Samsung Galaxy S3 x Apple iPhone 5, Qual o melhor?

Quando o assunto é smartphone, você ainda tem dúvida em quais seriam as duas maiores empresas nesse ramo? Se você tiver um mínimo poder de observação, olhará ao seu redor e verá que a resposta é mais que óbvia é: Samsung e Apple. 50% dos smartphones vendidos a cada mês são das duas.

Embora sejam as duas maiores, quando o assunto é liderança, toda a “união” se acaba. Podemos perceber pelas várias batalhas judiciais que as duas estão travando. Nada mais justo que analisar as duas maiores criações de cada uma: o Samsung Galaxy S3 e o Apple iPhone 5, para ver de quem é o topo. Quem venceria? Vamos analisar:

O HISTÓRICO

A batalha entre esses começou em seus antecessores. Segunda a juíza Lucy Koh, os dois primeiros modelos da linha Galaxy S copiaram o iPhone da Apple, de tal maneira que infringiu a lei estadunidense. O Samsung Galaxy S foi criado com o objetivo de competir com o iPhone 3GS, enquanto o Galaxy S2 foi criado para competir com o iPhone 4.

Então, após sofrer com a perda judicial, a Samsung veio com o Galaxy S3, com o objetivo de desbancar o iPhone 4, e conseqüente, o 5. Aparentemente a Samsung aprendeu sua lição: mudanças no hardware e no software são notórias, tanto que é pouco provável que a Apple consiga banir o smartphone (se conseguir, é provável que o iPhone 5 seja o smartphone mais vendido da história).

Quanto à quantidade de venda, ponto para a empresa americana. O Galaxy S3 vendeu em torno de 20 milhões de unidades em três meses e alguns dias, já o iPhone 4 vendeu 30 milhões no mesmo período de tempo, tornando-se o smartphone que teve melhor estréia no mercada da história. É provável que o iPhone 5 quebre esse recorde, e consequentemente o Galaxy S4 também quebre o recorde de vendas do Android. É óbvio que as duas empresas cada vez mais melhoram seus sistemas e por isso vendam mais, mas é inegável que a quantidade aumenta por que a quantidade de indivíduos que estão utilizando esses SO´s cresça de maneira incrivelmente rápida.

 DISPLAY E DESIGN

Como todos os fãs de Android sabem, o Galaxy S3 tem 4.8 polegadascom tela Super AMOLED (HD) para display, que utiliza uma resolução de 1280 x 720 pixels e uma densidade de 302 PPI (Pixel Per Inch – pixel por polegada).

O Galaxy S3 tem uma dos melhores displays 720p disponíveis no mercado, com cores vibrantes, alto contrate, embora alguns achem que a vivacidade da tela de um Super AMOLED (display) seja menor que a de um display LCD.

Já o iPhone 5 veio com a proposta de ter o maior display da história dos iPhones. Enquanto todos os outros têm uma tela de3.5 polegadas, ele tem4 polegadas. O display é de 1136 x 640.

O iPhone 5 não é incompatível com apps existentes, que não foram projetados (obviamente) para ele, então é comum ver 86 pixels negros no topo e em baixo, ao utilizá-los. Para facilitar seu entendimento, seria basicamente o que chamamos de widescreen, com uma faixa negra em baixo e em cima. Os elementos não ficarão maiores por causa da tela, continuam do mesmo tamanho.

Mas como 0.8 polegadas(em relação à diagonal do display) fazem a diferença entre os dois? É claro que a área de toque da Samsung é maior que a da Apple. Entretanto, o que surpreendeu a muitos, é que embora a diferença de tamanho (altura) seja essa, o iPhone é considera bem mais slimmmer que o Galaxy S3, ou seja, visivelmente mais “fino” (7.6mm para Apple, 8,6mm para Samsung). A Apple afirma que o iPhone 5 é o smartphone mais fino do mundo, embora o Motorola Droid RAZR tenha 7.1mm, ou seja, mais fino que o da Apple.

Conclusão: se você quer uma ótima relação “tamanho-qualidade” (4.8 polegas e 720p), compre o S3, se você quer algo mais completo (slim e que possa levar mais facilmente no bolso), pegue o iPhone 5.

HARDWARE (INTERNO)

CPU, GPU E RAM

A versão internacional do Samsung Galaxy S3 tem um Exynos 4412 Quad SoC que funciona juntamente um processador 1.4 quad-core A9 e um Mali 400MP GPU. A versão americana do Galaxy S3 (compatível com LTE) é baseada no Snapdragon S4 SoC Qualcomm, que funciona com um dual-core Krait de 1.5 GHz e com um Adreno 220 GPU.

O iPhone 5 vem com o novo Apple A6 SoC. O processador não é um quad-core como muitos achavam. Apple afirma que o dual-core que está no A6 é duas vezes mais potente que o dual-core usado no iPhone 4S. A GPU dentro do iPhone 5 também é dita como duas vezes mais rápida que a do iPhone 4S. A parte gráfica é provável que a Apple tenha conseguido superar o S3 (internacional), mas a parte da CPU é um duelo bem parelho (também comparado do S3 internacional).

LTE

Como foi bem falado recentemente, a tecnologia LTE também é motivo de disputa, visto que a Apple também utiliza dessa tecnologia. A empresa veio com a idéia de utilizar a tecnologia de maneira global, ou seja, sem perda de desempenho (Verizon, AT&T e Sprint já confirmaram a compatibilidade com o iPhone 5), já o S3 utiliza, nos EUA, da mesma maneira que outros dispositivos, como o Motorola Droid RAZR HD, e funciona de maneira bem rápida. Para nível internacional o Exynos 4412 SoC torna possível a compatibilidade global do LTE com o aparelho.

CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO E CÂMERAS

Os dois têm capacidade de 16GB, 32GB e 64GB. O Android diferencia-se pela capacidade de utilizar cartão SD. Embora tenha essa expansão, a velocidade de transferência pelo cartão SD não são tão rápidas quanto a memória flash, mas ainda sim, é um pró, e não um contra.

Nas câmeras não há nada de impressionante nos dois lados. O S3 utiliza uma câmera 8MP e uma câmera secundária de 2MP. O iPhone  tem uma câmera de 8MP e uma câmera secundária de 720p.

CONCLUSÃO: o iPhone 5 é o smartphone mais potente quando se fala em poder de processamento, e o melhor smartphone para a tecnologia LTE.

SISTEMA OPERACIONAL

O Samsung Galaxy S3 está, atualmente, utilizando o Android 4.0 ICS (Ice Cream Sandwich) com a TouchWiz como interface gráfica. Informamos também no AndroidZ que em breve, a Samsung irá para o Android 4.1 Jelly Bean. Do outro lado, a Apple vem com o iOS 6. Embora a Apple avançou na melhoria de seu SO, ele continua preso como todos os outros SOs da Apple.

CONCLUSÃO: sendo programador, não há como preferir um SO que te mantém preso, do que outro que lhe dá muito mais liberdade, ponto para a Samsung.

PREÇO E DATA DE LANÇAMENTO

A versão internacional do Galaxy S3 foi lançada em maio de 2012, começando pelo preço de 600 dólares para o modelo de 16GB. Já a Apple lançará o seu dia 21 de setembro de 2012 nos EUA e em outros oito países em dezembro. A versão de 16GB do iPhone será vendida por 199 dólares, a de 32GB por 299 dólares e a 64GB por 399 dólares (isso no contrato, valores poderão sofrer alterações)

CONCLUSÃO

Analisamos, de maneira rápida, diversos aspectos cruciais dos dois smartphones. Cada um tem suas vantagens em relação a seu concorrente. Se você quer um display grande, cores mais vivas, um SO mais personalizado, o Galaxy S3 é um bom candidato, já se você preferir um processador mais potente, mais otimizado em relação a tecnologia LTE, o iPhone 5 é a sua escolha.

E você, caro leitor, qual você prefere?

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

AndroidZ
Logo
Enable registration in settings - general