Hugo Barra

 

Alguns dias atrás postei sobre os melhores celulares e marcas chinesas e uma delas foi a Xiaomi. Ontem veio a notícia que o brasileiro Hugo Barra, uma das figuras mais conhecidas do time Android, entrou na Xiaomi, como vice-presidente global. Mas porque isso é importante?

Barra escreveu no Google Plus que entrou na empresa para ajudar a expandir os negócios da empresa e apresentar seus produtos globalmente.
A empresa, ainda nova, lançou seu primeiro smartphone em 2011 e já obtém cerca de 2.5% do mercado chinês e cresce rapidamente usando ótimas estratégias de marketing e preço.

Mas a grande jogada da empresa é querer, na verdade, ganhar dinheiro com os serviços oferecidos para os usuários dos seus aparelhos, como espaço na nuvem, fazendo com que os preços continuem baixos.

Podemos esperar que Barra seja a figura pública da marca internacionalmente, fazendo aparições em lançamentos, como já fez com os tablets Nexus 7, na Google I/O.

Além disso, ele poderá ajudar o time de desenvolvimento da MIUI (rom oficial da marca) para ser bem-sucedida internacinalmente, e claro, criar estratégias para o desenvolvimento de novas aplicações, já que ele sabe o que se espera de lançamento no Android para os anos seguintes.

Com esse feito, espere ouvir bem mais dessa marca nos próximos anos e, quem sabe, até vai poder comprar seu própio aparelho aqui no Brasil, sem precisar importar.