Jump to content
airwolf3k

Revivendo O Galaxy S Gt-I9000B - Método Resistor(Es)

Recommended Posts

LEMBRETE: O Fórum e eu não nos responsabilizamos por qualquer dano que venha a acontecer ao seu celular, faça por sua conta e risco!!!!

Procedimento só funciona se o bootloader estiver intacto (se vê o logotipo branco da Samsung ou os ícones celular--!--computador).

O que será necessário:

1) Forçar o celular a entrar em Download Mode

[*]1 plugue Micro USB (Micro B, igual ao que vem com o celular para troca de dados / carregamento da bateria;

[*]1 resistor elétrico de 301K +/- 1% de tolerância (o de 5% de tolerância não funciona), ou a combinação de resistores que dê 301K e que tenham todos a mesma tolerância de 1% (ligá-los em série, ou seja, emendar um no final do outro);

[*]Um ferro de solda e estanho para soldar o conjunto.

2) Substituir a ROM danificada por outra válida

Procedimentos:

1) Forçar o celular entrar em Download Mode

[*]Desligue o celular, tire sua bateria, o cartão SIM e o cartão de memória micro SD;

[*]Corte o fio do cabo Micro USB próximo daquele reforço que tem para o fio. Vá removendo cuidadosamente a capa plástica até encontrar a solda que liga os fios do cabo aos seus conectores. Você irá encontrar 5 conectores (3 na parte superior e 2 na inferior), sendo que somente 4 deles estão ligados a fios. O que não está ligado a nenhum fio é um dos que vamos usar (pino 4);

[*]Pegue o conector e posicione de forma a vê-lo de frente (do jeito que se encaixa no celular), vai ficar 3 conectores na parte de cima e dois na inferior). A numeração dos pinos é a seguinte (da esquerda para a direita - sempre olhando de frente): 1, 3 e 5 (parte superior) e 2 e 4 (parte inferior);

[*]Pegue a resistência de 301K +/- 1% e curve seus conectores de forma que ela fique num formato de "U" (as pernas são os conectores e a base é a resistência propriamente);

[*]Prepare o ferro de solda e o estanho;

[*]Solde uma das pernas da resistência no Pino 4 (o que não tinha fio nenhum soldado a ele) e outra no Pino 5 (o da mesma extremidade, só que na parte superior - conjunto de 3 fios). Não faça isso com o plug conectado ao celular, você pode danificar fisicamente o celular;

[*]Certifique-se que não há contato entre os outros pinos, entre si ou à resistência soldada, se quiser, isóle-os ou arranque de vez o resto de fios que tiver neles.

[*]Recoloque a bateria no celular;

[*]Conecte o plug Micro USB soldado à resistência ao celular (não toque nos pinos ou na resistência, pegue pelos lados ou isole o conjunto);

[*]Após alguns segundos o celular vai entrar em Modo de Download (um grande triângulo amarelo com um robozinho do Android);

[*]Desconecte o conjunto e passe para a instrução abaixo para fazer a troca da ROM danificada.

Vídeo ensinando a fazer o JIG: http://www.youtube.com/watch?v=WvOqb2WKCuU

2) Substituir a ROM danificada por outra válida

[*]Instale os drivers do Galaxy S no computador se não o tiver feito anteriormente ou se não tiver o Kies instalado nele;

[*]Feche o Kies se ele estiver ligado, certifique-se que o agente de bandeja não esteja funcionando também (área de notificação e ícones - perto do relógio na barra de tarefas). Se souber o processo, veja também no Taskbar do Windows (<Ctrl+Shift+Esc>, aba Processos) se não está funcionando nada do Kies;

[*]Descompacte o Odin3 e o arquivo da ROM no mesmo diretório;

[*]Rode o Odin3 como administrador (botão direito do mouse sobre o arquivo executável);

[*]Conecte o celular ao computador. O Odin deverá reconhecer o celular quando aparecer o campo "ID:COM" em amarelo com a porta COM identificada (0:[COM X]);

[*]No Odin3, selecione SOMENTE as seguintes opções (clicar nos checkboxes ao lado esquerdo dos mesmos): "Auto Reboot" e "F. Reset Time";

[*]No Odin3, clique em "PDA" e selecione o arquivo .tar da ROM (na que dei o link é JPD_JPD_JPD.tar), certifique-se que o checkbox ao lado de "PDA" esteja selecionado;

[*]No Odin3, pressione o botão "Start" para iniciar o processo. O processo leva uns minutos para ser concluído, não faça nada, não use o computador e não mexa no celular (se tudo der certo irá aparecer "PASS!" num retângulo em verde na tela). O celular se reiniciará sozinho.

Parabéns, seu celular está ressuscitado.

Espero ter ajudado e críticas/correções são bem-vindas (se gostou/foi útil, repute). :rolleyes:

Créditos: Fórum XDA, portalandroid.org e androidz.com.br.

airwolf3k, Espero nunca precisar utilizar esse método. Você está de parabéns. Por isso dei um "+". Mas se colocasse uma fotos, seria bem mais instrutivo para o pobre coitado desesperado que vai atrás disso para ressuscitar o aparelho.

airwolf3k, Espero nunca precisar utilizar esse método. Você está de parabéns. Por isso dei um "+". Mas se colocasse uma fotos, seria bem mais instrutivo para o pobre coitado desesperado que vai atrás disso para ressuscitar o aparelho.

Perdi o link para as fotos, por isso, tentei descrever o mais simples possível. Vou vasculhar meu histórico do Firefox e assim que achar o site que tinha as fotos passo a passo, coloco o link aqui no tópico. Obrigado pelo feedback. [ ]s

Obrigado pelo seu post. usei o método dos resistores.. funcionou muito bem!!! vale lembrar que o que importa é a resistência final ser 301k ohms não importando qual associação que se faça. como minhas resistências eram todas de 5% de tolerância eu testei uma a uma no multímetro e fiz uma associação que deu 301.5k ohms ou seja 0.5% de erro.. o que importa é o resultado final 0

Obrigado pelo seu post. usei o método dos resistores.. funcionou muito bem!!! vale lembrar que o que importa é a resistência final ser 301k ohms não importando qual associação que se faça. como minhas resistências eram todas de 5% de tolerância eu testei uma a uma no multímetro e fiz uma associação que deu 301.5k ohms ou seja 0.5% de erro.. o que importa é o resultado final 0

Beleza que tenha funcionado. Já vi lugares que falaram que também funciona com 300K +/- 5%, mas como é fácil achar essa resistência de 301K +/- 1% essa ainda é a recomendável (comprei na minha cidade por R$ 0,15, acabei comprando umas 6 para facilitar o troco). [ ]s

:rolleyes: Otimo post. Sou engenheiro e achei o processo bem explicado, apenas faço a mesma sugestão que o nosso amigo para melhorar algumas fotos ficaria perfeito. Talvez alguns dos amigos que usaram poderiam ceder alfumas fotos da posição para contagem dos pinos e até mesmo do cabo alterado e pronto. De qualquer forma espero nunca precisar usar também. Dei um "+". Até...

:rolleyes: Otimo post. Sou engenheiro e achei o processo bem explicado, apenas faço a mesma sugestão que o nosso amigo para melhorar algumas fotos ficaria perfeito. Talvez alguns dos amigos que usaram poderiam ceder alfumas fotos da posição para contagem dos pinos e até mesmo do cabo alterado e pronto.

De qualquer forma espero nunca precisar usar também. Dei um "+".

Até...

Adicionado vídeo ensinando / mostrando o processo.

Tenho Galaxy S II, mais infelizmente na minha cidade, so tem os resistores com tolerancia de 5% (de 1% nem pra remedio). De acordo com o amigo DION, o JIG funcionaria perfeitamente com resistores a 5% (3 de 100k e 1 de 1k todos a 5%), vou comprar e testar, com certeza ira funcionar ja que o amigo DION ja conseguiu. (COMO DIZ UM GRANDE AMIGO MEU, SE O REGINALDO ^FARIAS^ POR QUE EU NAO POSSO FAZER). Um abraco a todos.

Funciona muito bem, parabéns. Por preguiça e/ou falta de tempo utilizei o que tinha em mãos: 2 resistores de 560K em paralelo resultando em 280K e adicionei mais um série de 20K, todos 5%... medindo no multimetro deu exatamente 301K... pura sorte! ;) Os 5% ou 1% é a margem de erro aceitável na fabricação, ou seja, um resistor de 100K com 5% pode variar entre 95K e 105K, então se tiver vários, basta ir medindo com multimetro e achar um conjunto que chegue a 301K na soma.