Jump to content
alesbadaro

Rom GRAN DUOS I9082L - Versão BRASIL ZTO, ZTM e TWH

Recommended Posts

Nesse Tutorial irei mostrar como fazer a atualização passo a passo via Odin para o I9082L,
a Versão Brasileira Do Galaxy Gran Duos.

ESTA ROM É OFICIAL BRASIL, COM IDIOMA PADRÃO PT-BR

VOCÊ ESCOLHE COMO ATUALIZAR POIS ESTA MESMA ATUALIZAÇÃO

ESTÁ DISPONÍVEL VIA KIES OU OTA

ATENÇÃO: Tenha instalado o Samsung Kies no seu pc, pois é necessário os drives para o pc reconhecer o celular em modo downloading

Caso precise baixe o Samsung Kies AQUI

É recomendável dar um full wipe no celular antes de atualizar, mas antes faça backup de seus contatos e arquivos, lembrando que após o full wipe e atualização o celular volta para as configurações originais totalmente zerado.

1.Vamos baixar a ROM brasileira mais atual que é a I9082LVJAME2 para esse modelo nesse LINK ou nesse LINK 2

2. Vamos baixar o ODIN na versão 3.07 que você encontra AQUI

3. Após Baixar Os arquivos iremos extrair em nosso PC em uma pasta de fácil acesso, teremos os seguintes arquivos:

Snap_2013.04.07+08.05.16_002.png

4. Após extarir o arquivo .ZIP da ROM você terá um arquivo .tar.md5 (é esse arquivo que vc deverá colocar no Odin, segue mais instruções abaixo).

5. Desligue seu celular e em seguida religue em modo DOWNLOADING ( Volume pra baixo + Home + Power) quando aparecer a tela de WARNING pressione Volume +, ele entrará em modo downloaing igual a tela abaixo:

9465c2bbgalaxy-s-2.jpg

6. Conecte seu celular No PC, espere a instalação de todos os drivers.

7. Abra O odin 3.07 e prossiga.

8. Se a ROM que você extraiu for só um Arquivo:

No Odin clique em PDA e escolha o Arquivo .tar.md5 da Rom que você Baixou.
Ficam marcadas no ODIN ( F. reset e Auto reboot)
Veja se o celular está reconhecido na ID COM PORT do odin e Clique em START.
Espere o processo terminar e aparecer a palavra PASS no odin
Seu celular irá reiniciar automaticamente após a Atualização.

Pronto após esse processo seu celular estará atualizado.

Este procedimento NÃO ocorre em perda de garantia, pois a ROM é oficial da Samsung, não havendo modificações e nem conta no Contador Binário do Celular.

MELHORIAS DA ROM

- sem travamentos comuns que estão ocorrendo

- acesso a Galeria mais rápido

- celular não desliga sozinho

- Sistema está mais fluído e rápido no uso comum

ATENÇÃO:

Segue abaixo a lista de ROMs STOCK disponíveis para o Gran Duos I9082L oficial Samsung

Rom ZTO (sem operadora) Brasil - primeria versão - LINK
Rom ZTO (sem operadora) Brasil - segunda versão - LINK
Rom ZTM (operadora TIM) Brasil - primeira versão - LINK
Rom THW (Sem operadora) Indefinida - penúltima versão - LINK (23/05/2013) - Leia OBS abaixo

Rom THW (Sem operadora) Indefinida - última versão - LINK (19/06/2013) - Leia OBS abaixo

Façam o mesmo processo acima usando a rom que desejar

OBS: se você desejar instalar uma versão da Rom Indefinida listada acima

é recomendado NÃO dar wipe ou full wipe para instalar ou formatar o celular

depois te ter instalado a rom, pois alguns usuários estão relatando que depois de formatar o idioma PT-BR não aparece.

Recomendo também não formatar antes, pois você não perde as configurações e aplicativos já instalados.

Caso ocorra este erro após a atualização, recomendo a instalação dos aplicativos abaixo

que introduzem o idioma PT-BR no sistema, mas será necessário ROOT para os aplicativos funionarem:

- Language Enable

- MoreLocale

ATUALIZADO DIA 21/06/13 - COM BASE NA ROM LIBERADA NO DIA 19/06/13

Testei quase todas as roms para esse modelo, pois comprei assim que lançou e sempre tive alguns problemas com o android, mas esta rom acima está melhor do que todas. Ela não tem país definido, ou seja, é uma ROM de padrão genérico e não possui idioma pt-br (conforme anunciado acima), mas o sistema fica com o idioma pt-br se não fizer formatação do sistema ou instalar aplicativos tendo root.

Informo que desde a instalação desta ROM NÃO ocorreu os problemas abaixo:

- Celular desliga sozinho.

- Trava ao ligar o Bluetooth as vezes, tendo que retirar a bateria ou resetar.

- Se a rede de dados estava ativada, normalmente quando ligava o GPS o celular travava, tendo que retirar a bateria ou resetar.

- Travadas momentâneas ao abrir aplicativos quando se há vários já abertos.

- Aplicativos que acessam a Galeria demoram para aparecer as imagens (Facebook, Instagram...).

Problemas que ainda persistem:

- Alarme, em alguns momentos, começa a tocar no momento programado mas interrompe após 2 segundos, como se alguém tivesse desligado. (resolve-se esse problema instalando aplicativos de alarme, pois este erro não é do android ou do celular, mas do aplicativo padrão de alarme que vem no sistema.)

- Ao ligar ou reiniciar o sistema, demora para encontrar e ativar os sinais das operadoras.

- Sinal WIFI varia muito e as vezes o sinal fica fraco em locais onde deveria ser bom.

O que melhorou nessa ROM:

- Mais fluides nas transações de telas.

- Mais velocidade em abrir e usar aplicativos (testei o DeadTrigger, TempleRun e aplicativos diversos).

- Desempenho em jogos, diminui o lag em alguns jogos.

- Desempenho comum do celular melhorou consideravelmente, está mais dinâmico.

Bateria:

- Com meus testes, posso afirmar que está MELHOR O DESEMPENHO DA BATERIA. Mas deixo a observação que se usarmos a Rede de Dados 3G ligada e em uso a bateria vai embora mais facilmente.

- A minha autonomia passou de 13 horas de carga aproximadamente para 15 horas pelo menos, sendo que uso wifi e 3G ligados o tempo todo.

RECOMENDA TROCAR A ROM ?

SIM, sem dúvida, pois os ganhos foram grandes. Vale lembrar que sou usuário comum, com ações comuns no dia a dia, mas intensamente. Então busco um sistema estável e de melhor uso e esta ROM colocada acima é a melhor em resultados para o modelo Gran Duos.

Edited by alesbadaro

Depois da mudança de rom, sugerida, meu celular está quase todo em português, somente o teclado samsung (digitar mensagens, etc) está em inglês sem opção para português.

Aconteceu com todos? O que fazer para resolver o problema? é que meu inglês é tão ruim quanto meu aramaico.

Infelizmente tive que fazer o wipe e perdi a linguagem PT-Br do meu celular.

Como faço para instalar ela novamente?? tem algum tutorial?

Meu Gran Duos agora está em Ingles.

Obrigado

Se vc não quer fazer o root, então recomendo instalar uma rom ZTO novamente, configurar todos os seus aplicativos e depois instalar a rom atualizada, sem dar wipe ou formatar, o celular ficará com o pt-br

se puder fazer o root, instale um dos dois aplicativos que mencionei no post inicial.

qualquer dúvida me informe

Depois da mudança de rom, sugerida, meu celular está quase todo em português, somente o teclado samsung (digitar mensagens, etc) está em inglês sem opção para português.

Aconteceu com todos? O que fazer para resolver o problema? é que meu inglês é tão ruim quanto meu aramaico.

tente instalar um outro teclado, Swype ou Swiftkey, caso contrário faça o root e instale uns dos app de idioma que mencionei acima.

por experiência própria e para melhor desempenho:

ainda com uma rom ZTO, restaure para os padrões de fábrica e ao reiniciar o sistema configure todo o celular, como se fosse para o uso comum.

Instale todos os aplicativos e configure tudo o que seja necessária.

Somente depois instale a rom de atualização sem efetuar wipe ou fullwipe, pois além de não perder o idioma, não modifica nada nas suas config.

Parabéns pelo Tutoo. Testei a Rom, e é fato. Não façam o Wipe no aparelho, caso não queriam perder as configurações, inclusive a língua nativa.

Galera, como todo possuidor do Grand Duos já sabe, apesar de ser um bom aparelho, dos 8GB contidos nele, apenas 4GB estão disponíveis ao usuário. Por isso, peço ajuda a quem souber inverter as memórias desse galaxy. Ja tentei vários programas, mas acredito que só a edição manual do arquivo vold.fstab seja a maneira mais eficiente de troca. Então, aguardo quaisquer resposta.

Abraços.

Parabéns pelo Tutoo. Testei a Rom, e é fato. Não façam o Wipe no aparelho, caso não queriam perder as configurações, inclusive a língua nativa.

Galera, como todo possuidor do Grand Duos já sabe, apesar de ser um bom aparelho, dos 8GB contidos nele, apenas 4GB estão disponíveis ao usuário. Por isso, peço ajuda a quem souber inverter as memórias desse galaxy. Ja tentei vários programas, mas acredito que só a edição manual do arquivo vold.fstab seja a maneira mais eficiente de troca. Então, aguardo quaisquer resposta.

Abraços.

Amigo

a melhor maneira de fazer a troca da memória interna pelo cartao sd é pelo aplicativo External 2 Internal, mas é necessário root.

Atualmente estou usando a rom GENNXT, postada aqui no fórum, ela já vem com esse aplicativo e é muito bom mesmo.

Caso queira testar a outra rom fic o convite, se desejar ficar com essa mesma daqui do post terá que fazer o root e instalar o aplicativo, que se não me engano é free na PlayStore.

Amigo

a melhor maneira de fazer a troca da memória interna pelo cartao sd é pelo aplicativo External 2 Internal, mas é necessário root.

Atualmente estou usando a rom GENNXT, postada aqui no fórum, ela já vem com esse aplicativo e é muito bom mesmo.

Caso queira testar a outra rom fic o convite, se desejar ficar com essa mesma daqui do post terá que fazer o root e instalar o aplicativo, que se não me engano é free na PlayStore.

Amigo, meu aparelho já encontra-se "rooteado". Já testei esse External 2 Internal, e ao meu entendimento, parece mais um placebo, pois os indicadores do celular e a própria instalação de novos app's não indicam quaisquer alteração de armazenamento. Possuo um SD Card de 32gb Class 10. Você possui algum tuto que ensine a correta utilização daquele programa, o qual as configurações tenham dado certo em seu aparelho?

Amigo, meu aparelho já encontra-se "rooteado". Já testei esse External 2 Internal, e ao meu entendimento, parece mais um placebo, pois os indicadores do celular e a própria instalação de novos app's não indicam quaisquer alteração de armazenamento. Possuo um SD Card de 32gb Class 10. Você possui algum tuto que ensine a correta utilização daquele programa, o qual as configurações tenham dado certo em seu aparelho?

Vc configurou o external corretamente? aqui funciona normal e perfeito

veja o video baixo, quando chegar em 3:00 veja a config que o cara faz e faça idêntico, depois vá em configurações/armazenamento e verá.

Ok! Consegui exito, contudo veja se consegui, me esclarecer, está dúvida:

• Se, por algum motivo, eu retirar o cartão, após as configurações, elas permanecem as mesmas sem risco ao celular?

P.S. Possui algum post onde eu possa tirar outras dúvidas em relação ao funcionamento deste app?

Ok! Consegui exito, contudo veja se consegui, me esclarecer, está dúvida:

• Se, por algum motivo, eu retirar o cartão, após as configurações, elas permanecem as mesmas sem risco ao celular?

P.S. Possui algum post onde eu possa tirar outras dúvidas em relação ao funcionamento deste app?

olha,

o cartão fica sendo a sua memória interna, então os sistema não pode funcionar sem ele, NUNCA. Se fizer isso corre o risco de ter que refazer o processo de instalação de seu sistema todo de novo. Mas se um dia vc desejar trocar o cartão sd, vc pode usar o programa MiniPartititon que clona os dados de um cartão para outro, assim, vc coloca o cartão novo no lugar do velho e o celular continua a funcionar normalmente.

sobre os post de dúvidas: eu não sei onde tem, mas são tantas assim??? rsrsrs diga ai que podemos tentar resolver

OBS: se ajudei vc clique na setinha verde do lado de meus posts aqui, vc não paga nada e ajuda a melhorar minha reputação para que possa ajudar mais pessoas :)

Edited by alesbadaro

olha,

o cartão fica sendo a sua memória interna, então os sistema não pode funcionar sem ele, NUNCA. Se fizer isso corre o risco de ter que refazer o processo de instalação de seu sistema todo de novo. Mas se um dia vc desejar trocar o cartão sd, vc pode usar o programa MiniPartititon que clona os dados de um cartão para outro, assim, vc coloca o cartão novo no lugar do velho e o celular continua a funcionar normalmente.

sobre os post de dúvidas: eu não sei onde tem, mas são tantas assim??? rsrsrs diga ai que podemos tentar resolver

OBS: se ajudei vc clique na setinha verde do lado de meus posts aqui, vc não paga nada e ajuda a melhorar minha reputação para que possa ajudar mais pessoas :)

De inicio havia dado certo. Houve a modificação em relação aos conteúdos. Contudo, após o reinicio do aparelho, tudo voltou a ser como era.

Uma das dúvidas: após reiniciar o aparelho, devo sempre fazer o mesmo procedimento no "External 2 Internal".

De inicio havia dado certo. Houve a modificação em relação aos conteúdos. Contudo, após o reinicio do aparelho, tudo voltou a ser como era.

Uma das dúvidas: após reiniciar o aparelho, devo sempre fazer o mesmo procedimento no "External 2 Internal".

não, apenas marque a opção AT BOOT e aperte o botão abaixo de onde vc marcar, isso na tela inicial do External. blz???

não, apenas marque a opção AT BOOT e aperte o botão abaixo de onde vc marcar, isso na tela inicial do External. blz???

De nada adiantou, mesmo seguindo o seu procedimento. Após reinicio, as configurações de armazenamento continuam as mesmas.

amigo

infelizmente é algo que está ocorrendo apenas com vc, outras pessoas que tenho contato que estão configurando estão tendo sucesso.

minha sugestão, não é regra, é que vc tente refazer todo o processo, comigo alguns bugs só foram corrigidos assim.

SUPER #DICA

Pessoal, antes de instalar essa atualização, ainda com a rom do Brasil no celular, formate o celular e configure novamente ele todo, instalando os aplicativos que vc usa e jogos. Instale tudo mesmo.

Depois, de muito tempo (rsrsrs), instale a rom deste post por cima, não faça wipe e nem formate depois.

Tudo isso com bateria a 100%, blz???

ta funcionando blz aqui e a bateria melhorou na autonomia.

por favor postem resultados

seguinte...acabei d colocar em minha mãos meu galaxy duo

aí vi pelo grupo do face o pessoal postando este forum aki sobre atualizações

então, gostaria d saber como vejo a ver são a versão do meu android do aparelho e onde acho este programa Samsung Kies para fazer a instalação

fico no aguardo

grato

seguinte...acabei d colocar em minha mãos meu galaxy duo

aí vi pelo grupo do face o pessoal postando este forum aki sobre atualizações

então, gostaria d saber como vejo a ver são a versão do meu android do aparelho e onde acho este programa Samsung Kies para fazer a instalação

fico no aguardo

grato

amigo

desculpe a demora em responder, mas o site do forum estava fora do ar durante alguns dias.

1 - se vc comprou o celular gran duos i9082L saiba que ele não vem com as roms mais atualizadas postadas aqui no post, no máximo virá com a rom da TIM que possui um PDA mais atual, mas infelizmente com os mesmos erros. Mas caso deseja saber a versão vá em CONFIGURAÇÕES/SOBRE O DISPOSITIVO e veja a última opção Nº DA COMPILAÇÃO a mais atual rom tem o final AMF1 se a sua tiver AMC2, ou outra coisa, significa que sua rom é mais antiga.

2 - Samsung kies vc baixa pelo link aqui no início do post, ele é um programa de gerenciamento do celular e é necessário apar instalar os drives no pc, senão o celular não é reconhecido durante o modo downloading. Para fazer esta atualização do post não é necessário abrir ele, apenas instalá-lo.

ERRO NO EXTERNAL 2 INTERNAL

depois de várias instalações também estou enfrentando o problema do EXTERNAL não ativar ao reiniciarmos o aparelho.

Ainda não encontrei solução, mas estou na busca desde que o primeiro usuário informou o problema.

Então, fica a dica para que assim que o celular reiniciar, o mais breve possível, abra o aplicativo e clique nos dois botões da tela inicial, assim não afetaram a instalação do cartão sd.