A segurança é um requisito fundamental quando falamos em informação. Hoje em dia, os nossos smartphones/tablets são autênticos “bunkers” de dados, onde guardamos documentos pessoais, confidenciais, senhas, e-mails,  SMS,  fotografias… enfim, informação que normalmente é pessoal e deve ser visualizada apenas pelo proprietário do aparelho.

E se perder ou lhe roubarem o seu smartphone? Será que só nesse dia vai pensar que devia ter ativado os mecanismos de segurança disponíveis?

Foto divulgação
Foto divulgação

A utilização de um lockscreen com código ajuda a proteger as informações, mas facilmente alguém com conhecimentos mínimos  consegue burlar.

Além do lockscreen o utilizador pode também encriptar as informações que estão presente no dispositivo. A utilização da criptografia ajuda a implementar uma camada adicional de segurança, dificultando que a mesma seja acessada por pessoas mal-intencionadas em caso de furtos ou roubos.

Com a ativação deste mecanismo de segurança, você pode criptografar conta, configurações, aplicativos, mídias e outros arquivos. Após criptografar seu dispositivo, você deverá usar uma senha para descriptografá-lo sempre que ele for ligado.

A criptografia levará uma hora ou  mais. É necessário estar com o dispositivo totalmente carregado e conectado a tomada até a criptografia ser concluída, aproximadamente 1 hora. Interromper o processo poderá acarretar a perda de todos os dados.

Como criptografar os dados do meu smartphone?

Passo 1 – Ir em Configurações do dispositivo e escolher Segurança.

Segurança
Ir para segurança

Passo 2 – Nas opções disponíveis, podemos ver a opção Codificar Dispositivo.

Nota 1: Para que a opção fique ativa, o equipamento tem de estar 80% carregado

Codificar dispositivo
Codificar dispositivo

Passo 3 – Escolha uma das 3 opções:

  • Codificar a informação do telefone e cartão SD
  • Codificar apenas a informação do telefone
  • Codificar a informação do cartão SD

Passo 4 – Para prosseguir requer a utilização de um PIN/Password.

Passo 5 – Depois de definido o PIN/password, o utilizador deverá esperar uma a duas horas para que a informação seja encriptada. Neste período, o utilizador não deverá usar o dispositivo, devendo-o manter inativo para efetuar/receber chamadas.

Nota IMPORTANTE: Se cancelarem o processo de encriptação, terão de fazer reset no equipamento, o que significa perder tudo.