O Android foi concebido para que pudesse trabalhar totalmente conectado a Internet, tanto é que as primeiras versões possuíam somente pequenas condições de controle de acesso a dados. Isso acabou não agradando a todos usuários, levando o Google a melhorar o sistema de controle de acesso a Internet Móvel que funciona muito bem atualmente e o usuário agora pode definir se quer ou não o seu aparelho conectado, podendo até limitar o seu uso com a ajuda de alguns Aplicativos.

Hoje os grande consumidores de Dados em aparelhos móveis são:

  • As Redes Sociais principalmente se tiverem imagens anexadas (Facebook, Path, Twitter, Google +, etc);
  • Compartilhamento de imagens e vídeos registradas com o Aparelho (Instagram, Path, etc);
  • Email com anexos e isso se agrava quando seus Amigos resolvem enviar aquelas mensagens em formato PowerPoint com mensagens inspiradoras (ou nem tanto assim);
  • Visualização de vídeos no Youtube ou Streaming de músicas.
Para Planos de dados pré pagos o problema não é tão sério assim, pois a velocidade será limitada pela Operadora assim que o limite diário ou mensal for atingido, mas o usuário terá que navegar com uma “merreca” de KB. Essa redução varia conforme a Operadora, mas normalmente fica entre 18KB a 128KB.

Pra quem possui um Plano Pós Pago junto a Operadora com limitação de dados mensais pode usar os seguintes Aplicativos para controlar melhor o que está sendo usado:

  • Onavo: Possui um Aplicativo para monitoramento do uso de dados e outro que promete estender a quantidade consumida, utilizando uma espécie de compressão;
  • 3G Watchdog: Uso desde os meus primeiros aparelhos com Android e ele controla muito bem o uso de dados, permitindo visualizar o que cada Aplicativo está utilizando. Possui uma versão Free e outra Paga;
  • Apndroid: Ele  controla os dados utilizados e também permiti uma configuração manual da sua conexão a Internet de acordo com cada Operadora a ser utilizada. Possui uma versão Free e outra Paga;
  • JuiceDefender:  Esse Aplicativo consegue limitar a sua conexão a Internet em períodos pré determinados, “salvando” assim a sua Bateria e também o seu consumo de dados. Ele também possui uma versão Free e outra Paga que é muito mais completa.

Os Aplicativos citados acima são apenas alguns exemplos de ótimos monitores ou controladores de dados, seja ele realizado através de Operadoras ou pela utilização de WiFi pago mensalmente. Se você tem algum outro Aplicativo ou maneira de controlar 0 uso de dados, compartilhe conosco.

Uma ótima semana a todos e fiquem com Deus.

Ah, não esqueçam de participar da Promoção do AndroidZ e quem sabe no mês que vem você poderá ser um feliz proprietário de um Samsung Galaxy SIII?!!