21 razões pelas quais o Android é melhor que o iOS do iPhone

Na hora de comprar um celular novo, surge aquela dúvida: o que é melhor? Um smartphone com o sistema operacional Android, do Google, ou com iOS, da Apple?

Neste artigo, reunimos 21 razões pelas quais o Android pode ser mais útil no dia a dia que um iPhone. Motivos que fazem toda diferença na vida de quem tem um Android e que, infelizmente, não estão presentes – ao menos oficialmente – no cotidiano de quem tem um iPhone. Vamos lá!

1. Transferir arquivos via Bluetooth

Se o seu telefone é Android e tem Bluetooth, você pode transferir arquivos como fotos e músicas para o celular de qualquer pessoa com a mesma função – exceto se for um iPhone. Quem tem um celular da Apple só pode transferir arquivos entre iPhones e, se quiserem “furar” esse círculo, tem de recorrer a opções como e-mail, mensagem multimídia, redes sociais ou sites de armazenamento.

2. Criar ringtones próprios

Se você tem um Android, é possível gravar a voz do seu amigo e usá-la como ringtone no celular. Assim, sempre que ele ligar para você, dá para saber na hora quem é. No iPhone, a máxima personalização que você consegue é transformar em ringtone sua canção favorita – desde que ela esteja disponível na App Store, a loja oficial online da Apple.

3. Usar teclados alternativos

Quem nunca teve problemas na hora de digitar? É letra clicada sem querer, é o sistema de sugestão de palavra que não funciona… No Android, se você não gostar do teclado “de fábrica”, é possível baixar aplicativos com teclados alternativos. No iPhone, essa possibilidade não existe. É o teclado original ou nada.

4. Há mais opções de hardware

A Apple lançou até o momento cinco modelos de iPhone, aparelhos que se sucedem e seguem uma ordem crescente de evolução de hardware. De acordo com o Google, há mais de 200 modelos de smartphones com a plataforma Android (de fabricantes que mantêm acordo com a empresa).

Há de tudo dentro desse leque de aparelhos: os menos e os mais potentes, alguns de tela grande e outros com visor pequeno, modelos baratos e caros. São muitas as opções e você pode escolher aquela que melhor se encaixa no que você procura. Qual a razão de ter um hardware de ponta se você só vai usar um ou dois aplicativos do telefone?

5. Uso de widgets

O Android permite que você coloque widgets nas telas do celular. Os widgets são programas em formato de janelas ou atalhos com dados que se atualizam com frequência, por exemplo, calendários e previsão do tempo. O recurso faz a gente economizar bastante tempo, pois dispensa a necessidade de abrir um determinado aplicativo para consultar a informação desejada. Por enquanto, o iPhone ainda não trabalha com widgets.

6. Liberdade no uso de conteúdo multimídia

Uma das grandes vantagens do Android é que você é livre para usar conteúdos como música e filmes do jeito que quiser. Dá para transferi-los ao celular, curtir o material, enviá-los para outros computadores e, melhor ainda, é fácil gerenciar esses arquivos.

No iPhone você só tem a possibilidade de rodar esse material, sem que seja possível fazer maior uso deles. Com o iPhone 4S e o serviço iCloud, dá para transferi-los para outros dispositivos da Apple que tenham associada a mesma conta do iTunes, mas o processo ainda é cheio de travas.

7. Aplicativos verdadeiramente multitarefa

O iPhone 4S reduziu o atraso com relação ao Android ao permitir que os aplicativos funcionem simultaneamente. Mas essa capacidade multitarefa precisa estar ligada a sete atividades específicas, por exemplo o áudio de fundo e as notificações push. Já o Android é mais completo neste sentido e conta com uma verdadeira habilidade multitarefa, funcionando mais ou menos como um PC.

8. Personalização completa do celular

Esta é uma das principais razões que levam os que curtem smartphones a optar pelo Android. O sistema operacional permite personalizar todos os detalhes do telefone, enquanto outras plataformas não. O iPhone, por exemplo, não deixa personalizar seu sistema operacional iOS.

9. Instalar os aplicativos que você quiser

O usuário de iPhone pode baixar apps apenas da loja oficial da Apple, a App Store. Isso faz com que se vejam impedidos de usar aplicativos realmente úteis mas que são oferecidos por outros meios alternativos à App Store.

10. Armazenamento expansível

Se o seu iPhone está com a memoria cheia de arquivos, não há nada a fazer. Mas, se tiver um Android, então dê graças, já que este suporta cartões SD que lhe darão capacidade de armazenamento adicional.

11. Sem restrições do sistema

No sistema Android, existem menos restrições. Por exemplo, nas Apps, a Apple só permite aplicações na Apple Store que tenham sido analisadas e aprovadas, algo que pode levar semanas. O Google, por sua vez, permite que qualquer pessoa que se comprometa com as suas políticas publicar uma aplicação.

12. Não somos obrigados a usar cartão de crédito

Porque é que terei que dar o meu número de cartão de crédito? É que para Android a grande maioria das apps são gratuitas e tão boas quanto as pagas, já na Apple a grande maioria é paga…

13. Mapas melhores

Lembra-se do recuo da Apple quanto à questão dos mapas? Então argumentos para quê? A aplicação de mapas da Apple foi lançando com inúmeros erros. Tanto, que até o seu CEO, Tim Cook, anunciou oficialmente um pedido de desculpas pelo seu fraco serviço.

14. Concorrência entre fabricantes

No mundo Android temos várias marcas que disponibilizam vários dispositivos que utilizam Android. E isso é bom. Quanto mais concorrência, melhor para o utilizador final.

15. Escolha de aplicações para navegar e ler e-mails

A Apple obriga à utilização da sua aplicação de e-mail e navegador de internet Safari, por padrão. O Android, por sua vez, permite que possamos escolher aquele de que gostamos mais. Sim, o que gostamos mais…afinal de contas, o smartphone até é nosso.

16. Suporte para múltiplas app stores

Somos livres de executar qualquer aplicação que desejarmos, oriundo da loja baseada em Android, que quisermos.

17. Várias opções de roms

As ROMs customizadas do Android nada mais são do que modificações da versão original do sistema. Essas ROMs alteram toda a aparência do celular e ainda vêm com recursos especiais como melhores notificações, discagem inteligente e aplicativos de música e de fotos mais eficazes que os originais. Entre essas ROMs, as mais populares são a CyanogenMod e a MIUI.

Rom MIUI no Android

Rom MIUI no Android

Já quem tem um iPhone, se quiser experimentar alguma modificação na interface, só pode fazer isso depois de fazer jailbreak no telefone, isto é, desbloquear o aparelho.

18. Tela de bloqueio

A tela de bloqueio do Android mostra informação mais útil do que o iPhone, e até o faz de forma mais bonita. Informações meteorológicas, álbuns musicais, atalhos para apps, e mais inúmeras possibilidades, que podem aumentar exponencialmente com a instalação de apps.

19. Cabos padronizados

Em Android não existe um cabo padrão inventado de propósito, só para ser diferente. O Aparelhos com Android utiliza diversos tipos de cabos, que são universais, e utilizados por várias marcas.

20. Melhor integração com serviços do google

Sim, desde o Gmail, até ao Google Calendar, ou o Google Drive, só temos que iniciar sessão com credenciais Google, e usar! E se já experimentou o Apple iCloud saberá que os serviços Google são bastante melhores.

21. Sem flash

Sim, até que podemos dizer que nem seja muito importante, já que a própria Adobe anunciou o término do desenvolvimento do Flash para Android. Mas…é melhor ter do que não ter, não?!

via Fórum Android

1 Comentário

Deixe uma Comentário

AndroidZ
Logo
Enable registration in settings - general
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0