O mercado dos dispositivos móveis, ao nível das plataformas móveis, é liderado hoje pela Google, com a plataforma Android e pela Apple com o iOS. No segmento dos smartphones, temos de um lado o iPhone da Apple que, sozinho, consegue lutar com milhares de equipamentos que trazem Android e ser um dos mais vendidos.

Mas, quais as razões que um usuário de um iPhone tem para mudar para Android?

O iPhone, independentemente da versão, sempre foi um smartphone de referência! Considerado por muitos como um equipamento quase perfeito (a todos os níveis), este dispositivo tem batidos todos os records de vendas e são poucos os dispositivos Android que conseguem ombrear com este equipamento.

Mas que razões levaria um utilizador de um iPhone a mudar para Android? Aqui ficam 5 razões que poderão estar na origem de mudança de um iPhone para um dispositivo Android.

1) Diversidade

Como sabemos, a Apple só tem um único smartphone…o iPhone. Do lado do Android, são milhares os equipamentos com a plataforma da Google. Há para todos os gostos, feitios, com vários preços, cores, de várias marcas….é só escolher. Apesar de serem muito poucos os dispositivos Android que se podem comparar a um iPhone, a verdade é que este fator de diversidade pode influenciar na mudança.

2) Telas Grandes

Hoje em dia são muitas as marcas de smartphones que apostam em telas grandes. Como sabemos, nessa área, o iPhone da Apple oferece apenas um tela de 4 polegadas (tanto no iPhone 5 como no 5S ou 5C). Do lado do Android há muito por onde escolher… smartphones com pequenas telas, médias e grandes telas como é o caso do Samsung S4 que oferece uma tela com 5”.

3) Nível de personalização

Neste campo o Android é imbatível!  Mudanças de ROM, launchers, ícones, teclado, interface…tudo é possível de se fazer na plataforma da Google. Apesar de muitas das personalizações serem efetuadas com base em aplicações de terceiros, o usuário Android têm ao dispor muitas ferramentas e aplicações para personalizar o seu Android.

4) Root

São várias as vantagens de se ter acesso root num equipamento Android. O sistema operacional Android tem como base o kernel Linux logo a  estrutura é bastante semelhante. Assim, tal como em Linux, há determinadas operações/ações (fora das “permitidas” pela plataforma originalmente) que necessitam de privilégios de super utilizador para que possam ser executadas. Para quem quiser saber mais sobre este assunto, aconselhamos a lerem este excelente artigo: “O que é ter acesso Root?” e “Quais os riscos de se fazer root em um aparelho Android?“. No iPhone com o Jailbreak conseguimos ter algo parecido…mas com o desaparecimento do Installous (apesar de haver alternativas) e novas funcionalidades do iOS7…ainda valerá a pena fazer Jailbreak?

5) Preço

Por ultimo consideramos o Preço….apesar de ser uma razão questionável visto que, quem tem dinheiro para um iPhone tem igualmente para comprar qualquer Android. No entanto, o mercado Android oferece smartphones para todas as carteiras..é só escolher! Estas são algumas razões que poderão levar à mudança de um iPhone para um outro equipamento Android. É claro que a própria plataforma móvel poderá ser também uma forte razão mas, sobre isso, falaremos em um outro artigo.