFIGURAÇÃO NO MODO 2 -> No meu Galaxy, o Maps acusa precisão de 1000, 1200.. até 1800 metros (quase dois quilômetros)... é simplesmente ridículo, e às vezes, sequer o GPS trava... e a mesma ocorrência me foi relatada por outros que experimentaram fazê-lo.

-> NO MEU GALAXY 3, A MELHOR CONFIGURAÇÃO DO GPS FOI NO MODO N.º 1 - FUNCIONA SEM O AUXÍLIO DE APPS, E SEM AUXÍLIO DE CONEXÃO, COM MAIOR PRECISÃO. Entretanto, ainda acho que o funcionamento dele fica um pouco prejudicado em ambientes fechados - ainda estou testando...

-> Quando aos comentários que transcrevi e traduzi, do XDA, na prática, procedem em parte, para mim (ao menos em relação ao que eu experimentei). Após o procedimento no modo 1, no primeiro teste, e sem o auxílio de conexão de dados, o GPS demorou mesmo uns 3 ou 4 minutos para travar, mas acusou precisão de 8 metros (acabei de testar, em 19/9/2011). Nas outras, travou mais rápido. Vale lembrar que testei em ambiente aberto, com poucas nuvens no céu). Ainda vou testar em ambientes fechados para ver o que acontece.

-> E testando o GPS após o procedimento número 2, ele acha relativamente rápido a "posição no mapa", mas às vezes, nem chega a travar, e com a precisão "pífia acima relatada".

- Ainda estou testando o fix no modo 1, em ambientes fechados, e vendo se o auxílio de conexão funciona (mesmo sem a inserção das linhas de HOST e SUPL ... - do modo 2), e ligando aqueles "sensores" - opção nas configurações - localização e segurança.

- Dispensei o uso de apps para fix de GPS, tipo GPS Booster, GPS Oct e Faster Fix, portanto, não faço a mínima idéia de como seria a interação desses apps após o procedimento e mudança nas linhas de comando acima.

- Caso dê erro, ou não tenha o efeito esperado, é só ir na pasta “/sdcard” (para onde foi copiado o arquivo de backup), copiar o “gps.conf”, e colar de volta na pasta “/system/etc”, e reiniciar novamente o telefone.

- EDIT - RESOLVI COLOCAR A FORMA TRADICIONAL - POR MEIO DE APPS GRATUITOS BAIXADOS NO MARKET.
Vale lembrar que o FasterFix faz uma edição do arquivo gps.conf, de forma que ele fica igualzinho à configuração cujo procedimento foi explicado no "MODO 2" acima. Pelo menos pra mim, o GPS funcionou, mas do mesmo jeito, sem muiita precisão. Mesmo após baixar o GPS Opt e o GPS Bosster, ele não ficou com precisão e velocidade satisfatórios...
Cada caso é um caso...

Bom, é isso.
Tentei deixar o mais mastigado possível, e após o último edit, acrescentei várias formas de tentar fazer o conserto do GPS do Galaxy 3, e de várias formas.
Qualquer dúvida, se eu puder ajudar... estou a postos.

Se o post lhe ajudou, por favor, REPUTE, bem como os autores dos outros posts aqui no Androidz, que também ajudaram e serviram de suporte.

Edited by LucasPaolelli, 19 September 2011 - 12:41 pm.

#2 Regison Melo

Nivel 1

• 'Usuários
  • 10 posts

Posted 17 July 2011 - 14:19 pm

Olá Lucas, boa tarde.

Post muito bem explicado.
Fiz no meu celular, só falta testar.

Abraço.

#3 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 17 July 2011 - 19:45 pm

View PostRegison Melo, on 17 July 2011 - 14:19 pm, said:

Olá Lucas, boa tarde.

Post muito bem explicado.
Fiz no meu celular, só falta testar.

Abraço.

Que tal, conseguiu? Funcionou legal aí?
Aqui o bicho tá voando, acha até peido de bactéria, hahahaha

Também não sei se pode, mas é capaz de esse tutorial serviro até mesmo para outros Androids (pelo menos os Samsungs...)

#4 Regison Melo

Nivel 1

• 'Usuários
  • 10 posts

Posted 18 July 2011 - 18:37 pm

View PostLucasPaolelli, on 17 July 2011 - 19:45 pm, said:

Que tal, conseguiu? Funcionou legal aí?
Aqui o bicho tá voando, acha até peido de bactéria, hahahaha

Também não sei se pode, mas é capaz de esse tutorial serviro até mesmo para outros Androids (pelo menos os Samsungs...)

Putz, aqui não funfou não. o GPS fica piscando e não fica fixo.

Talves por eu ter feito alterações nas configurações internas.

Fiz isso antes de atualizar para o FW 2.2:
Para abrir o menu de configurações do GPS disque os seguinte código *#*#1472365#*#* (no froyo *#*#3214723650#*#*) e depois apliquei as configurações abaixo:

1.Settings -> Parameter Settings -> Address
Server Type: 1x MPC
2.Settings -> Parameter Settings
Position mode: option3
3.Settings -> Fix Request Settings
Session Operation: Standalone
4.Settings -> Fix Request Settings
Server Option: Local
5.gpsOne XTRA
Xtra Enable: Enable

Lucas, tem como você postar as suas configurações?

Abraço.

#5 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 18 July 2011 - 21:02 pm

View PostRegison Melo, on 18 July 2011 - 18:37 pm, said:

Putz, aqui não funfou não. o GPS fica piscando e não fica fixo.

Talves por eu ter feito alterações nas configurações internas.

Fiz isso antes de atualizar para o FW 2.2:
Para abrir o menu de configurações do GPS disque os seguinte código *#*#1472365#*#* (no froyo *#*#3214723650#*#*) e depois apliquei as configurações abaixo:

Server Type: 1x MPC
2.Settings -> Parameter Settings
Position mode: option3
3.Settings -> Fix Request Settings
Session Operation: Standalone
4.Settings -> Fix Request Settings
Server Option: Local
5.gpsOne XTRA
Xtra Enable: Enable

Lucas, tem como você postar as suas configurações?

Abraço.

Lá vai:

Minhas configurações:

Server Type: UMTS SLP
Address Type: URL
Address: Port supl.google.com:7276

2.Settings -> Parameter Settings -> Start Mode: Hot

3.Settings -> Parameter Settings -> SSL (disable / VerSign)

4.Settings -> Parameter Settings -> Position Mode: Option2

5.Settings -> Fix Request Settings:
Session Type: Tracking
Session Operate: MS-Based

Pelo que sei, pelo menos comigo, mesmo no Froyo, ou no Eclair, sempre que eu desligava o GPS (e voltava a ligar depois), ou reiniciava o celular, essas configurações do GPSSeutp2 não ficavam salvas, tinha que refazer todo o procedimento para que o GPS voltasse a funcionar.

Perguntas:
Qual FW estás utilizando ? (parece que as opções que aparecem pra mim são um pouco diferentes da tua. Tô usando a XWJPI)
No GPSSetup2, no menu "commands", tem uma opção, acho que é "delete GPS data". Limpa e tenta novamente o procedimento do tuto...
Após, eu tentaria refazer o procedimento após um factory reset. Tentastes isso? Faz o backup de tudo, e tenta o factory. Com o Smart rooteado, de repente, tentar o tuto poderia resolver.

Foi isso que fiz. Após flashear a FW, uma das primeiras coisas que fiz, após fazer o root e instalar o ROOT manager, foi tentar fazer a edição do gps.conf, sem instalar qualquer app de fix (tipo Booster ou Oct - parece que esses apps fazem algumas alterações naquelas configurações, já li em algum lugar sobre isso), ou mesmo sem rodar o GPSFix.

Espero ter ajudado. Dá um feedback aí.

Abraço

PS. Acabei de testar de novo o GPS, e funcionou beleza.

#6 Regison Melo

Nivel 1

• 'Usuários
  • 10 posts

Posted 18 July 2011 - 21:11 pm

View PostLucasPaolelli, on 18 July 2011 - 21:02 pm, said:

Lá vai:

Minhas configurações:

Server Type: UMTS SLP
Address Type: URL
Address: Port supl.google.com:7276

2.Settings -> Parameter Settings -> Start Mode: Hot

3.Settings -> Parameter Settings -> SSL (disable / VerSign)

4.Settings -> Parameter Settings -> Position Mode: Option2

5.Settings -> Fix Request Settings:
Session Type: Tracking
Session Operate: MS-Based

Pelo que sei, pelo menos comigo, mesmo no Froyo, ou no Eclair, sempre que eu desligava o GPS (e voltava a ligar depois), ou reiniciava o celular, essas configurações do GPSSeutp2 não ficavam salvas, tinha que refazer todo o procedimento para que o GPS voltasse a funcionar.

Perguntas:
Qual FW estás utilizando ? (parece que as opções que aparecem pra mim são um pouco diferentes da tua. Tô usando a XWJPI)
No GPSSetup2, no menu "commands", tem uma opção, acho que é "delete GPS data". Limpa e tenta novamente o procedimento do tuto...
Após, eu tentaria refazer o procedimento após um factory reset. Tentastes isso? Faz o backup de tudo, e tenta o factory. Com o Smart rooteado, de repente, tentar o tuto poderia resolver.

Foi isso que fiz. Após flashear a FW, uma das primeiras coisas que fiz, após fazer o root e instalar o ROOT manager, foi tentar fazer a edição do gps.conf, sem instalar qualquer app de fix (tipo Booster ou Oct - parece que esses apps fazem algumas alterações naquelas configurações, já li em algum lugar sobre isso), ou mesmo sem rodar o GPSFix.

Espero ter ajudado. Dá um feedback aí.

Abraço

PS. Acabei de testar de novo o GPS, e funcionou beleza.

Estou usando o fw XWJPI.
vou fazer as configs aqui e já digo.

#7 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 19 July 2011 - 09:03 am

Regison, que tal?
Conseguiu?

Aguardo o feedback. Valeu.

#8 Regison Melo

Nivel 1

• 'Usuários
  • 10 posts

Posted 19 July 2011 - 17:38 pm

Olá Lucas, boa noite!

Não funfou, irei refazer tudo de novo com calma no final de semana.

Posto assim que refazer tudo.

Obrigado pela ajuda!

#9 Ale Alves

Nivel 4

• 'Usuários
  • 48 posts

Posted 21 July 2011 - 23:30 pm

Maravilha...funcionou...

Segui os passos indicados pelo Lucas e pelo que pude perceber ficou bem mais preciso.

Reputado Lucas ... Valeu mesmo...

Alê Alves

#10 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 21 July 2011 - 23:50 pm

View PostAle Alves, on 21 July 2011 - 23:30 pm, said:

Maravilha...funcionou...

Segui os passos indicados pelo Lucas e pelo que pude perceber ficou bem mais preciso.

Reputado Lucas ... Valeu mesmo...

Alê Alves

Valeu Ale Alves!
Esses depoimentos são importantes, pois outros que passam pelo mesmo bug sem resolver podem achar a solução.
Obrigado.

#11 Regison Melo

Nivel 1

• 'Usuários
  • 10 posts

Posted 22 July 2011 - 20:24 pm

Luca, boa noite.

Fiz todo o processo abaixo, e não funfou o GPS não fixa, ele fica piscando.

Segue os meus passo:

1 - Formatei o SD Card.
2 - Fiz reset do celular.
3 - Atualizei para Android Froyo 2.2 FW XWJPK - Acesso ROOT
4 - Alterei o arquivo gps.

:(

Não sei mais o que fazer.

Abraço.

#12 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 22 July 2011 - 22:00 pm

Cara,

Dissestes que tinhas feito fixes e instalado os apps né? Podes ter mudado as configurações por esses apps.

Eu Tentaria fazer um factory reset... Depois tentar novamente...

Porque quem fez o procedimento do tuto logo após atualizar a firmware e fazer o root conseguiu...

=\

Sent from my Samsung Galaxy 3 GT-I5800 - Android Froyo 2.2 Fw XWJPI using Tapatalk

#13 abp1933

Novato

• 'Usuários
  • 4 posts

Posted 23 July 2011 - 21:26 pm

to postando aqui pra agradecer o meu funcionou direitinho apos o tuto obrigado :D

#14 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 24 July 2011 - 12:28 pm

View Postabp1933, on 23 July 2011 - 21:26 pm, said:

to postando aqui pra agradecer o meu funcionou direitinho apos o tuto obrigado :D

Beleza abp1933.

De nada cara. Mas o lance do fórum é justamente esse...todos se ajudando a descobrir e compartilhando soluções para os problemas...

Esse do Gps era corriqueiro. Eu havia tentado várias formas mas só resolvi desse jeito...nada como compartilhar.

Se poderes...reputa lá (não tenho como ver no tapatalk)

Abraço

Sent from my Samsung Galaxy 3 GT-I5800 - Android Froyo 2.2 Fw XWJPI using Tapatalk

#15 Search

Nivel 4

• 'Usuários
  • 49 posts

Posted 26 July 2011 - 11:40 am

tentei digitar os comandos para configurações e simplesmente não aparece nenhuma opção.. é normal isso?
no caso estes comandos que testei:

*#*#1472365#*#*
*#*#3214723650#*#*

nenhum dos dois consegui..
queria abrir as configurações antes de tentar fazer funcionar o tuto..

#16 Search

Nivel 4

• 'Usuários
  • 49 posts

Posted 26 July 2011 - 11:54 am

no caso o ícone do gps será aquele "navigation" ou terá que ter algum aplicativo tipo o NDrive instalado?
como irá funcionar? terei acesso como?

#17 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 26 July 2011 - 11:54 am

Fale, Search,

Vamos por partes =P

View PostSearch, on 26 July 2011 - 11:40 am, said:

tentei digitar os comandos para configurações e simplesmente não aparece nenhuma opção.. é normal isso?
no caso estes comandos que testei:

Não, não é normal. Mas não funcionou por uma razão simples:

*#*#1472365#*#*

Esse comando só funciona no Eclair (2.1)

*#*#3214723650#*#*

Esse não ia funcionar nunca. O comando não é esse =P

Tenta esse:
*#*#3214789650#*#*

nenhum dos dois consegui..
queria abrir as configurações antes de tentar fazer funcionar o tuto..

Pode até abrir pelo GPSSetup2. Fazer as configurações e realizar. Após alguns segundos / muntos, ele vai achar alguns satélites.
Vais usar normalmente.

Mas após desligares o GPS e/ou reiniciar o smart, vais ter que fazer tudo de novo... aí, meu irmão, haja paciência !!!

Seguindo o tuto, a solução é definitiva.

Abraço,

#18 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 26 July 2011 - 12:07 pm

View PostSearch, on 26 July 2011 - 11:54 am, said:

no caso o ícone do gps será aquele "navigation" ou terá que ter algum aplicativo tipo o NDrive instalado?
como irá funcionar? terei acesso como?

Navegação GPS nativa é o Navigation.
Ele trabalha baixando os mapas, na hora da navegação, então tens que estar conectado.

Outros aplicativos, como NDrive, Sygic, Igo, etc, trabalham offline (não necessitam de conexão com rede 3G no momento da navegação). isso pq nesses apps, o usuário BAIXA OS MAPAS para o cartão SD ou memória interna no smartphone.

O problema é que os mapas são caros, se adquiridos via Market, ou então, requerem procedimentos especiais para instalação (caso vc não queria pagar pelas licenças).
E quase sempre são grandes arquivos, o que acaba deixando o smart lento (no caso do Galaxy 3).

Recomendo qe tu dês uma olhada na seção específica desses aplicativos de GPS aqui no fórum > Aplicativos / Navegação ou Mapas ou Gps (algo assim).

Entretanto, a partir do Froyo, mesmo usando o Google Maps / Navigation, já há uma forma de usar os mapas Offline (eu mesmo já o fiz, e deu certo).

1.º Atualiza o Google Maps normalmente via Android Market (para a versão 5.7.0)
2.º Abre o mapa, localiza a região que tu queres baixar o mapa.... teta deixar um zoom relativamente aproximado ...
3.º Aperta "menu", clica em "mais", vai em "Google Labs", e seleciona para ele trabalhar com o plgin (ou app, sei lá) "Transferir área do mapa".
4.º Volta para a tela do Mapa que queres transferir... pressiona por um tempo bem no meio da "zona" que queres gravar na memória do telefone".
5.º Quando abrir um pequeno box "carregando endereço", clica nele... e vai aparecer lá a opção "transferir a área do mapa".
6.º Aguarda por um tempo e pronto.... vás ter aquela área já gravada no telefone (ele grava parece que uma área de 16km2 a partir do endereço que selecionastes).
7.º A partir daí, vás poder vizualizar um "quadrado" desenhado no mapa, que é justamente a área que foi gravada.

Podes fazer isso com diversas áreas do mapa selecionado, para que várias partes do mapa fiquem gravadas na memória do teu telefone, e que, a partir da[i, quando fores usar o google maps ou o navigator, seja desnecessária a conexão 3G.

Espero ter ajudado.
Caso positivo, por favor, repute.

Valeeeeeu.

#19 LucasPaolelli

Nível 12

• 'Usuários
  • 211 posts

Posted 26 July 2011 - 12:08 pm

Desculpa. Acabei respondendo duas vezes.
Edit para apagar a resposta repetida =P

Edited by LucasPaolelli, 26 July 2011 - 12:09 pm.

#20 Search

Nivel 4

• 'Usuários
  • 49 posts

Posted 29 July 2011 - 10:23 am

tava fuçando agora aqui no celular e entrei no google maps, simplesmente localizou em 2g minha localização (através do pacote de dados), isso significa que meu celular não tem erro no GPS?
lembro de ter feito algumas configurações quando tinha a versão eclair, e também baixei o Ndrive..
acredito que possa ter salvo as configurações ou não sei la haha
só sei que ele foi bem rápido com o pacote de dados e localizou rápido.. penso que nem preciso fazer então estes procedimentos de ROOT correto?
abraço

edit: fui testar agora sem o pacote de dados e realmente ele não da a rota somente com o satélite.. sacanagem :(
foda que nem consigo fazer o root

1 user(s) are reading this topic

0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)