O 4.2 chegou e não estou nada satisfeito e abaixo vocês irão ver porque.

Como eu já disse aqui algumas vezes, eu escolhi o Samsung Galaxy Nexus pela sua capacidade de receber as versões do Android logo após a liberação de update pelo Google. A algumas semanas ocorreu a liberação da nova versão chamada de 4.2 Jelly Bean, que segundo o Google, iria trazer ótimas novidades . Novidades essas divulgadas aqui no Portal Androidz e que foi esperado ansiosamente por todos os donos do Galaxy Nexus e também dos recém lançados Galaxy 7, 10 e o LG Nexus 4.

Como se é de costume, após o lançamento oficial existe um pequena demora para que as atualizações cheguem aos aparelhos via OTA e dessa vez não foi diferente. Vários colegas das Redes Sociais descreveram a chegada do 4.2 para os seus aparelhos e cada relato desse só aumentava a minha expectativa. Isso ficou pior quando vi colegas de trabalho, que também possuem o Nexus, já estavam o recebendo. Então, instruído por vários pessoas durante a minha máxima ansiosidade resolvi ” forçar” a chegado do 4.2 ao meu aparelho utilizado o seguinte passo a passo (leia o meu Artigo totalmente antes de tentar atualizar):

  1. Vá em “Configurações” e depois na opção “Aplicativos”;
  2. Vá na Aba “Todos” e procure por “Estrutura dos serviços do Google”;
  3. Espere alguns segundo e clique na opção “Limpar dados”;
  4. Verifique se a atualização está disponível (a data ficará em 31/12/1969) e se não, tente realizar o processo novamente.

OBS.:

  • Eu precisei realizar o processo acima várias vezes e conseguir ou não é algo incerto.
  • Esse processo acaba apagando algumas informações como a sua aprovação em permitir o Google em saber a sua localização que precisará ser refeita manualmente.

Fique “forçando” a atualização o dia todo e somente no final da tarde consegui receber o 4.2. A minha ansiedade era tanta que nem esperei chegar em casa para atualizar (estava no trabalho) e permiti que o download começasse imediatamente, usando assim 70MB do meu Pacotes de Dados. O processo de atualização durou alguns minutos e enfim o Jelly Bean 4.2 fazia parte do meu Samsung Galaxy Nexus.

Acabada toda e euforia, começaram os problemas que me fizeram me arrepender totalmente de ter instalado essa nova versão. Estou até estudando a possibilidade de retornar para o 4.1. Abaixo estou citando os problemas que estão me irritando profundamente e que me deixaram totalmente decepcionado com a nova versão:

  • Perda da Fluidez: Algo conquistado e comemorado com o 4.1 e que agora foi perdido;
  • Travamentos: Travamento agora é algo constante, principalmente nos Aplicativos de câmera (fica quase impossível registrar qualquer momento sem perdê-lo);
  • Reinicializações: Do nada o aparelho reinicia;
  • Mês de Dezembro inexistente: Parece até piada, mas o Google esqueceu de inserir Dezembro ao Calendário, não possibilitando a inserção de compromissos no respectivo mês pelo Smartphone.

Agora teremos que esperar pela boa vontade do Google para corrigir os vários problemas trazidos pelo Jelly Bean 4.2 e conviver com todos esses “Bugs” vindo no “pacotão”. Parece que problemas não é algo presente somente nessa última versão do Android mas também no iOS 6 e Windows Phone 8 (como relatado em vários Fóruns pela Internet).

Será que vale a pena tanta novidade prejudicando assim o desempenho do aparelho?

E vocês,  já instalaram o Jelly Bean 4.2? Como está sendo a sua experiência?

Tenham todos uma ótima semana e não deixem de comentar.