Segundo um estudo feito por alguns pesquisadores, foi detectado que alguns apps botam em risco o seu e-mail, sua conta bancária e suas credenciais nas redes sociais.

Segundo os pesquisadores, 41 apps que não conseguem fazer uma boa criptografia dos dados e acabam por comprometer a segurança de seus dados.

Com os resultados, eles conseguiram acessar a “informações de uma conta bancária”, contas no Facebook, e-mail, armazenamento nas nuvens e outros.

Os apps, segundos eles, foram baixado algo em torno de 39,5 e 185 milhões de vezes. Infelizmente, sem serem listados, fica difícil deixar claro quais os usuários devem evitar.

Nós do AndroidZ não queremos trazer apenas a matéria chamativa, sem todos os dados completos, para que os leitores venham e sintam-se frustrados por não saberem quais são esses apps. Queremos alertá-los que isso não é um erro do Android, em específico. O mesmo pode ocorrer com aplicativos do iPhone ou Windows Phone, a questão é a maneira como esses apps são criados. Então fique atentos na hora de utilizar determinado app que irá pedir informações privadas de sua conta, procure ver o desenvolvedor e saber se ele tem algum respaldo na comunidade, evite fornecer os dados a qualquer app “gratuito e interessante” que encontra pela Google Store.

Quer ver o arquivo dos pesquisadores, em inglês? Clique aqui.