Em um evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira (4), a Motorola anunciou oficialmente a chegada de seu novo smartphone intermediário que faz parte do programa Android One, o Motorola One. O aparelho traz elementos de design que viraram tendência em 2018, como uma tela esticada com um notch e câmeras duplas com alinhamento vertical na traseira.

A novidade vem com um display IPS LCD de 5,9 polegadas com proporção de 19:9 e resolução HD+ (1520×720 pixels). O corpo do aparelho tem vidro na parte da frente e de trás, onde é possível encontrar um leitor de digitais sob o logo da marca e dois sensores fotográficos alinhados verticalmente no canto superior esquerdo com o flash LED entre um e outro.

O Motorola One conta com o processador Snapdragon 625 da Qualcomm, além de 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento – expansível por meio do uso de cartão micro SD. As câmeras traseiras incluem um sensor de 13 MP com abertura de f/2.0 e outro com 2 MP e abertura de f/2.4 (o segundo serve apenas para detecção e profundidade), já a frontal tem 8 MP e abertura de f/2.2. Alimentando o conjunto há uma bateria de 3.000 mAh e recarga via USB-C.

  • Versão do Sistema Operacional: Android 8.1 Oreo (Android One, atualizável para 9.0 Pie)
  • Tipo de Tela: LTPS IPS LCD
  • Tamanho de Tela: 5,9 polegadas
  • Resolução de Tela: HD+ (720 x 1520 pixels)
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 625 (MSM8953)
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento Interno: 64 GB
  • Cartão de Memória: MicroSD de até 256 GB
  • Câmera Traseira: 13 MP (f/2.0, 1.12um) + 2 MP (f/2.4, 1.75um)
  • Capacidade de Bateria: 3000 mAh

Vantagens do Android One

Um dos diferenciais do dispositivo é o fato dele fazer parte do programa Android One, que inclui uma versão do sistema bastante próxima ao que podemos ver nos smartphones da linha Pixel da Google. Como o software é desenvolvido em parceria coma Gigante das Buscas, upgrades de segurança e manutenção do aparelho estão garantidos por pelo menos dois anos.

O Motorola One será lançado com o Android 8.1 Oreo, mas o fato de fazer parte do programa Android One deve garantir uma atualização rápida para o 9.0 Pie. Uma das poucas adições notáveis feitas pela fabricante ao sistema é a função Moto Tela, que traz recursos extras para as notificações exibidas no display do aparelho enquanto ele está apagado.

Quanto e quando

O Motorola One começa chega oficialmente às lojas brasileiras a partir desta quinta-feira (04), com preço sugerido de R$ 1.499. Na Índia, a fabricante também lançou a variante Power do aparelho, que tem tela Full HD+ de 6,2 polegadas, Snapdragon 636, câmera dupla traseira com sensores de 16 MP e 5 MP, frontal de 12 MP e bateria de 5.000 mAh com recarga TurboPower. Até o momento, a empresa não revelou qualquer plano de trazer essa versão do dispositivo para o Brasil.