Jump to content
Marcel Soares

Desmistificando (Ou Não) O “brickar” Seu Galaxy S

42 members have voted

1. 1.

• Cenário 1 (celular ? exclamação ? computador) ou somente Logo da Samsung
    • Cenário 2 (atualização mal sucedida) ? mensagens do tipo: E:Can't mount /dev/block/stl10...
    • Cenário 3 (celular não liga)
    • Qualquer situações que impossibilite parte da utilização do aparelho
    • Morte irrecuperável do aparelho.
    • Aparelho não encontra IMEI

Recommended Posts

Pessoal, tudo bem? Primeiramente, meu objetivo está longe de ser o dono da verdade nesse assunto, até porque de “fuçador” eu tenho muito, mas de “técnico”, praticamente nada. Como volta e meia eu leio pessoas dizendo: “brickei meu aparelho”, vejo que é um termo muito usado, mas para muitas situações.

Minha idéia é baseada em algumas “más experiências” que tive, e demonstrar que nem tudo é tão “brick” assim (rs). Espero, de alguma forma, contribuir com o fórum:

Cenário 1 (celular – exclamação – computador)

Por algum motivo (flash, update, odin, etc) a atualização interrompeu e ao ligar o aparelho temos a seguinte imagem na tela:

Imagem Postada

Conclusões:

a ) Seu celular “está vivo”... em coma, mas está vivo... (rs)

b ) Entre em modo de download e, via ODIN, instale uma nova ROM

b1) O modo de download pode ser obtido ligando o aparelho, segurando o Vol down + Home até aparecer a tela com a imagem amarela (imagem abaixo)

b2) Se via botão não consegui acessar o modo de download, ainda há o método (usb c/ resistor) que salvou um Galaxy S Vibrant que tive.

Imagem Postada

Para conhecer esse método, acesse esse link

Cenário 2 (atualização mal sucedida) – mensagens do tipo: E:Can't mount /dev/block/stl10...

Imagem Postada

a ) Primeiro de tudo: Seu celular “está vivo”... em coma induzido, mas está vivo... (rs)

b ) Quando aconteceu com “o meu I9000B” teve a ver com a forma e opções que eu utilizei para instalar uma nova ROM, via ODIN. Não só isso: o tal do arquivo .PIT, a versão da ROM, uso indevido da opção “Re-Partition”... etc... tudo isso influencia.

c ) Para solucionar essa questão, COMIGO, bastou eu encontrar uma versão correta para a minha versão do Galaxy S. Não há uma receita de bolo aqui, pois vai depender da sua versão do Galaxy.

Cenário 3 (a arte de F@#@$@ um aparelho) Buááá! :-P

Bom... esse cenário é o que mais me dá aperto em contar, pois aqui o aparelho simplesmente não liga. Não importa o que você faça: reza, promessas, choro, plantar bananeira... não vai ligar. E leia bem: NÃO LIGA NADA. É tela preta... 100%!

Como aconteceu comigo?

Ainda com o meu Galaxy S Vibrant, depois de ter ressucitado via método USB + Resistor, fui inventar de aplicar via “Recovery Mode” um Update.zip para fazer com que ele entrasse em modo de download via “combinação de botões”. Coloquei o arquivo na raiz do SDCARD, e via recovery mandei aplicar. A partir disso, ele desligou e está “nanando” até hoje. O fato é que o BOOTLOADER deve ter sido danificado ou perdido.

Não há combinação de botões, ODIN, bateria, usb+resistor que o faça acordar... 

Eu estava quase providenciado o “enterro dele”, quando ainda descobri que há uma luz no fim do túnel. Não dá para saber se as chances de recuperação são boas, mas não custa (ou melhor, vai custar um $$$ tentar).

Existe um aparelho que, de forma meio “artesanal”, é possível recuperar / reinstalar o bootloader do aparelho (via JTAG). Não sei quantos existes para esse modelo, mas achei na internet o RIFF Box (http://www.jtagbox.com/category/riff-jtag-features/), mas a coisa não é tão simples assim. Primeiro que só o aparelho é muito caro (em torno de R$ 800,00), e depois, que tem que saber o que está fazendo. Não é qualquer manezão (como este que vos fala) que pode se aventurar.

O que irei fazer? Localizei uma assistência no Paraná que já recuperou o Samsung Vibrant, via JTAG... então irei mandar para lá... e seja o que Deus quiser. Em seguida, posto aqui os resultados.

Riff Box

Imagem Postada

Agora, me resta aguardar.

Cenário 4 - Perda de IMEI / Celular não encontra Rede - opção adicionada em 29/01/2011

Esse também é um problema que vem ocorrendo com alguns celulares (Galaxy S). O aparelho liga normalmente, mas não é possível conectar a rede da Operadora (VOZ ou DADOS). Ou seja, é vira praticamente um "Galaxy Player".

O que consegui constatar é que, por algum motivo, o aparelho perde o IMEI: ao digital *#06#, ao ivés de aparecer o número, só aparece a mensagem "IMEI", mas sem o número abaixo.

Este problema eu também não sei exatamente como corrigir, mas em alguns fóruns, o caso é debatido, como este.

Qualquer novidade a respeito, atualizo o posto.

Update: Enviei ontem (28/01) o aparelho para Curitiba. Assim que o aparelho retornar, comunico os resultados.

Espero ter sido útil de alguma forma o histórico acima.

O cenário 3 aconteceu "parecido" comigo... Ele só mostrava a 1a tela (com info do modelo) e não saia dali. Quando acabou a bateria ele não carregou mais... Nesse momento ele está na UTI (garantia) com grandes chances de se recuperar... rsrsrs Abraço!

O cenário 3 aconteceu "parecido" comigo... Ele só mostrava a 1a tela (com info do modelo) e não saia dali. Quando acabou a bateria ele não carregou mais... Nesse momento ele está na UTI (garantia) com grandes chances de se recuperar... rsrsrs Abraço!

A garantia cobre essas peripecias que fazemos com nossos telefones?

Comigo aconteceu o cenário 2. Consegui resolver instalando a room argentina com a dica aqui do fórum e depois atualizei para o froyo JPD.

Exatamente... Foi o que precisei fazer também para reabilitar o meu (Nacional). Tive também uma situação semelhante no Galaxy Vibrant, e também precisei encontrar uma versão de rom correta. Mas o caminho é esse mesmo. ;)

Obrigado pelo seu post. usei o método dos resistores.. vale lembrar que o que importa é a resistência final ser 301k ohms não importando qual associação que se faça. como minhas resistências eram todas de 5% de tolerância eu testei uma a uma no multímetro e fiz uma associação que deu 301.5k ohms ou seja 0.5% de erro.. o que importa é o resultado final

Marcel, conseguiu recuperar o seu aparelho? O meu está na mesma situação relatada no Cenário 3, na segunda irei tentar o JIG, caso não de certo terei que mandar para a Samsung, pois não conheço ninguém que possua JTAG/RIFF aqui na minha cidade...

todos os cenários aconteceu comigo,, infelizmente o ultimo mandei para uma assistência em sampa que o pessoal tem esta peça de recuperação mas mesmo assim segundo o técnico não deu para recuperar meu Nexus one,,perdi o brinquedo,,com o galaxy s ainda esta tudo bem....o tecnico disse que tentou este tal de TAG,,cabo tag,,inserir uma Rom no N1 mas não foi..vendi para o técnico mesmo por 200 conto....

todos os cenários aconteceu comigo,, infelizmente o ultimo mandei para uma assistência em sampa que o pessoal tem esta peça de recuperação mas mesmo assim segundo o técnico não deu para recuperar meu Nexus one,,perdi o brinquedo,,com o galaxy s ainda esta tudo bem....o tecnico disse que tentou este tal de TAG,,cabo tag,,inserir uma Rom no N1 mas não foi..vendi para o técnico mesmo por 200 conto....

O ultimo aconteceu também comigo logo quando eu comprei o SGS, foi quando tentei aplicar um tema que tinha no XDA para ROM gringa, fiquei sem IMEI também, mas consegui contornar a situação aplicando uma nova ROM própria para o I9000B. Daqui a pouco estou indo para a assistência de um camarada tentar o JIG no meu SGS, você obteve êxito en ressucitar o seu aaprelho quando passou pelo cenário 3 ?

marcel... vc conseguiu recuperar o seu com o pessoal q vc enviou em curitiba?? o meu vibrant deu mesma coisa ontem apos eu atualizar pra uma versao 2.2 q peguei no samfirmware.... issu pq no odin ele disse "pass" porem na hora do reboot tava la o coitado mortinho mortinho... nao liga nao faz nada... gostaria de saber se tem como vc me passar o contato do pessoal q vc conversou e se realmente da certo obrigado...

To procurando em tudo que é lugar porém não acho, não consigo de jeito nenhum usar o 3G do galaxy, ja tenteni diversas roms e varios modems, o unico jeito de forçar uma conexão é entrando no menu debug e escolhendo a frequencia do 3G algo meio incomodo, o aparelho é brasileiro e na primeira semana funcionou o 3G normalmente, ja tentei colocar meu chip em outro aparelho e funcionou... Não sei se tem como resolver ou o unico meio seja a assistencia, alguem tem alguma ideia ?

Olha, pode parecer uma idéia meio besta, porém.... vai que ajuda... Algumas operadoras vendem pacotes de dados da seguinte forma, Vc compra uma quantidade de megas, comprei 50mb de trafego, depois de excedido o trafego ele passa a operar com "redução de velocidade" que na verdade é o edge, verifique se não é isso antes de fuçar no sistema do cel. Leonardo Locks Stein

Então pessoal,to com um VIBRANT 'morto' aqui, n liga, n carrega, sem leds,sem combinação de botões... Alguém conseguiu reviver ? Alguma assistencia no Brasil faz reparo? Queria tenta via capacitor, mas como n manjo mto tenho medo de piorar a situação. Fico no aguardo de qualquer ajuda. Obrigado desde já.

Então pessoal,to com um VIBRANT 'morto' aqui, n liga, n carrega, sem leds,sem combinação de botões... Alguém conseguiu reviver ? Alguma assistencia no Brasil faz reparo? Queria tenta via capacitor, mas como n manjo mto tenho medo de piorar a situação. Fico no aguardo de qualquer ajuda. Obrigado desde já.

Tem um porem amigo, se seu galaxy for i9000b versao tv digital a riff ainda nao revive ele nao, pois nao tem os pontos do jtag ainda disponiveis, hj dia 11/08/2011 me econtro com 1 na assistencia precisando de voltar o boot e nao tem como, boa sorte!

Pessoal, tudo bem? Primeiramente, meu objetivo está longe de ser o dono da verdade nesse assunto, até porque de “fuçador” eu tenho muito, mas de “técnico”, praticamente nada. Como volta e meia eu leio pessoas dizendo: “brickei meu aparelho”, vejo que é um termo muito usado, mas para muitas situações.

Minha idéia é baseada em algumas “más experiências” que tive, e demonstrar que nem tudo é tão “brick” assim (rs). Espero, de alguma forma, contribuir com o fórum:

Cenário 1 (celular – exclamação – computador)

Por algum motivo (flash, update, odin, etc) a atualização interrompeu e ao ligar o aparelho temos a seguinte imagem na tela:

Imagem Postada

Conclusões:

a ) Seu celular “está vivo”... em coma, mas está vivo... (rs)

b ) Entre em modo de download e, via ODIN, instale uma nova ROM

b1) O modo de download pode ser obtido ligando o aparelho, segurando o Vol down + Home até aparecer a tela com a imagem amarela (imagem abaixo)

b2) Se via botão não consegui acessar o modo de download, ainda há o método (usb c/ resistor) que salvou um Galaxy S Vibrant que tive.

Imagem Postada

Para conhecer esse método, acesse esse link

Cenário 2 (atualização mal sucedida) – mensagens do tipo: E:Can't mount /dev/block/stl10...

Imagem Postada

a ) Primeiro de tudo: Seu celular “está vivo”... em coma induzido, mas está vivo... (rs)

b ) Quando aconteceu com “o meu I9000B” teve a ver com a forma e opções que eu utilizei para instalar uma nova ROM, via ODIN. Não só isso: o tal do arquivo .PIT, a versão da ROM, uso indevido da opção “Re-Partition”... etc... tudo isso influencia.

c ) Para solucionar essa questão, COMIGO, bastou eu encontrar uma versão correta para a minha versão do Galaxy S. Não há uma receita de bolo aqui, pois vai depender da sua versão do Galaxy.

Cenário 3 (a arte de F@#@$@ um aparelho) Buááá! :-P

Bom... esse cenário é o que mais me dá aperto em contar, pois aqui o aparelho simplesmente não liga. Não importa o que você faça: reza, promessas, choro, plantar bananeira... não vai ligar. E leia bem: NÃO LIGA NADA. É tela preta... 100%!

Como aconteceu comigo?

Ainda com o meu Galaxy S Vibrant, depois de ter ressucitado via método USB + Resistor, fui inventar de aplicar via “Recovery Mode” um Update.zip para fazer com que ele entrasse em modo de download via “combinação de botões”. Coloquei o arquivo na raiz do SDCARD, e via recovery mandei aplicar. A partir disso, ele desligou e está “nanando” até hoje. O fato é que o BOOTLOADER deve ter sido danificado ou perdido.

Não há combinação de botões, ODIN, bateria, usb+resistor que o faça acordar... 

Eu estava quase providenciado o “enterro dele”, quando ainda descobri que há uma luz no fim do túnel. Não dá para saber se as chances de recuperação são boas, mas não custa (ou melhor, vai custar um $$$ tentar).

Existe um aparelho que, de forma meio “artesanal”, é possível recuperar / reinstalar o bootloader do aparelho (via JTAG). Não sei quantos existes para esse modelo, mas achei na internet o RIFF Box (http://www.jtagbox.com/category/riff-jtag-features/), mas a coisa não é tão simples assim. Primeiro que só o aparelho é muito caro (em torno de R$ 800,00), e depois, que tem que saber o que está fazendo. Não é qualquer manezão (como este que vos fala) que pode se aventurar.

O que irei fazer? Localizei uma assistência no Paraná que já recuperou o Samsung Vibrant, via JTAG... então irei mandar para lá... e seja o que Deus quiser. Em seguida, posto aqui os resultados.

Riff Box

Imagem Postada

Agora, me resta aguardar.

Cenário 4 - Perda de IMEI / Celular não encontra Rede - opção adicionada em 29/01/2011

Esse também é um problema que vem ocorrendo com alguns celulares (Galaxy S). O aparelho liga normalmente, mas não é possível conectar a rede da Operadora (VOZ ou DADOS). Ou seja, é vira praticamente um "Galaxy Player".

O que consegui constatar é que, por algum motivo, o aparelho perde o IMEI: ao digital *#06#, ao ivés de aparecer o número, só aparece a mensagem "IMEI", mas sem o número abaixo.

Este problema eu também não sei exatamente como corrigir, mas em alguns fóruns, o caso é debatido, como este.

Qualquer novidade a respeito, atualizo o posto.

Update: Enviei ontem (28/01) o aparelho para Curitiba. Assim que o aparelho retornar, comunico os resultados.

Espero ter sido útil de alguma forma o histórico acima.

Pois bem, consigo resolver qualquer problema desde que seja relacionado a parte lógica (atualização mal sucedida / interrompida, bootloader faltando / corrompido, IMEI inexistente, zerado ou com um valor absurdo. Se for físico pode ser que eu não consiga.

Qualquer coisa entrem em contato:

Ewerton Costadelle

GSM LIVRE

(65) 3052-0250

PEssoal o meu galaxy s2 deu problema essa semana .. a tela fica branca.. nem aparece o robozinho mais.. fui tentar colocar uma outra room e aconteceu isso .. ainda tem esperança? Obs: nao fiz o backup para poder arrumar depois :\\